Sobre a vistoria veicular no Rio de Janeiro.

Governador aboliu a vistoria de carros no Rio de Janeiro

13/03/2019 às 13:13
Leia nesta página:

Parece o fim do que poderiamos chamar de máfia e encheção de linguiça do detran acabou? Contudo não ficaria barato deixar de levar o carro para ser revisado e por consequência disso temos que pagar mais uma taxa a GRT.

Será que essa nova resolução para o fim da vistoaria foi bom ou ruim?

Falando sobre o fim das vistorias no Detran do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa estadual do Rio de Janeiro aprovou o projeto de lei 4498 de 2018 que estabelece a autodeclaração em substituição a vistoria anual a aquela vistoria anual para fazer o licenciamento anual agora com a sanção do governador em exercício Francisco Dornelli, mas vamos detalhar um pouco mais o que é que vem dizendo essa legislação.
Estabelecido auto-declaração que vai substituir as vistorias então essa esse licenciamento anual ele vai ser feito no site do Detran através de um preenchimento de uma autodeclaração onde o proprietário do veículo declara que o veículo se encontra em perfeitas condições de segurança.

Se preenchida essa guia é firmada a declaração dizendo que o veículo se encontra com todas as condições de segurança e todas as condições perfeitas que não vai poluir o ambiente e o carro  está em desacordo com essa declaração.
O que vai acontecer é que esse proprietário ele vai poder ser responsabilizado civil e criminalmente por essa declaração.
A partir do momento em que você preencher essa auto-declaração você já vai estar substituindo aquela vistoria em que você tinha que levar o carro e fazer toda aquela parte que você já conhece que é submeter seu veículo aquela expressão tanto das questões de segurança do veículo quando as condições de gases e poluentes e assim por diante para o licenciamento anual ele vai vai estar incluído também com Duda.

E esse Duda ele vai estar colocando aí três taxas licenciamento anual, taxa de emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo.
Esse projeto de lei que ficou estacionado ele traz o reforço nessa questão de que o IPVA ele não vai ser usado para empreendimento do licenciamento anual também foi colocado que a questão das multas elas também não poderão ser usada como impedimento para o licenciamento anual fato interessante nessa nessa parte nessa questão é que nós estamos vendo.

Se você não tiver com IPVA pago você vai poder fazer o licenciamento anual então isso quer dizer que você vai pagar um Duda e que não vai estar constando o IPVA naturalmente.
O IPVA vai ser recolhido separadamente a partir do momento em que você faz a autodeclaração o pagamento do Duda Quanto está a taxa de licenciamento anual a taxa de emissão do certificado de registro do veículo e o seguro DPVAT
Você vai poder fazer o agendamento e até o posto do Detran fazer a retirada do seu documento mas também existe a previsão de que você possa fazer em casa pelo site do drentan, mas isso ainda vai ter que ser regulamentado pelo governo existe ainda a previsão.

O Detran fica proibido de exigir o licenciamento com os veículos acima de um ano de fabricação e com relação àqueles veículos que têm o sistema né é de gás veicular.
Eles não estão dispensados daquela vistoria anual que se faz no equipamento aquela vistoria do Inmetro aquela vistoria tem que continuar sendo feita e para que você possa obter o licenciamento anual.
Você vai precisar daquele número do certificado que é emitido quando você faz aquela vistoria para poder constar no seu documento que aquele que aquela vistoria do gás veicular ela está em dia correto é a questão dos veículos que estiverem trafegando sem respeitar o código de trânsito brasileiro e as questões da legislação ambiental eles deverão ser retirados da rua.

E só voltaram a poder trafegar após de sanar em todas irregularidades fica excluído dessa legislação, portanto continua obrigada a fazer vistoria daaqueles veículos de transporte escolar, veículos de cargas, veículos coletivos de passageiros, em veículos Rodoviários de passageiros quanto a essas que é esses tipos de veículos a legislação mudou e eles vão continuar fazendo a vistoria anual os principais tópicos né que nós falamos de uma maneira simples rápida para que as pessoas possam estar esclarecendo.

E sobre a questão do insulfilm será que mudou algo? Como fica a questão do insulfilm g5, vou poder trafegar com meu veículo com essa película mais escura?A regra do insulfilm nada mudou, continua valendo a regra do contram. Parte da frente permitido o insulfilm g20 e nas laterais pode-se usar o g5.
 
A medida em que é divulgado mais informações e procedimentos estaremos colocando aqui para vocês poderem ver.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos