6 Insights para empreendedores de La Casa de papel

04/01/2019 às 16:59
Leia nesta página:

Olá pessoal, tudo bom? Hoje quero trazer alguns insighs excelentes que tive enquanto assistia ao seriado La Casa de Papel, disponível na Netflix.

Olá pessoal, tudo bom? Hoje quero trazer alguns insighs excelentes que tive enquanto assistia ao seriado La Casa de Papel, disponível na Netflix.

São 6 dicas para todo empresário ou empreendedor. Você conseguiu captar alguma outra? Caso a resposta seja sim, diga aqui nos comentários.

Inscreva-se no canal!

https://www.youtube.com/cardosoadv?sub_confirmation=1

PRIMEIRO INSIGHT

A importância do planejamento.

Uma das primeiras e mais importantes questões que pude captar ao assistir ao seriado La casa de papel, é que dentro de um projeto, um dos fatores de grande importância e pilar para a execução bem sucedida de metas, é o planejamento, procurar traçar objetivos, é preciso para atingir cada uma das metas previstas e necessárias para sua empresa, escritório ou mesmo projeto pessoal.

Se analisarmos friamente os bons planejamentos estratégicos, vemos que a grande maioria, se não todos, tem um plano de negócios envolvido onde serão traçadas metas com prazos para serem atingidas, organizando assim o negócio, sendo estes os com maiores probabilidades mercadológicas de atingirem o sucesso.

Portanto, jamais descarte a elaboração de um bom plano de negócios e uma estratégia, seja para atingir qualquer objetivo, seja o aumento no número de clientes, faturamento, atendimentos ou mesmo para obter uma sala ou sede maior e melhor estruturada.

O planejamento é muito importante, mas não deve ser solitário, e isto nos leva justamente ao segundo item da nossa lista, que é a importância de se antecipar.

SEGUNDO INSIGHT

Antecipe problemas.

Ter um bom planejamento traz ainda a necessidade de se prever possíveis problemas que você poderá encontrar ao longo do caminho, assim como em La casa de papel, o professor, personagem que organiza o ataque a casa da moeda, procurou prever cada movimento e problema que poderia encontrar ao longo do caminho, podendo com isso elaborar planos de contenção e resolução destes possíveis problemas que poderiam atrapalhar seu plano.

O resultado não poderia ser outro a não ser o sucesso, com a previsão dos problemas, ele pode acalmar a equipe em momentos que pareciam impossíveis sair, bem como focar seu tempo em outrasquestões como novas metas e possíveis alterações do planejamento, afinal embora o planejamento seja peça fundamental, isto não quer dizer que sua aplicação seja imutável.

TERCEIRO INSIGHT

Ter um bom plano, prever os problemas, se torna de difícil execução quando não se tem uma equipe bem alinhada com as metas e a execução do projeto.

Por isso, é de grande importância saber minimamente gerir as pessoas que estarão envolvidas com o projeto, a fim de que todos os objetivos e problemas sejam cumpridos e sanados da melhor e mais rápida maneira possível.

Novamente remetendo ao seriado, vemos a importância de hierarquia e de ter pessoas com diferentes qualidades profissionais para atingir um objetivo em comum.

Costumo dizer que de nada adianta você ter um sócio que seja um excelente executor das atividades da sua empresa enquanto você também é, mais válido seria se enquanto um manda super bem na parte da execução o outro fosse bom no planejamento, ambos os sócios se complementariam.

QUARTO INSIGHT

Conheça seus inimigos ou apenas os concorrentes

Conhecer seus concorrentes é uma questão de grande importância, pois com isto, você poderá adotar práticas de mercado que fazem sucesso na sua área e verá como está a movimentação da prática de outros empresários.

Simplesmente se fechar para o mercado é algo equivocado e achar que apenas você tem as melhores práticas é um erro que pode levar sua empresa ao fracasso.

Não veja seu concorrente, como inimigo, ou mesmo como alguém que está para tirar seu mercado, veja ele como alguém que poderá trazer ideias e mostrar erros para que você não cometa no seu negócio, aprenda com eles, e melhore e muito a gestão da sua prática.

QUINTO INSIGHT

O quinto insight é sobre a importância da liderança, um líder e não necessariamente um chefe, tem a capacidade de levantar a equipe quando esta se mostra fraca ou desmotivada por algum motivo.

Ter esta figura é sempre importante para guiar os envolvidos a se manterem fiéis ao planejamento (nosso primeiro insight), e fazer com que as coisas ocorram dentro do previsto.

SEXTO INSIGHT

Esta equipe deve estar alinhada.

O líder terá muito mais dificuldades para gerir uma equipe desunida e que não esteja envolvida no projeto, por isso zelar pelo ambiente saudável dentro do trabalho, respeito mútuo e comprometimento dos envolvidos com o projeto, é um dos fatores determinantes e fundamentais para se conseguir cumprir todas as metas previstas dentro de um planejamento.

Por isso, é sempre importante tentar oferecer um bom ambiente de trabalho e identificar problemas interpessoais que possam vir a atrapalhar o andamento das metas a serem atingidas.

Sobre o autor
Philipe Monteiro Cardoso

Advogado, Sócio fundador no escritório de Advocacia Cardoso & Advogados, Autor, Pós Graduando em Direito Civil pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos