IGREJA SEM PARTIDO X ESCOLA SEM PARTIDO

13/12/2018 às 07:41
Leia nesta página:

no mesmo viés do Escola sem Partido, também deveria ser criado o Igreja sem Partido

Consagrado pela nossa Constituição Federal em seu artigo 5º, VI, como direito fundamental, temos a liberdade de crenças religiosas, garantindo a proteção a todos os cultos e suas liturgias, no mesmo sentido nossa Carta Magna defende o Estado laico, onde é vedado qualquer tipo de intolerância, devendo haver uma convivência pacífica entre todos os credos, inexistindo uma religião oficial do Estado.

Porém, não devemos conceber que a liberdade de culto seja usada como pretexto para que líderes religiosos a utilizem para fins político-partidários, pois, fazem uso da fé para favorecer determinados grupos políticos.

Gostaria de citar uma regra do Direito norte-americano, que por aqui é pouquíssimo falada: a IGREJA SEM PARTIDO. A Seção 501, c, 3, do “Internal Revenue Code” proíbe que Igrejas participem ativamente de campanhas eleitorais, sendo “proibidas de apoiar ou se opor a um candidato a cargo público”. Essa proibição se dá em nome da laicidade do Estado (“secular state”, como se diz nos EUA), por conta da isenção de impostos às Igrejas e pelo poder de regência exercido pelos ministros de confissão religiosa e seus respectivos fieis.

Semelhante influência que os professores têm sobre seus alunos, os religiosos têm sobre seus fiéis, assim, da mesma forma que existe o PL “Escola sem Partido’, deveria existir um projeto no mesmo sentido para as Igrejas que utilizam-se de suas crenças para persuadir a população.

Os templos religiosos gozam de uma isenção fiscal, atualmente não pagam IPTU, ISS ou Imposto de Renda sobre a arrecadação do dízimo, nem mesmo IPVA dos carros que possuem. Desde a promulgação da Constituição em 1988 a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios são proibidos de cobrar imposto sobre “templos de qualquer culto”, abrangendo assim igrejas, lojas maçônicas, conventos e casas paroquiais.

Assim sendo, tem o dever de permanecer neutros nos pleitos eleitorais, o site Avazz.org possui uma petição pública para que esse PL da Igreja sem partido seja discutido na Câmara dos Deputados, visando assim criminalizar o uso de templos religiosos para a realização de campanhas políticas visando eleger candidatos.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos