Conheça os aplicativos que podem tornar o trânsito menos complicado e mais seguro

Aplicativos

05/02/2019 às 22:54
Leia nesta página:

Enfrentar o trânsito tumultuado, hoje, se torna mais fácil com o auxílio de aplicativos de funcionalidades diversas, desenvolvidos para facilitar a vida dos condutores.

Enfrentar o trânsito tumultuado, hoje, se torna mais fácil com o auxílio de aplicativos de funcionalidades diversas, desenvolvidos para facilitar a vida dos condutores. Os aplicativos possibilitam aos motoristas terem, de forma bastante acessível, por meio de seus celulares, serviços de localização, de mapeamento de trânsito, de disponibilidade de estacionamento, dentre outros mais específicos.

Um dos mais conhecidos e utilizados pelos condutores é o Waze. O aplicativo oferece, aos condutores, mapas de trajetos mais curtos e acessíveis, além de informações adicionais, como casos de trânsito interrompido, por exemplo. Essas informações são disponibilizadas no aplicativo pelos próprios usuários e, por isso, é possível obter informações atualizadas sobre o trânsito.  A principal função do Waze é, de fato, tornar o tempo de viagem mais curto e, por isso, é muito utilizado, principalmente, por motoristas de veículos de transporte de passageiros, como táxis e Uber.

Outro aplicativo bastante comum e utilizado não somente no trânsito é o Google Maps. Pelo Maps, o condutor pode também obter o melhor trajeto para chegar a um determinado destino. Apesar de não oferecer, aos utilitários, informações adicionais como as disponibilizadas pelo Waze, o Maps disponibiliza a distância entre dois pontos e oferece, ao usuário, fotos dos locais, capturadas via satélite.

Para facilitar a busca por estacionamento, os condutores também podem contar com o auxílio de aplicativos que mapeiam os lugares disponibilizados para parar o veículo. Para essa funcionalidade, está disponível o Estacione. O app aponta estacionamentos a partir da localização do veículo, indicando, contudo, somente locais cadastrados, ou seja, que servem especificamente para esse fim.

Apesar de ser possível encontrar por meio do Estacione somente locais pagos, já que o aplicativo não indica espaços para estacionamento nas ruas, por exemplo, é possível economizar tempo na procura de estacionamento utilizando o app.

Além de aplicativos que indicam a localização de estacionamentos, também estão disponíveis aplicativos que indicam a localização de postos de combustível mais próximos, o que pode ser bastante útil nos casos em que o veículo está praticamente de tanque vazio. Esse tipo de serviço é disponibilizado pelo SocialFuel. A única funcionalidade do app, no entanto, é essa, já que a localização do endereço dos postos não é disponibilizada ao motorista. 

Caso o condutor deseje, também é possível encontrar a localização de postos de gasolina, a partir da localização atual do celular, por meio do Maps, que indica endereços de diversos tipos de estabelecimentos comerciais.

Os aplicativos de localização e que utilizam o sinal do GPS como auxiliar são os mais comumente utilizados pelos condutores, tendo em vista a lógica necessidade de deslocamento e, por isso, as grandes facilidades que esse tipo de app pode trazer ao enfrentar o trânsito. Contudo, estão disponíveis outros aplicativos capazes de auxiliar os condutores em outros aspectos, como na sua segurança, por exemplo.

O aplicativo Motorista Consciente não serve para ser utilizado em trânsito, mas, sim, antes de dirigir. Por meio do aplicativo, o condutor é capaz de saber por quanto tempo estará impossibilitado de dirigir após ter ingerido bebida alcóolica.

Conforme a Legislação de Trânsito, o nível alcóolico no sangue deve ser de 0% para que a segurança esteja garantida e o condutor não cometa uma infração por dirigir embriagado. Nas blitze, o nível de álcool é medido por meio do bafômetro. Porém, para saber se está apto a conduzir veículo, o motorista pode realizar o cálculo, tendo por base suas características físicas e o tipo e a quantidade de bebida ingerida.

Para utilizar, basta preencher com dados individuais, relativos a peso, altura e sexo. Após, deve inserir as informações relativas à bebida ingerida e ao horário em que começou a consumir a substância alcóolica. Assim, o aplicativo disponibilizará a informação indicando em qual horário o condutor poderá voltar a dirigir sem riscos de prejudicar a segurança.

Aplicativos como o Motorista Consciente não dispõem de serviços que auxiliam o motorista em trânsito, mas garantem que o condutor possa dirigir em segurança e sem riscos de ser multado, o que é de grande importância.

Lembrando que a utilização do celular, necessária ao acesso a todos os aplicativos apresentados, ao ser feita no volante, além de ser considerada infração de trânsito, gera sérios riscos de acidente. Por isso, para fazer a utilização dos aplicativos, o condutor não deve estar com o carro em movimento. Para acionar suas funcionalidades, estacione o veículo e, somente após ter parado o carro, acesse o aparelho celular.

O que você achou dos aplicativos disponibilizados para condutores e de suas funcionalidades? Se este conteúdo ajudou você a conhecer meios de tornar o trânsito menos complicado e mais seguro, deixe seu comentário e compartilhe a informação com seus amigos.

Para mais informações, acesse https://doutormultas.com.br/denunciar-infracoes-transito/.

Sobre o autor
Gustavo Fonseca

Cofundador da Empresa Doutor Multas. Especializada em recursos de multas de trânsito. Site: doutormultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos