DIREITO DO TRABALHO

Reforma trabalhista

10/12/2018 às 09:02
Leia nesta página:

A reforma trabalhista modificou um pouco o cenário favorável aos trabalhadores pela aplicação do princípio da primazia da realidade supra, pois algumas das modificações feitas na CLT.

O direito do trabalho não mais somente cuida dos conflitos entre empregados e empregadores, mas, após a emenda  constitucional 45/2004, teve sua competência ampliada para apreciar todos os conflitos decorrentes da relação de trabalho, o que significa dizer que o constituinte demonstrou, nessa alteração, o que o mundo vem demonstrando com a desenvoltura da globalização e com a evolução do homem que também se globaliza.

O trabalhador que interessa ao direito do trabalho, não é mais somente o hipossuficiente, que se quer cada vez menos, mas aquele que evolui, com dignidade, com a evolução do próprio mundo social.

O  Direito do Trabalho no Brasil não avança para dar ao trabalhador direitos a garantir seus empregos futuros, substituição de “bolsas” protecionistas, por bolsas de estudos, seguros decorrentes de demissões tecnológicas, cursos dentro das empresas de eletrônica e conhecimento que proporcione aos empregados aprofundados estudos do que será a empresa em breve futuro, e o que poderá ele fazer para manter um trabalho nessa nova época de tecnologia.

É certo que a defesa do trabalhador através de seu princípio protetor deve ser observada pela Justiça do Trabalho, mas é necessário que se aprecie as condições de evolução do empregado a uma para subordinação, ou a uma autonomia do trabalho em certas categorias de trabalhadores que executam seus serviços, mais por tarefas, ou com maiores conhecimentos do que o próprio empregador, por conta e risco próprios. 1

Para o Desembargador, professor Vólia Bonfim Cassar, em sua Obra Comentário à Reforma Trabalhista, pp 16,172, 2017, no Direito do Trabalho prevalecem os fatos reais sobre as formas. O que importa é o que realmente aconteceu, e não o que está escrito.

O principio da primazia da realidade destina-se a proteger o trabalhador, dado que seu empregador poderia, com relativa facilidade, obriga-lo a assinar documentos contrários aos fatos e aos seus interesses. Ante o estado de sujeição permanente em que o empregado se encontra durante o contrato de trabalho, algumas vezes submete-se às ordens do empregador, mesmo contra a sua vontade, abdicando de seus direitos. Procurando com esse fato, o principio inspirado no Direito Civil, (art. 112 CC), preconiza que a intenção, a verdade é mais importante do que a formalidade.

A reforma trabalhista modificou um pouco o cenário favorável aos trabalhadores pela aplicação do princípio da primazia da realidade supra, pois algumas das modificações feitas na CLT, deixam clara a prevalência do ajustado individual ou coletivamente sobre a realidade, mesmo que o contrato seja menos favorável e diferente da realidade.

A Reforma trabalhista, ou modernização da legislação trabalhista, como que o presidente Michel Temer, se equivocou quando prestigiou excessivamente a negociação individual entre as partes sobre os direitos previstos em Lei, permitindo que o negociado individualmente prevaleça sobre o legislado, pois parte da falsa premissa que o trabalhador quer livremente abrir mão de seus direitos 2.

Conclui-se que o legislador Constituinte teve a intenção de melhorar a condição social do trabalhador, como consta do art. 7º da Constituição. Já atual reforma se apresenta como um retrocesso de direitos trabalhista.

____

  1. José Alberto Couto Maciel é sócio-advogado da banca Advocacia Maciel.
  2. Vólia Bonfim Cassar, em sua Obra Comentário à Reforma Trabalhista, pp 16, 17, 2017.
  3. Iden.

__________________

Edimar Ribeiro, Bacharel em Teologia, Graduado em Filosofia, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Teologia, Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, Pós-graduado em Direito Imobiliário. Extensão em Direito Trabalhista, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessão, Direito Eleitoral, Direito Constitucional. Mestre em Ciência da Religião, Doutorando em Direito. ADVOGADO, Teólogo, Escritor, Professor, Palestrante. Contato: [email protected]

Sobre o autor
Dr. Edimar Ribeiro

Pós-graduação • Especialista em Direito Imobiliário, • Especializado em Direito Civil e Direito Processual Civil - ESA Escola Superior de Advocacia OAB/SP. Mestre em Ciência da Religião. Doutorando em Direito. Graduação: • Bacharel em Direito - ADVOGADO • Bacharel em Teologia - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Outros Cursos: • Advocacia Civil. • Advocacia Trabalhista. •Direito de Família. Direito Eleitoral Direito Público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos