Visto de residência para estrangeiros que queiram investir no Brasil

29/11/2018 às 13:04
Leia nesta página:

Publicada a Resolução Normativa nº 36 do Conselho Nacional de Imigração (CNI), que estabelece autorização de residência por prazo indeterminado ao imigrante que investir em imóvel no Brasil.

                                          imagem-bahia

Segundo a nova Resolução do CNI, o Ministério do Trabalho poderá conceder autorização de residência, nos termos da Lei de Imigração, a quem pretenda realizar investimento imobiliário no Brasil com potencial para geração de empregos ou de renda no país.

De modo que, o novo modelo de autorização de residência fica condicionada à aquisição de imóveis construídos ou em construção e localizados em área urbana, com recursos próprios vindos do exterior do imigrante (pessoa física), em montante igual ou superior a um milhão de reais para as regiões Sul.

Para as regiões Sudeste e Centro-Oeste ou montante igual ou superior a setecentos mil reais para aquisição de imóveis nas regiões Norte e Nordeste do País.

Deste modo, o valor do investimento imobiliário poderá ser objeto de financiamento na parte que exceder o montante mínimo de um milhão de reais ou de setecentos mil reais, de acordo com a região brasileira investida, devendo o interessado comprovar a transferência internacional de capital para aquisição de imóveis por declaração de instituição de crédito autorizada ou registrada em território nacional junto ao Banco Central do Brasil.

Cumpre salientar que, o interessado, poderá comprovar o investimento imobiliário mediante a aquisição de mais de um imóvel, devendo a soma dos imóveis atingir o mínimo previsto naquela Resolução.

Poderá ainda ser admitido o regime de copropriedade, desde que cada interessado tenha investido o valor mínimo exigido na norma.

O prazo inicial de residência, se concedido, terá o prazo inicial de dois anos, podendo, ser renovada por prazo indeterminado, devendo para tanto ser comprovada a manutenção do imóvel.

O visto de residência deverá ser estendido, ainda, para fins de agrupamento familiar, nos termos do artigo 37 da Lei de Imigração, para:
I – cônjuge ou companheiro;
II – filhos e netos;
III – pais e avós;
IV – irmãos

Ademais, durante o prazo concedido de autorização de residência, deverá o investidor imobiliário permanecer no território nacional por, no mínimo, trinta dias, contados a partir do registro junto à Policia Federal.

Referência legislativa:

¹ Art. 35, Lei 13.445 de 24 de maio de 2017 – Lei de Migração

² Resolução Normativa CNI nº 36 de 21/11/2018 – Autorização de residência para investidor

³ Resolução Normativa CNI nº 30 de 12/06/2018 – Renovação do prazo de autorização de residência

Sobre o autor
Cleber Sasso

CK Sasso Assessoria Juridica - Advogado no Brasil e Portugal, especialista em nacionalidade portuguesa, homologação de sentenças estrangeiras no Brasil e em Portugal, retificação de registro civil, registro tardio para dupla cidadania.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos