Advocacia Preventiva

20/01/2019 às 19:20
Leia nesta página:

Este texto tem por objetivo expor o que é Advocacia Preventiva, elucidando para que serve e como o profissional do direito pode trabalhar com ela para prestar uma assistência jurídica completa aos seus clientes.

"É melhor prevenir do que remediar", tenho certeza que a maioria dos que estão lendo esta postagem já ouviram isso antes.

Você quando tem algum problema, alguma dúvida ou incerteza costuma buscar assistência jurídica para melhor compreender a situação que se passa ao seu redor? A maioria da população brasileira não e isso, muitas vezes, é reflexo de uma cultura que só busca socorro após o acidente ocorrer. A advocacia preventiva surge neste cenário como meio de evitar que os "acidentes" ocorram. O advogado é o profissional capacitado para prestar serviços de assistência jurídica como forma de prevenção de problemas ou solução inteligente para problemas já materializados. 

Esse tipo de serviço é personalizado e leva em consideração cada característica pessoal do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. O advogado pode fazer consultas, formular pareceres, analisar o risco jurídico em negócios, realizar planejamentos familiares de cunho sucessório ou até mesmo planejamento tributário. 

Todos esses serviços podem facilitar muito a vida do cliente e lhe trazer mais segurança em suas ações. Assim, o advogado acaba se tornando seu melhor amigo, um verdadeiro confidente com o qual você pode contar todas as horas e que é contratado para lhe prestar toda essa assistência técnica. 

Certas vezes os problemas cotidianos podem parecer uma verdadeira Hidra (aquela da mitologia grega), quando você corta uma cabeça e pensa que solucionou uma demanda surge mais duas cabeças no lugar. Tudo porquê talvez não se soubesse qual a tática correta a ser adotada! Hércules demorou para perceber que somente cortando as cabeças a Hidra não morreria, por isso pediu a Lolau para o ajudar. Assim, Lolau cauterizou os cortes feitos por Hércules até a última cabeça ser derrotada e a vitória reinar.

Por isso, o papel do advogado é de suma importância para a resolução de conflitos já existentes e também para a prevenção deles. O importante é sempre consultar um profissional que seja de sua confiança, que lhe transmita credibilidade e segurança. 

Sobre a autora
Fabiana Oliveira Barroso

Fabiana Oliveira Barroso, advogada com inscrição nº 13.257 OAB AM, especialista em Direito Tributário pela Escola Superior da Advocacia - ESAAM, MBA em Gestão de Tributos na Zonas Franca de Manaus na Faculdade Santa Teresa (em andamento), Palestrante, Professora de Prática Tributária, Professora Voluntária de Direito Tributário na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Produtora de conteúdo jurídico digital, Ex-Vice-presidente da Comissão OAB Jovem Amazonas, Secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais OAB Amazonas, Coordenadora da Sub comissão de Planejamento Tributário da CDT OAB/AM e membro da Comissão de Direito Tributário OAB Amazonas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos