Ciência policial ou de segurança

Leia nesta página:

A ciência existe para fazer perguntas e reconhecer erros. Olhando as práticas ela aprende com os erros dos outros. Estamos falando de um “mundo social”, as coisas se realizam e resolvem de várias maneiras.Para produzir conhecimento, as pesquisas que implicam um fenômeno complexo exigem o estudo de alguns objetos não conhecidos.

 A ciência existe para fazer perguntas e reconhecer erros. Olhando as práticas ela aprende com os erros dos outros. Estamos falando de um “mundo social”, as coisas se realizam e resolvem de várias maneiras.Para produzir conhecimento, as pesquisas que implicam um fenômeno complexo, exigem o estudo de alguns objetos não conhecidos. O objeto deverá surgir da melhor coisa que conhecemos relacionados à pesquisa, ou seja, a especificidade da problematização. A resposta aos questionamentos deverão demonstrar a estrutura do que se estuda de forma que possibilite a construção de uma análise crítica com objetivo de identificar os atores do teatro e como se apresentam, ficando claro que não compete ao pesquisador a resolução do problema e tampouco emitir juízo de valor sobre os fatos.

Romper com o pensamento e atitudes vigentes para que se torne um conhecimento empírico. Assim, terá que haver interlocução com outras áreas do saber científico. É algo que se pode ensinar, ou seja, repetir o que se sabe e ensinar aos outros. Nesses casos, o contraditório tem uma verdade que ganha e outra que perde. A ideia da ciência como verdade em choque está fundamentada como verdade da argumentação, não interessa o cargo da pessoa – da autoridade de quem fala ou escreve, mas sim, da complexidade dos fatos.

Será que a ciência policial poderá ser reconhecida como ciência ou será que é ciência de segurança? A resposta virá se reproduzirmos reflexões sobre a realidade da polícia e da segurança pública. Não existe ciência sem autonomia da construção do conhecimento através do levantamento de questões para discussão, é preciso o laboratório e as peças que servirão de análise e conclusão. Para tanto, outras perguntas que se fazem necessárias são: qual polícia a sociedade deseja? Estamos diante de uma nova ordem? A quebra do paradigma vigente, trará a tona à síntese real da polícia? Uma polícia independente, com lei própria regulamentando a padronização das ações é possível? A criação de Corregedorias independentes para atuar com rigor quando os membros da polícia desviarem a conduta é possível? Desconstrução dos estigmas internos e/ou externos das organizações policiais através da análise crítica da realidade é possível? A criação de um colegiado de deliberação através do gabinete integrado de segurança pública para sentar-se à mesa polícia civil e militar, conversarem sobre operações em conjunto, buscando atuar na mesma direção é possível? A unificação das polícias civis e militares é possível? A Polícia Federal seria o modelo desejado pela sociedade a ser implantado as demais polícias? A criação de um sistema único de informações e registro de ocorrência policial implantando a modernidade tecnológica é possível? A criação de uma frequência única de rádio e/ou outro meio de comunicação, entre as polícias civis e militares é possível?

As questões postas acima referem-se apenas à polícia e parte de seus dogmas, em tese de domínio público. A discussão ou laboratório é necessário se desejarmos uma ciência policial. E onde está o laboratório? Estaria no ambiente das diversas unidades educacionais ou no dia a dia das unidades de polícia em todo o país?

 O controle da técnica de pesquisa a ser utilizada é fundamental. É necessário formar pesquisadores policiais, que estejam cientes que dialogar com o igual corresponde a um monólogo e não a uma técnica científica. Estamos diante de saberes diferenciados. Para a ciência existe verdades em choque de conhecimentos.

Desta forma, só é ciência quando se produz conhecimento sobre o conhecimento que você tem - “reflexividade”, tem que haver interação com aqueles que estão de fora. Olhar, observar, ouvir e escrever as teorias. Apesar de poder dizer que a atividade policial também faz isso, parece que é a mesma coisa, mas não é, quando se olha, observa, ouve e escreve como cientista. São desafios que precisam ser solucionados. A resposta é como fazer – o método a ser utilizado vai depender da intencionalidade. As intenções são diferenciadas, estão diretamente relacionada com relação aos fatos.

Neste contexto, tem-se um problema, será que os pesquisadores policiais vão dar conta das questões referente aos conflitos internos da instituição? Terão isenção e autonomia para pesquisar? Então, se é para pensar alguma coisa seria pensar alguma coisa abrangente que englobaria a Segurança Pública.

A polícia não pode arcar com a responsabilidade pela segurança pública sozinha. Ela é o espelho da sociedade, nela se refletem as expectativas, as ansiedades e as fobias da sociedade.

Segurança pública diz respeito a toda sociedade, não existe isoladamente fora da realidade. É uma questão política e complexa, não pode ficar limitada apenas à polícia. Deve ser entendida como um estado permanente de ordem, sensitivo e coletivo de segurança. É um subsistema de um Sistema de Justiça Criminal, caso contrário a polícia seria um ente ensejador de mudanças sociais, como órgão independente dentro de um sistema de Governo Social. A inexistência de estratégias ou políticas de segurança pública seria o reflexo de um Estado desorganizado? Ou o Estado desorganiza pela ausência de estratégicas públicas?

As perguntas pertinentes à Segurança Pública são: tolerância zero vai resolver aqui? Se os mandados de prisão forem cumpridos em sua totalidade, haverá celas suficientes para recolhimento de todos os condenados? Qual a influência dos bolsões de violência para segurança?

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Hoje fala-se em Defesa Social e não mais  em Segurança Pública, sinal claro da mudança de paradigma no que se refere ao compromisso do Estado com o bem estar dos cidadãos, onde várias instituições participam deste desafio dentre elas e a polícia. A ciência exige inovação nas pesquisas e no objeto a ser estudado, e isto acarreta inicialmente a refutação por parte da chamada “ciência acadêmica” quando a proposta é de uma “ciência policial”. Assim será preciso formar um círculo de pensadores orientados e independentes para definir o objeto de pesquisa de uma nova teoria.

Talvez este seja o indicativo da diferenciação entre ciência policial da ciência de segurança, ou seria de defesa social? Somente a pesquisa científica poderá colaborar para delimitar o saber de uma nova proposta de conhecimento no que se refere a fecundação da ciência policial. É preciso formar um círculo de pensadores policiais compromissados com a democracia.

Brasília, 31 de março de 2011 -

Curso de Especialização em Ciência Policial e Investigação Criminal - CCEPIC - ANP-BSA


Sobre o autor
Ricardo Venâncio de Oliveira da Silva

Delegado de Polícia Federal aposentado - agora no exercício como advogado. Pós-graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos e Ciência Policial e Investigação Criminal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Curso de Especialização em Ciência Policial e Investigação Criminal - CCEPIC - ANP-BSA.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos