Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial é garantida as pessoas que trabalham em condições insalubres ou perigosas, em caráter permanente e habitual.

Leia nesta página:

A Aposentadoria Especial determina existências de condições insalubres, periculosas ou penosas, 25, 20 ou 15 anos de trabalho. Vale destacar que é muito difícil aposentar com apenas 15 anos de atividade especial basicamente o mineiro de subsolo que tem es

 Em razão de condições de trabalho penosas, insalubres ou perigosas, surge a disposição como beneficio a Aposentadoria Especial junto a Lei Orgânica Da Previdência Social (LOPS) sendo que tal aposentadoria foi recepcionada pela Constituição, inclusive para os servidores públicos, os quais não tiveram seu direito regulamentado até os dias atuais.

  A partir de 1995, exigiu-se aos trabalhadores submetidos aos agentes nocivos compreendidas como especiais, exemplo: estivadores, vigias armados, motoristas, gráficos, radiologistas, médicos etc., a comprovação da exposição habitual e permanente aos agentes nocivos. Isso não retirou o direito ao beneficio, todavia iniciou-se muitas brigas judiciais, políticas e negociações.

  Em 2003 fixou-se exigência legal do tal Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

  Ainda não bastasse, um modelo de governabilidade funcional de alguns passou-se a defender que apenas a insalubridade daria direito a aposentadoria especial, retirando-se a periculosidade e a penosidade, inclusive excluindo a eletricidade acima de 250v do rol de agentes nocivos.

  Chegaram até a afirmar que periculosidade só daria direito quando o risco acontece, morrendo ou ficando inválido o que paira ao absurdo. Nossos tribunais têm refutado veemente tal falsidade.

  Os próprios Eletricistas, motoristas, vigias armados, mecânicos têm tido bons resultados em suas lides judiciais, assim como discussões sobre ruídos e Equipamentos de Proteção Individual, também tem sido resolvidas judicialmente com tamanho êxito nos entendimentos.

  A PEC 06/2019, intenciona alterar expressamente que condições periculosas sejam caracterizadas como especiais.

  A Aposentadoria Especial determina existências de condições insalubres, periculosas ou penosas, 25, 20 ou 15 anos de trabalho. Vale destacar que é muito difícil aposentar com apenas 15 anos de atividade especial basicamente o mineiro de subsolo que tem esse direito.

 Hoje ainda possível tal aposentadoria, desde que comprovada exposição aos agentes nocivos de forma habitual e permanente desde que comprovando por laudo elaborado por técnico de segurança ou medico do trabalho.

Sobre o autor
FABRICIO RENAN DE FREITAS FERRI Ferri & Ferri Advogados

Advogado bacharel em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR-2008), com pós-graduação Lato Sensu em Direito Público, com Formação para o Magistério Superior na área do Direito pela Universidade Anhanguera (UNIDERP-2010) e pós-graduação/especialização, em Direito Previdenciário pela Universidade Paranaense (UNIPAR-2012), bacharel em Teologia pela Faculdade Tecnológica Nacional (FATEN-2016). É fundador da Ferri & Ferri Advogados. É o responsável por toda área processual do escritório, com atuação em previdenciário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos