Cabimento recursal ante a violação de normas fundamentais do CPC/2015

Leia nesta página:

O escrito reflete acerca da interposição de recurso extraordinário mediante a ofensa das normas fundamentais insertas no vigente CPC/2015.

Conciliada às lições da disciplina, observa-se que a premissa de cabimento recursal deve ser interpretada com cautela, visto que não se trata de qualquer norma fundamental violada, inserta no CPC/2015 (arts. 1º ao 12), que será objeto de recurso extraordinário, irrestritamente, sobretudo, ante a possibilidade de fungibilidade com o recurso especial, no caso concreto, motivo pelo qual o acerto na interposição é relativo, assunto de análise subsequente.

De fato, não obstante o reflexo de constitucionalização do processo civil brasileiro, ao proceder-se o escrutínio da norma fundamental, em espécie, a sua essência estrutural pode amoldar-se como postulado normativo constitucional, princípios informativos (elevado grau de abstração) ou meramente regra procedimental (técnica), situação paradigma para escolha do recurso mais adequado mediante a ofensa, ou seja, não há elemento generalizante ou opção absoluta para a irresignação, pois está vinculada à hermenêutica de interpretação constitucional e casuísmo.

Lado outro, necessário salientar que, para a escolha do recurso (extraordinário ou especial), processualmente, deverá observar-se a perspectiva da fundamentalidade formal da norma, que decorre da positivação de direitos no ordenamento e Carta Magna vigente, bem como a fundamentalidade material, reflexa das nominadas e relevantes decisões fundamentais sociais que estruturam o Estado e sociedade.

Isso porque são esteios para classificação do conteúdo processual violado (natureza normativa constitucional, se estruturante do ordenamento jurídico ou somente regra setorial do processo civil, de viés infraconstitucional) e, por consequência, o respectivo cabimento recursal (recurso extraordinário, por lesão frontal e reflexa à Constituição Federal, ou recurso especial, por ofensa à lei federal).

Sobre a autora
Luana Cristina Rodrigues de Andrade

Aluna especial do Programa de Mestrado em Direito da USP (2.2023). Especialista em "Direito Processual Civil e Ministério Público" (2020) e em "Compliance e Direito Penal Econômico" (2023), pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (ESUMP-GO). Graduada em Direito pela FPU (2014). Habilitada no XIV Exame da OAB (2014). Atualmente, é Assistente da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Texto produzido para apresentação ao módulo de "Normas Fundamentais do Processo Civil", disciplina sob a orientação do professor Hermes Zaneti Júnior, na pós-graduação em Direito Processual Civil e Ministério Público (lato sensu), da ESMP-GO (MP-GO).

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos