Exclusão Indevida de Conteúdo Digital e as Recentes Decisões Judiciais Sobre o Tema

Leia nesta página:

O advento das redes sociais inaugurou uma nova era no relacionamento entre os seres humanos, aproximando pessoas e trazendo novas oportunidades de negocio. Dentre estas oportunidades, destaca-se a produção de conteúdo digital.

O advento das redes sociais inaugurou uma nova era no relacionamento entre os seres humanos, aproximando pessoas e trazendo novas oportunidades de negocio. Dentre estas oportunidades, destaca-se a produção de conteúdo digital.

A produção de conteúdo digital pode ser definida como uma estratégia de marketing capaz de promover sites e páginas da internet com vistas a aumentar o acesso e obter receita financeira com publicidade, venda de produtos, etc.

Todo aquele que quiser produzir algum tipo de conteúdo nas redes sociais deve realizar um cadastro prévio e concordar com os Termos de Uso do site, além de criar uma página voltada à divulgação de conteúdo.

Até aqui, nada de novo.

Ocorre que em determinados casos a produção de conteúdo se torna uma atividade empresarial complexa, envolvendo a contração de pessoas, a celebração de contratos e a obtenção de lucros expressivos. Para estes, bem como aqueles que o fazem apenas para complementar a renda, o conteúdo produzido e a página criada ganham uma expressão singular.

A par da questão empreendedora, que é resguardada pelo artigo 170 da nossa Constituição, tem-se que a produção do conteúdo faz parte do direito fundamental à manifestação do pensamento, direito este insculpido no artigo 5º da nossa Carta Magna. Por isso, todo aquele que produz conteúdo digital na internet tem sobre si o manto protetor da Constituição e da Lei, mais propriamente, do Código de Defesa do Consumidor, do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados.

Não por acaso, os tribunais tem se posicionado favoravelmente à manutenção das páginas/conteúdos digitais, principalmente nos casos em que há o banimento indevido das páginas e/ou conteúdos produzidos. O fundamento central das decisões judiciais tem sido a produção unilateral dos termos de uso, a ausência de informações precisas sobre o que pode ou não ser veiculado nas páginas criadas, além da falta de prova sobre a suposta violação praticada pelos detentores da página/conteúdo.

Por conta disso, muitos produtores do conteúdo/criadores da página tem logrado êxito nas ações judiciais propostas, obtendo, inclusive, consideráveis indenizações nas hipóteses em que as páginas excluídas não são restauradas pelas empresas proprietárias das redes sociais, o que denota não apenas uma evolução da matéria relativa ao direito digital, mas também, a sensibilização dos julgadores sobre um tema que afeta a economia do país e a vida de muitos brasileiros.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos