Aspectos Concorrenciais da Educação Superior no Brasil

Leia nesta página:

A história do ensino superior privado no Brasil, inaugurado em 1891 com a República, pode ser compreendida como o resultado de escolhas políticas e ideológicas, uma realidade juridicamente construída pelo legislador e pelo Executivo nacionais.

          Aspectos Concorrenciais da Educação Superior no Brasil

1. INTRODUÇÃO

A história do ensino superior privado no Brasil, inaugurado em 1891com a República, pode ser compreendida como o resultado de escolhas políticas e ideológicas, uma realidade juridicamente construída pelo legislador e pelo Executivo nacionais.

O gérmen da educação superior no Brasil pode ser identificado no Colégio dos Jesuítas, na Bahia de 1572, ordem religiosa que foi expulsa do país em 1759 (BARREYRO, 2008). Até o ano de 1808, quando da transferência da corte portuguesa para o Brasil, o ensino superior passa a se desvincular das ordens religiosas e do domínio da igreja. Aqui é possível vislumbramos um processo histórico de retirada do monopólio educacional do Estado que pode ser compreendido, primariamente, como um mecanismo de viabilização da pluralidade de opinião. Já no Império é possível vislumbramos uma tendência, por parte de políticos liberais, em prol de uma educação laica e com liberdade de pensamento.

Neste processo de descentralização, coube ao Estatuto das Universidades Brasileiras, instituído pelo Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931, a primeira normatização organizadora destas instituições. No que se segue a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.

Em 1933, o percentual de matrículas na educação superior privada já era de 43,7% e o número de estabelecimentos, mesmo que possivelmente de pequeno porte, já eram

maioria, compreendendo 64,4% do total2. Já em 2017, o percentual de matrículas em cursos de graduação na rede pública foi de 75,3%, enquanto as instituições de educação superior (IES)3 privadas alcançaram o percentual de 87,9%4.

Essa expansão deve ser encarada não como um processo natural, mas como fruto de escolhas políticashistoricamente determinadas. Refere-se aqui ao papel essencial desempenhado por novas fontes de financiamento do ensino superior, especialmente o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) nas décadas de 2000 e 20105.

Como visto, um dos objetivos primários ao se instituir a educação privada no Brasil foi possibilitar uma pluralidade de pensamento, mitigando o monopólio estatal da instrução. Neste sentido, a criação de um mercado competitivo para a educação viabilizaria aprimorar a produção do conhecimentoao mesmo tempo em que supriria adequadamente a elevação da demanda pelo ensino superior.

Se por um lado podemos afirmar que o ensino superior privado falhou quanto à prestação de um ensino pautado no tradicional tripé do ensino-pesquisa-extensão, votando-se exclusivamente para o ensino (Corbucciet al, 2016), resta aqui consideramos até que ponto esse mesmo ensino superior privado consegue democratizar o acesso, em especial aos estudantes de baixa renda, analisando as implicações concorrenciais desse mercado.

O presente artigo visa apresentarem que medida o mercado da educação superior privadano Brasil encontra-se concentrado ou sujeita-se a práticas anticompetitivas. Para tal recorre-se à atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiçaque exerce, em todo o Território nacional, as atribuições dadas pela Lei nº 12.529/2011, a qual estrutura o Sistema

Brasileiro de Defesa da Concorrência e dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica.

2. A ATUAÇÃO DO CADE

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é o órgão do Poder Executivo responsável por garantir um sistema livre concorrência no Brasil, investigando e decidindo, em última instância, e também promovendo para a construção de uma cultura da livre concorrência no país.

Para fins de análise do impacto concorrencial dos atos de concentração no mercado de prestação de serviços de ensino superior, o Cade segmenta este mercado de acordo com a natureza do serviço, se presencial ou a distância, e quanto ao nível, se de graduação ou pós-graduação. Como se vê, importa não apenas o resultado do serviço, qual seja, a prestação de ensino superior, como também o meio pelo qual este serviço é prestado.

Além da segmentação e mercado, é imperioso traçarmos os conceitos que estruturam as análises do Cade quanto ao e o mercado de educação superior no Brasil. São exemplos de conceitos utilizados e a seguir detalhados, as noções de mercado relevante, posição dominante e barreira à entrada de novos concorrentes no mercado.

2.1 Mercado relevante

Ao definir a noção de mercado relevante o Cade toma como parâmetros duas grandes de dimensões, uma relacionada ao produto ofertado em dado mercado e outra relacionado ao aspecto geográfico.

Com relação ao conceito de mercado relevante tomando-se como parâmetro de análise o produto, o Cade tem recentemente segregado em mercados distintos a prestação do serviço de ensino superior privado em cursos presenciais e ensino a distância (EAD), graduação versuspós-graduação, e estas em stricto sensu e lato sensu.

Neste processo de definição de mercado relevante as instituições de ensino superior (IES) públicas não são contempladas, uma vez que, para a autarquia, congregam diferenças substanciais em relação ao setor privado. Sob a ótima da oferta: o

direcionamento acadêmico das IES públicas em contraposição a uma demanda voltada ao mercado de trabalho do setor de ensino privado; docentes em tempo integral e maior concorrência para a entrada nas IES públicas. Em relação à demanda o Cade também identifica uma diferença de público: IES privadas têm um público jovem predominantemente das classes C e D, os quais trabalham durante o dia e estudam à noite; enquanto estudantes das IES públicas são originários, em sua maioria, das classes alta e média-alta6.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Além da ótica do produto, o Cade também avalia a importância do mercado relevante a nível geográfico. Seria importante a análise municipal, estadual ou por região? Em relação aos cursos de graduação presenciais o âmbito municipal é tomado como parâmetro para a delimitação do mercado relevante. Em relação aos cursos de graduação a distancia tem prevalecido a noção de mercado relevante geográfico como sendo de alcance nacional7.

Importante destacar que no caso de educação a distância o aspecto geográfico também não tem sido desprezado, conforme se pode depreender do entendimento da então conselheira Ana Frazão8, professora da Universidade de Brasília. No caso da fusão dos grupos Anhanguera e Kroton, não apenas a dimensão nacional, mas também a local, passaram a ser consideradas nos julgamentos dos impactos de mercado. Os requisitos para tanto foram: i) necessidade de aulas presenciais; ii) avaliação e regulação dos pólos EAD; iii) demanda concentrada nos pólos municipais, onde localizam-se os pólos presenciais; iv) pólos presenciais são também ponto de acesso para alunos que não possuem o dispositivos de acesso à internet.

2.2 Posição Dominante no Mercado

Segundo o parágrafo 2°, art. 36, da Lei n° 12.529, de 2011, responsável por estruturar o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC); a posição dominante é presumida sempre que uma empresa ou grupo de empresas for capaz de alterar unilateral ou coordenadamente as condições de mercado ou quando controlar 20% ou mais do mercado relevante, podendo este percentual ser alterado pelo Cade para setores específicos da economia.

No caso das empresas de educação, a relevância que exercem no mercado é calculada através da divisão entre o numero de matrículas em dada instituição e o total de matrículas do mercado relevante, caracterizado no tópico anterior. Em relação ao percentual de controle presente na lei, de 20%, alguns conselheiros do Cade já dotaram percentuais superiores de participação de mercado, como 35% em 20119 e 30% em 201310.

Com o aumento desses atos de concentração, 80% deles ocorridos entre os anos de 2008 e 201311, elevaram-se também as barreiras para que novas empresas concorrentes pudessem ingressar no mercado de educação superior, devido ao poder exercido pelas empresas consolidadas e que passaram a concentrar poder econômico.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como vimos, o Brasil optou por um modelo de ensino superior que transfere para o setor privado parcela da demanda pelo serviço. Nessa tentativa de evitar que o direito à educação se transformasse num monopólio estatal, o próprio estado também deverá atuar no sentido de evitar que o direito à educação passe pelo processo oposto, qual seja, concentre-se demasiadamente em grandes grupos empresariais.

4. REFERÊNCIAS

BARREYRO, Gladys Beatriz. Mapa do Ensino Superior Privado. Série documental relatos de pesquisa. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Atos de Concentração no Mercado de Prestação de Serviços de Ensino Superior. Departamento de Estudos Econômicos – Cade, Brasília, 2016.

Corbucci, P.R; Kubota, L.C; & Meira, A.P.B. Evolução da educação superior privada no Brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Revista Radar, n. 46, agosto 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior. Notas Estatísticas 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em 10/11/2018.

SAMPAIO, Helena. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec, Fapesp, 2000.

Sobre os autores
Daniel Barbosa Nunes

Estudante de Direito da Universidade de Brasilia-UnB

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos