MANDATOS ELETIVOS DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES: PROVIMENTO 78/2018 – CNJ

Participação política de notários e registradores

04/02/2019 às 08:49
Leia nesta página:

Destaca as regras do Provimento n. 78/2018 - CNJ sobre a regulamentação do exercício da atividade notarial e registral na hipótese de eleição do titular para desempenho de mandato eletivo e aborda a inelegibilidade por ausência de desincompatibilização.

                        MANDATOS ELETIVOS DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES: PROVIMENTO 78/2018 – CNJ

                        O regime jurídico eleitoral dos notários e registradores brasileiros foi objeto de regulamentação pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, com a edição do Provimento n. 78/2018. Essa normativa se dirige aos ocupantes das serventias de notas ou registros públicos que se disponham à participação política, almejando a disputa eleitoral e com o êxito, o exercício de mandatos eletivos.

                        O provimento passou a autorizar expressamente que notários e registradores (atividade extrajudicial de notas como procurações, escrituras e registros como civil, imobiliário e títulos e documentos) tenham condições de exercer o múnus público do mandato eletivo. No entanto, se eleito o notário ou registrador deverá se afastar da atividade delegada (art. 1º, Provimento n. 78/2018 – CNJ).

                        A regra estabelecida com isso é a proibição da cumulação do exercício do mandato com a atividade delegada no serviço público.

                        Na hipótese do mandato ser relativo ao cargo de Vereador, abre-se uma exceção, para permitir a cumulação, se houver compatibilidade dos horários (art. 1º, § 1º, Provimento n. 78/2018 – CNJ).  Aplica-se assim, a excepcionalidade geral para o serviço público, como estatuído pelo art. 38, III, CF quanto à cumulatividade.

                        Ocorrendo o afastamento para o exercício do mandato eletivo, a substituição da atividade do notário ou registrador será feita de acordo a regra de substituição legal prevista no art. 20, § 5º, Lei 8.935/94. Não há como mencionado, perda da delegação ou afastamento definitivo, mas transitório distanciamento do serviço pelo período previsto para o respectivo mandato eletivo (art. 1º, § 2º, Provimento n. 78/2018 – CNJ).

                        Ponto relevante do Provimento n. 78/2018 – CNJ e que pode suscitar discussão se refere à preservação do direito ao recebimento dos emolumentos originários da atividade notarial ou registral ao responsável que se afastou temporariamente para o exercício de mandato eletivo. Existe um vácuo na atividade, pois a delegação deve ser exercida direta e pessoalmente e mesmo nessa condição, o delegatário não perde o direito ao recebimento dos emolumentos (art. 1º, § 3º, Provimento n. 78/2018 – CNJ).

                        Pode se cogitar nessa perspectiva, que o substituto legal tivesse direito à percepção integral dos emolumentos durante o afastamento do titular, ou que fossem aplicadas as regras da interinidade, isto é, o substituto recebe os valores até o limite dos subsídios dos Ministros do STF e o valor remanescente é recolhido ao poder público. Ainda, deixou de se evidenciar a obrigação de optar pela remuneração ou percepção de valores como é a hipótese do exercício do mandato de prefeito pelo servidor público (art. 38, II, CF).

                        Com isso, há uma regra sui generis para o exercício do mandato eletivo pelos notários e registradores: devem se afastar da atividade, salvo na hipótese de mandato para Vereador e se houver compatibilidade de horários para o exercício da dupla atividade, mas em nenhum caso fica desprovido da percepção dos emolumentos integralmente.

                        Importante lembrar, embora o Provimento n. 78/2018 – CNJ não aborde a temática, em virtude de ser pertinente à legislação eleitoral, que notários e registradores em campanha eleitoral, ficam sujeitos à inelegibilidade se não promoverem a desincompatibilização. Se forem candidatos, devem se afastar da atividade delegatária pelo menos 03 meses antes do pleito (art. 1º, II, “l”, Lei Complementar 64/90).

                        Não se aplica nesse caso, a Súmula 5 – TSE: Serventuário de cartório, celetista, não se inclui na exigência do art. 1º, II, l, da LC nº 64/1990.  O regime jurídico de notários e registradores desde a Constituição Federal e Lei 8.935/94 não se equipara à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Se apresenta sob um estatuto singular, que se enquadra no perfil amplo de atividade pública delegada, por isso, exigível a desincompatibilização, sujeitando o interessado em caso de descumprimento à cassação do registro de candidatura.

                       

Sobre o autor
Amaury Silva

Juiz de Direito. Juiz Eleitoral. Magistrado no Estado de Minas Gerais. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Mestre em Estudos Territoriais (ênfase em Criminologia e Direitos Humanos). Doutor em Ciências da Comunicação interface com Direito Professor na Graduação e Pós-Graduação (Direito Penal, Processual Penal e Direito Eleitoral). Autor de diversas obras jurídicas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos