É possível a existência da cláusula de fidelidade no contrato de telefonia?

consumidor telefonia fidelização contrato

21/02/2019 às 12:05
Leia nesta página:

Possibilidade de existëncia de fidelização nos contratos de telefonia e o Código de Defesa do Consumidor. Posição dos Tribunais.

Nos dias atuais, com um mercado em grande expansão e a moda dos aparelhos celulares novos, brilhantes e cheios de funcionalidades, é comum a imensa oferta das lojas com preços cada vez mais atraentes. Atrelada à oferta das lojas há uma operadora de telefonia que oferece, também, seus serviços, com tempo mínimo de permanência daquele consumidor que compra o aparelho mais novo e mais bonito.

É legítima tal “cláusula de fidelização” das empresas de telefonia, tendo em vista as normas do Código de Defesa do Consumidor?

O entendimento dos Tribunais superiores é no sentido de considerar VÁLIDA tal cláusula, na medida em que o assinante recebe um benefício (preço bem mais barato no aparelho, por exemplo ou um conta com muitos minutos nos 3 primeiros meses). Em contrapartida, tem que assinar um contrato de fidelidade, com a operadora de telefonia, em face da necessidade de garantir um retorno mínimo em relação aos gastos realizados para aquele benefício.

Entretanto, muito importante ressaltar que o prazo máximo de fidelidade que as empresas de telefonia podem exigir do cliente é de 12 meses, conforme, inclusive Resolução da ANATEL. Acima desse prazo, a cláusula será considerada abusiva por atentar diretamente contra a liberdade de escolha do consumidor e poderá ser desconsiderada pelo Judiciário.

Atenção às cláusulas contratuais quando a oferta for muito tentadora!

Sobre a autora
Mara Ruth Ferraz Ottoni

advogada e especialista em Processo Civil, pela PUC-MG, ex-orientadora do NPJ da Faculdade Projeção, em Brasília, sócia do escritório NCFerraz Advocacia Especializada, em Sobradinho-DF e Belo Horizonte-MG. Mestre em Direito pelo IESB, em Brasília Professora universitária na Faculdade de Sabará/MG

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos