O contrato social e a prestação de garantia (fiança ou aval) assumida por sócio-administrador sem a ciência dos demais sócios

10/12/2018 às 16:59
Leia nesta página:

Neste artigo é abordada a possibilidade de se questionar juridicamente a prestação de aval ou fiança, quando a garantia foi assumida por um sócio-administrador que não respeitou as formalidades exigidas em contrato social.

Contemporaneamente vem se observando uma maior utilização dos institutos da fiança e do aval, de modo a preservar e garantir contratações financeiras, por vezes contando o mesmo instrumento com vários garantidores. 

Nessa linha de se obter um maior número de responsáveis pela dívida, e possivelmente para agilizar a contratação, as instituições financeiras vem exigindo na subscrição do instrumento apenas a assinatura de um sócio-administrador, até mesmo porque, via de regra, todos os administradores contam com os poderes necessários para movimentações em nome da pessoa jurídica, isoladamente.

Ocorre, todavia, que a assunção de responsabilidade por fiança ou aval poderá ser ineficaz se o contrato social exigir expressamente maiores formalidades para referido ato, como por exemplo a anuência expressa de todos os sócios da empresa, muitas vezes por meio de reunião de quotistas. Entretanto, não raramente os sócios desconhecem os limites do exercício do sócio-administrador, e acabam não questionando eventuais responsabilidades assumidas em excesso.

Nesta senda, o Art. 47, do Código Civil, dispõe que a pessoa jurídica está vinculada apenas aos atos dos administradores exercidos nos limites de seus poderes previsto no ato constitutivo. Logo, se há restrição ou forma que não foi respeitada, haver-se-á excesso de mandado do sócio-administrador – agiu sem poderes para tanto, o que não vincula a pessoa jurídica – não é obrigada a respeitar o ato.

Entrelaçado está o Par. Único, do Art. 1.015, do Código Civil, que prevê o excesso por parte do sócio-administrador defronte a terceiros. E assim especifica que em ocorrendo pelo menos uma das hipóteses constantes dos incisos desta disposição, estar-se-á o excesso do sócio-administrador perfeitamente oponível ao terceiro.

E no caso de uma assunção de responsabilidade por fiança ou aval, sem a ciência dos demais sócios, quando assim exige o contrato social, não se vê configurada apenas uma das hipóteses, mas todas as três previstas. Pois vejam os incisos mencionados:

I - se a limitação de poderes estiver inscrita ou averbada no registro próprio da sociedade”.Basta a restrição constar no contrato social; 

II - provando-se que era conhecida do terceiro”.O contrato social sempre é solicitado pelo Credor para a prestação de garantia, o que parece suficiente para a demonstração de sua ciência – existem precedentes que firmam que a ciência do Credor em casos como o presente é inclusive presumida, mas, ainda que tal assertiva não baste, o Contrato Social é documento de acesso público nos órgãos competentes; 

III - tratando-se de operação evidentemente estranha aos negócios da sociedade”.Salvo operadoras de crédito, a prestação de aval ou fiança possivelmente corresponderá a operação estranha aos negócios da empresa.

Parece claro, portanto, que havendo previsão expressa no contrato social, que faz lei entre os sócios e a pessoa jurídica, todos os requisitos exigidos no instrumento deverão ser respeitados para a prestação de garantia (aval ou fiança), sob pena de não surtir efeito para a empresa e perante terceiros.

E os problemas surgem quando o devedor principal deixa de arcar com a sua responsabilidade, recaindo, consequentemente, a dívida sobre os garantidores, seja por meio da inclusão nos órgãos de restrição ao crédito ou diretamente com ações judiciais. E o que fazer quando um sócio-administrador assume fiança ou aval em nome da empresa mesmo havendo formalidades para tal procedimento que não foram cumpridas, como por exemplo a anuência expressa de todos os sócios?

Se a pessoa jurídica foi ou está na iminência de ser negativada nos órgãos de restrição ao crédito, é viável a propositura de uma ação buscando a declaração de nulidade do aval/fiança prestado, que poderá incialmente ser apresentada na forma de Tutela Provisória de Urgência em caráter Antecedente (para fins de obstar a negativação), onde se demonstrará e comprovará o excesso do sócio-administrador e o preenchimento dos requisitos previstos no Art. 1.015, Par. Único, do Código Civil. 

De outra ponta, se a pessoa jurídica for demandada em processo judicial em razão da garantia prestada, parece razoável arguir a nulidade ou ineficácia do aval/fiança como matéria de defesa.

Além de agir após surgido o conflito, indica-se como extremamente pertinente que as empresas se utilizem de maior cautela para a prestação de garantias, até para se resguardar de atos tomados em impulso por algum dos sócios. Basta, para tanto, prever maior rigor no contrato social para a realização de atos que possam trazer responsabilidades relevantes em desfavor da pessoa jurídica, como por exemplo a realização de empréstimos, a compra de bens, a assunção de responsabilidade por fiança ou aval, dentre outras, tudo a resguardar o poderio financeiro da empresa e mitigar as possibilidades de ser surpreendida.

Sobre o autor
Vinícius Uberti Pellizzaro

Advogado Sócio da banca "Leandro Bernardino Rachadel Advogados", onde é responsável pela Arbitragem. Presidente da CMACIP (Câmara de Mediação e Arbitragem ACIP). Membro da Comissão Estadual de Arbitragem da OAB/SC e do Comitê de Arbitragem do CESA/SC (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados). Conselheiro da OAB, Subseção Palhoça, para a gestão 2019/2021. Ex-Presidente da Comissão OAB Jovem, Subseção Palhoça, na gestão 2016/2018. Membro efetivo do IASC (Instituto dos Advogados de Santa Catarina). Bacharel em Direito pela Universidade do Contestado - UnC. Pós-Graduado em Direito Constitucional. Pós-Graduado em Mediação, Conciliação e Arbitragem. Participou e ocupou cargos de diretoria em diversas instituições, organizações e comissões relacionadas à Advocacia e à sociedade civil. Possui materiais jurídicos publicados e participa como palestrante, debatedor ou membro da comissão organizadora de eventos em geral relacionados a sua atividade profissional.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos