INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

19/11/2018 às 16:57
Leia nesta página:

INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

O inventário é o processo que sucede a morte, no qual se apuram os bens, os direitos e as dívidas do autor falecido, para chegar à herança líquida, isto é o patrimônio deixado que será de fato transmitido aos herdeiros.

Poderá o inventário ocorrer de duas formas: extrajudicialmente ou judicialmente. No primeiro caso, o inventário é feito em cartório, por escritura pública,   com a presença do ADVOGADO, é muito mais rápido, podendo demorar apenas meses.1

 O inventário administrativo é um procedimento mais célere e que resolve o inventario e partilha em um espaço de tempo menor, é recomendável quando não há impedimentos, isto é, todos os herdeiros são capazes e estão de acordo.

A Lei nº 11.441/2007, que instituiu a realização de inventários extrajudiciais, estabeleceu requisitos específicos para utilização desse procedimento, que representa um notável avanço para a sociedade brasileira pela celeridade, eficácia e segurança jurídica.

A medida a presenta uma linha de desjudicialização, adotada em outros países como França, Japão e Bélgica2, além de possibilitar maior valorização e reconhecimento das atividades notariais e registrais, na atuação de questões de interesse privado, por estar revestida do atributo da fé pública conferida pelo Estado.

O Tabelião está apto a exercer a atividade, pois sua função pública encontra lastro no texto constitucional no art. 236, Constituição Federal, ela atua na prevenção de litígios, assessora as partes com a melhor técnica jurídica e instrumentaliza a real vontade das partes.

O Código de Processo Civil de 2015, manteve a previsão do inventário judicial, havendo testamento ou interessado incapaz, e alterou apenas a redação, ao abordar o inventário e a partilha extrajudiciais por escritura pública, se todos os interessados forem capazes e concordes3.

O artigo 610 do Código de Processo Civil, assim dispõe: “Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. § 1º Se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha poderão ser feitos por escritura pública, a qual constituirá documento hábil para qualquer ato de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras”.

O inventario extrajudicial será realizado com a presença do Advogado, que há de orientar sobre os requisitos necessários a realização do inventario, nos termos da Lei, para garantir a segurança jurídica do ato, de inventario e partilha extrajudicial.

Dr. Edimar Ribeiro - Email: [email protected]

ADVOGADO

_____

  1. http://advogadoonlineemfoco.com.br/2016.   
  2. CAHALI, Francisco José. Inventário, partilha, separação e divórcio consular: análise primeira de sua viabilidade à luz da Lei 11.441/2007. Revista dos Tribunais, São Paulo, nov. 2007, v. 865.
  3. http://www.rkladvocacia.com/

 

 

Sobre o autor
Dr. Edimar Ribeiro

Pós-graduação • Especialista em Direito Imobiliário, • Especializado em Direito Civil e Direito Processual Civil - ESA Escola Superior de Advocacia OAB/SP. Mestre em Ciência da Religião. Doutorando em Direito. Graduação: • Bacharel em Direito - ADVOGADO • Bacharel em Teologia - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Outros Cursos: • Advocacia Civil. • Advocacia Trabalhista. •Direito de Família. Direito Eleitoral Direito Público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos