ATOS UNILATERAIS: RESUMO

Leia nesta página:

Trata-se de uma apertada síntese da doutrina de Carlos Roberto Gonçalves sobre o assunto.

Os atos unilaterais, assim como os contratos e os atos ilícitos, constituem fontes de obrigações. Como o termo já sugere, resultam da manifestação de vontade de uma pessoa. O Código disciplina o assunto em Promessa de recompensa (arts. 854 a 860) e agregando a ela a Gestão de negócios (arts. 861 a 875), o Pagamento indevido (arts. 876 a 883) e o Enriquecimento sem causa (arts. 884 a 886).

DA PROMESSA DE RECOMPENSA

É negócio jurídico unilateral, que obriga aquele que emite a declaração de vontade desde o momento em que ela se torna pública, independente de qualquer aceitação. A promessa de recompensa não é mera promessa de contrato, mas uma obrigação já assumida com a própria declaração

Requisitos: a) publicidade (não é relevante o meio pelo qual a proposta é veiculada) ; b) especificação da condição a ser preenchida ou o serviço a ser desempenhado; e c) a indicação da recompensa ou gratificação.

Devem ser observados os requisitos gerais de validade dos negócios jurídicos unilaterais e bilaterais, quais sejam: promitente capaz; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e forma não defesa em lei.

A publicidade deve dirigir-se a pessoas indeterminadas, ainda que pertencentes a um grupo determinado, como uma escola, uma associação, um clube etc.

Na maioria dos casos o anúncio menciona apenas que a pessoa será recompensada,  não se fixando a quantia ou o objeto da recompensa. Ficará então a fixação a critério exclusivo do promitente? A resposta não poderá ser positiva. Em caso de desacordo, a recompensa será arbitrada pelo juiz, de acordo com o vulto do serviço prestado, despesas e incômodos da outra parte.

Para fazer jus à recompensa, o executante deve estar legitimado a recebê-la, independentemente de sua capacidade civil. A criança de dez anos que encontra o cachorro perdido terá direito ao prêmio oferecido. A quitação será dada pelo seu representante legal, dada a incapacidade absoluta do menor de dezesseis anos (art. 3º, inciso I, do CC).

Uma vez emitida a promessa, dirigida a pessoa indeterminada, o promitente fica vinculado obrigacionalmente, se não revogá-la com a mesma publicidade com que a fez.  Tendo marcado prazo para execução do serviço, ou preenchimento da condição, o promitente deve esperar o transcorrer do prazo, assim, a promessa tem de ficar de pé e o promitente não pode arrepender-se.

DA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Ocorre quando uma pessoa, sem autorização do interessado, intervém na administração de negócio alheio, dirigindo-o segundo o interesse e a vontade presumível de seu dono.

Na maioria das vezes se trata de um ato de altruísmo, em que o gestor intervém na órbita de interesses de outra pessoa com a intenção de evitar um prejuízo para esta. Exemplifica-se com a situação onde a residência de alguém que não está presente é inundada diante de chuva forte e inesperada, fato que leva o vizinho  a contratar serviços de chaveiro, bombeamento d’água e vigilância de modo a evitar maiores prejuízos materiais.

Quanto aos requisitos, há de ser realizado sem a autorização do dono do negócio, pois estando este ciente e autorizando a gestão, desnaturalizado restará a gestão de negócios, configurando outro contrato, como o mandato tácito, por exemplo.

A espontaneidade do gestor é elemento essencial da relação jurídica. É uma atitude espontânea e improvisada, propondo-se o gestor a proceder como o faria o próprio dono do negócio, se estivesse presente.

Limitar-se a ação a atos de natureza patrimonial. A intervenção há de ser motivada por necessidade ou por utilidade, com a intenção de trazer proveito para o dono.

O gestor do negócio (aquele que intervém no negócio alheio) deve  comunicar a gestão ao dono do negócio. A morte do dono do negócio não faz cessar a gestão, devendo o gestor prosseguir na execução das medidas cabíveis, enquanto aguarda instruções dos herdeiros.

DO PAGAMENTO INDEVIDO

O pagamento indevido constitui um dos modos de enriquecimento sem causa. Para a ação de repetição de indébito  é necessário que o pagamento tenha sido efetuado voluntariamente e por erro. Se o pagamento não foi efetuado espontaneamente, mas em virtude de decisão judicial, incabível se mostra a ação de repetição de indébito, ainda que se trate de quantia não devida, sendo adequada a ação rescisória do julgado.

A correção monetária é devida a partir do indevido pagamento e não apenas a contar do ajuizamento da ação de repetição do indébito. Entretanto, o Código Tributário Nacional estabelece que os juros só são devidos desde o trânsito em julgado da sentença (art. 167, parágrafo único). Espécies: a) indébito objetivo (ou indebito ex re) - quando o erro diz respeito à existência e extensão da obrigação, ou seja, quando o solvens paga dívida inexistente (indébito absoluto), mas que supunha existir, ou débito que já existiu mas se encontra extinto, ou dívida pendente de condição suspensiva; ou, ainda, quando paga mais do que realmente deve ou se engana quanto ao objeto da obrigação e entrega ao accipiens uma coisa no lugar de outra. Nestes dois últimos casos, a devolução da coisa mantém íntegra a obrigação; b) indébito subjetivo (indebito ex persona) - quando a dívida realmente existe e o engano é pertinente a quem paga (que não é a pessoa obrigada) ou a quem recebe (que não é o verdadeiro credor). É o que acontece, por exemplo, quando alguém, por engano, paga dívida da empresa da qual é sócio, supondo que se tratava de dívida pessoal; ou de quem, por engano, deposita o pagamento na conta bancária de quem não é o verdadeiro credor, mas seu irmão cujo nome é semelhante ao daquele.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA

As ações destinadas a evitar o locupletamento de coisa alheia, sem causa jurídica, são várias  como a de repetição de indébito (em caso de pagamento indevido), a de locupletamento ilícito (na cobrança de cheque prescrito, representativo de um empréstimo não pago), a de indenização etc. Constituem espécies do gênero das ações de in rem verso.

São pressupostos da ação de in rem verso: a) enriquecimento do accipiens (do que recebe ou lucra); b) empobrecimento do solvens (do que paga ou sofre o prejuízo); c) relação de causalidade entre os dois fatos; d) ausência de causa jurídica (contrato ou lei) que os justifique; e) inexistência de ação específica.

O enriquecimento compreende não só o aumento patrimonial, como também qualquer vantagem obtida pelo accipiens, como, por exemplo, a decorrente da omissão de uma despesa. O convivente, por exemplo, evita gastos em razão dos serviços domésticos prestados pela companheira, posteriormente abandonada.

Na I Jornada de Direito Civil promovida pelo Conselho da Justiça Federal, foi aprovado o Enunciado 35, de seguinte teor: “A expressão ‘se enriquecer à custa de outrem’ do art. 884 do atual Código Civil não significa, necessariamente, que deverá haver empobrecimento”.

O Código Civil é expresso em limitar o exercício da ação de enriquecimento sem causa a três anos (art. 206, § 3º, IV). Não tendo, todavia, a nova lei se referido expressamente ao pagamento indevido, entende-se que o prazo extintivo para a ação dele derivada seja o geral, de 10 anos (art. 205).

O Superior Tribunal de Justiça já firmou posição a esse respeito. Com efeito, proclamou a Segunda Turma que “A restituição de indébito de tarifas de água e esgoto sujeita-se ao prazo prescricional de 10 (dez) anos previsto no artigo 205 do Código Civil. Precedente da Primeira Seção”.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos