MERCADORIAS SUJEITAS À SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia nesta página:

No que se refere à sujeição ou não de uma mercadoria ao regime de substituição tributária, deve haver tal previsão em Convênio ICMS, na Lei que institui o regime no Estado e no Regulamento do ICMS. Portanto, os três aspectos precisam ser considerados.

 

A Consulente indaga:

MERCADORIAS ADQUIRIDAS DE SÃO PAULO COM MCM 85044090, USANDO A DESCRIÇÃO DE SOFT STARTER, CABO GATE DRIVE, 85054050 CONVERSOR DE FREQUÊNCIA. TAIS MERCADORIAS EM MINAS GERAIS ESTÃO SUJEITAS A ST? COM BASE NO CONVÊNIO ICMS 52/17 OU DEVO CONSIDERAR O QUE CONSTA NO ANEXO XV?”

Preliminarmente, cumpre esclarecer que a presente análise parte do pressuposto de que a classificação informada da mercadoria na NCM/SH está correta, uma vez que é de responsabilidade do contribuinte identificá-la e fornecê-la.

No que se refere à sujeição ou não de uma mercadoria ao regime de substituição tributária, deve haver tal previsão em Convênio ICMS, na Lei que institui o regime no Estado e no Regulamento do ICMS. Portanto, os três aspectos precisam ser considerados para enquadrar ou não determinada mercadoria no regime de substituição tributária.

De acordo com o previsto na cláusula sétima do Convênio 52/17: "Os bens e mercadorias passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária são os identificados nos Anexos II ao XXVI, de acordo com o segmento em que se enquadrem, contendo a sua descrição, a classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul baseada no Sistema Harmonizado (NCM/SH) e um CEST.”

Com relação às questões trazidas à baila pela Consulente, estas se coadunam, em princípio, com o disposto no Convênio 52/17.

Entretanto por se tratar de assunto pontual e peculiar a mercadorias específicas, envolvendo interpretação casuística de norma pertinente ao ICMS, sugerimos que, para uma segurança maior, a Consulente formule as dúvidas aqui levantadas diretamente ao Órgão encarregado da Fiscalização do ICMS, a Fazenda Estadual.

Trata-se de um instituto que tem por objetivo proporcionar a solução de dúvidas sobre a aplicação da legislação tributária, em relação a fato concreto de interesse do consulente.

As consultas são respondidas pela Diretoria de Orientação e Legislação Tributária (DOLT), órgão vinculado à Superintendência de Tributação (SUTRI) da Secretaria de Estado de Fazenda.

A resposta dada à consulta reflete a interpretação da DOLT/SUTRI à legislação tributária vigente à época de sua análise e elaboração, porém tal resposta ficará automaticamente revogada pela superveniência de norma que com ela conflite, sem necessidade de expedição de ato formal para tal finalidade.

Fontes: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/consultas_contribuintes/

http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/consultas_contribuintes/manual_cc_siare.pdf

http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/consultastrib/

Outra interpretação que não a do Fisco ao caso concreto significaria um risco que o Contribuinte estaria sujeito numa eventual fiscalização.

É o nosso ponto de vista, S.M.J.


 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos