Reconstrução dos papéis de gênero através dos movimentos feministas latino americano pós-neoliberal

20/03/2019 às 13:48
Leia nesta página:

O objetivo do presente trabalho, em fase de desenvolvimento, é analisar a nova dinâmica estrutural dos grupos sociais a partir dos movimentos feministas Latino-Americanos.

INTRODUÇÃO

A proposta do presente trabalho, em fase de desenvolvimento, é analisar a contribuição dos movimentos feministas nos países latinos, no que tange à reconstrução estrutural dos papéis de gênero diante do contexto pós-neoliberal. Para conseguir visualizar o cenário atual, é indispensável o retorno ao século XIX a fim de identificar o início dos questionamentos, propostas e lutas do movimento que acabara de ganhar contornos. Mais tarde, durante século XX na Europa, surge, de fato, um movimento mais organizado, firme em seus ideais, tendo a bandeira da igualdade entre os sexos. O pensamento libertário europeu aceito de início ao chegar nós países Latinos, em meados das décadas 1960, enfrentou a rigidez dos regimes ditatoriais, marcados pela presença de características contrárias ao feminismo idealizado, como o patriarcalismo, machista e opressor. A pauta feminista foi aos poucos se ampliando, porém, a figura da mulher foi de extrema relevância, tanto para o movimento resistente à ditadura, como no papel afirmador do regime militar, no Brasil, as “machas com Deus, pela pátria e pela família” contou com um grande grupo de mulheres engajadas, acerca de tal afirmação a pesquisadora Timoteo, assevera que as mulheres, foram tratadas como “massa de manobra”, uma tática da qual se apropriam tanto a esquerda como a direita. Portanto, que se refere à igualdade de gênero, empoderamento feminino, direito ao voto, efetividade nas garantias trabalhistas, enfrentamento à violência doméstica e institucional, o Estado representado por Homens e Mulheres machistas acabam por levantar a discussão acerca do gênero quando o debate torna-se conveniente.

Assim, ao analisar a posição da mulher desde o século XIX ao contexto pós-neoliberal é imprescindível um olhar crítico, que se auto afirme, pois o espaço (re)construído foi possível através das lutas vencidas por mulheres e homens feministas.

Logo, uma região interdependente, resultado da globalização capitalista, faz com que as relações tornem-se mais complexas, logo as implicações destas relações ganham proporções inimagináveis, como é o caso do movimento feminista, analisada na contemporaneidade como neofeminismo, uma vez que a pauta se expandiu.

A EVOLUÇÃO DO FEMINISMO NA ÁMERICA LATINA

Ao estudar o movimento feminista, estuda em conjunto os fatores políticos e históricos, fazendo-se possível enxergar qual terreno foi mais propenso ao começo e crescimento do debate feminista. A luta, enfrentamento e vitória da classe burguesa sobre a nobreza francesa trouxe para o imaginário do homem ocidental, mais do que mais um capítulo a ser estudado nos livros didáticos de história, foi esta revolução que abriu precedentes ao enfrentamento daquilo que se entende como uma verdade absoluta a qual legitima a desproporcional hierarquia entre os seres humanos. Nesse contexto a Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão teve bastante relevância, uma vez que o próprio Estado normatizou a igualdade entre os homens. Logo, os princípios da Liberdade, igualdade e fraternidade, foram também exigidos pelas mulheres, porém o movimento de cunho burguês machista não conseguia enxergar, apesar do discurso igualitário que a Revolução se identificou, a mulher como igual.

            Assim, as mulheres procuraram a afirmação e espaço para o diálogo igualitário, a partir de bases teóricas as quais sustentavam que a definição dos papéis sociais é uma construção social e, portanto, mutável. Desta forma, assevera, a importância de levar a discursão para os países localizados na América Latina, os quais sofrem do mesmo machismo institucionalizado. O movimento feminista ao se deparar com a conjectura do século XX nos países Latinos viu um terreno propenso ao debate de gênero, pois nesses países já estava acontecendo suas próprias revoltas e revoluções contra o sistema de governo imperialista que detinha o poder de Estado.

            O país do México e sua Revolução Mexicana 1910, liderada pelos camponeses: Pancho Villa y Emiliano Zapata tinham como ideal a luta contra o imperialismo autocrata do governo Porfirio Diaz. Com caráter populista, anárquico, liberal e social, buscavam a reforma agrária, pois as terras até então pertenciam à elite mexicana. Por esse movimento com caráter anti-imperialista as mulheres que desejavam uma igualdade material teve, a partir desta revolta, espaço para debater o espaço da mulher no novo modelo de governo. Apesar de o avanço ser lento, em 1917 a nova constituição mexicana traz o reconhecimento do trabalho realizado pela mulher.

            No Chile, a pauta reivindicada pelo movimento feminista buscava principalmente o reconhecimento da possibilidade laboral, direito legal de gerir o próprio salário e o reconhecimento da capacidade civil. Com estes direitos a serem perseguidos, as mulheres casadas que formavam a elite da época, desejando o ingresso na vida pública, tanto como o debate intelectual, inauguram duas organizações: Dignas senhoras e donas de casa, estas organizações se debruçavam nos assuntos, como política, economia, direito e afins. Logo, uma vez que as mulheres começam o diálogo e se unem em prol de um mesmo objetivo, a força política sofre pressão para que os direitos tornassem-se legais.

            Tendo em vista a grande pressão sofrida pela militância, a pesquisadora Verónica Giordan conta que, em 1922, o senador liberal Eliodoro Yanez apresentou um projeto na câmara que estabeleceu o regime de separação de bens e do regime jurídico, também revogou outros artigos que limitam as mulheres por causa do seu sexo, Giordan afirma que Yanez estava preocupado exclusivamente com as mulheres trabalhadoras, o projeto não progrediu. Entretanto, no mesmo ano, o Conselho Nacional das Mulheres, liderado por Amanda Labarca intensificou a luta a fim da afirmação dos direitos civis das mulheres. Adiante, o Decreto Legislativo 328 de 1925 visualizava o direito legal das mulheres/esposas gerenciar o seu próprio salário, porém ao marido cabia a prova da capacidade civil, atributo pertinente para o exercício laboral, ou seja, a emancipação, objetivo da luta feminista não foi atingido. Já na Argentina a contribuição da causa feminista veio através Lei 11.357 de 1926, impulsionada pelos senadores socialistas, positivou o direito das mulheres quanto ao reconhecimento da capacidade civil da mulher que fosse maior de idade, solteira, viúva ou divorciada, no caso das mulheres casadas existia exceções à capacidade.

            A emancipação da mulher através do movimento feminista no Brasil das décadas de 1960-1980 teve de enfrentar um regime militar, moldado pelo patriarcalismo burguês, como afirmou a pesquisadora Quieroti a segunda onda do feminismo na América Latina nasceu nos anos 1970, em meio ao autoritarismo e a repressão dos regimes militares dominantes e das falsas democracias, claramente autoritárias. Neste sentido as mulheres que se candidatavam a propor o debate feminista encontravam além de uma sociedade atrasada e que não aceitava as reivindicações propostas pelo movimento, também lutavam contra a própria formação estatal totalitária. A causa não foi esquecida, as mulheres foram protagonistas dos movimentos sociais contrários à ditadura, entretanto por esta postura proativa sofreu uma dupla punição (por serem mulheres e contrárias ao regime ditatorial) no qual sofreram violências de cunho psíquico, emocional, como também, sexual. A pesquisadora Susel afirma que a violência contra a mulher é uma arma na guerra, logo, nos períodos de guerra ou ditaduras a violência se faz mais latente. No ano de 1975, foi declarado por parte da ONU o ano internacional da mulher, onde o cenário passou a propiciar maior visibilidade ao feminismo, logo os debates feministas que até então eram tímidos passaram a ser mais explícitos, houve também a confecção de duas revistas feministas de caráter militante: Brasil mulher e a Nós mulheres.

A militância feminista na América Latina possuía caráter afirmador, no país de o México e Brasil, nos anos 1930 e direito ao voto e à cidadania exercida de fato e de direito pelas mulheres era a pauta. Na Colômbia a militância desde 1912 buscava o reconhecimento dos “Direitos civis das mulheres casadas”, mesmo o próprio nome dá manifestação ser carregada pelo patriarcalismo, o movimento assim existiu e gradualmente a mulher foi pensada como um ser humano a parte do homem pai ou homem marido, porém a relevância deste movimento neste momento não há de se questionar, pois agiu como quebra e criou, assim, como a Revolução Francesa, precedentes para o questionamento até então nunca realizado em ampla escala. No Equador 1928 através de demanda judicial foi peticionada a extensão dos direitos políticos à mulher. No Chile nos aos 60, as mulheres lutaram contra as diversas formas de opressão, tais como, a jurídica, política e econômica.

O FEMINISMO PÓS-NEOLIBERAL

            De acordo com a pesquisadora Stlowicz o contexto econômico pós-neoliberal nos países da América Latina surgiu nos anos 1990, na tentativa de estabilizar a reestruturação capitalista quando se observava sinais de crises de governabilidade na região. Desta maneira, as influências econômicas nos países latinos fizeram-se necessário à ampliação e adequação dos debates de cunho social. No mesmo sentido, o economista Fernando Marcelino explica que, o pós-neoliberalismo como um período de transição, com duração variável, para a reorganização da economia, a articulação de um novo papel do Estado, emergência de novos atores sociais e a superação da retórica dos livres mercados. Em suma, o pós-neoliberalismo possui a marca de ser uma transição de uma forma de capitalismo para outra e uma mutação na configuração do bloco de poder.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

As transformações, adaptações, e as mudanças que a nova forma de economia trouxe para o continente latino, atingiram os debates de cunho político, assim, transformando também, os questionamentos e posturas dos diversos movimentos sociais, logo, a militância feminista encontra-se em uma fase diferente da que se encontrava no século passado.

No Brasil, o movimento feminista, O novo feminismo, discute aspectos gerais relacionados à igualdade acerca da nova concepção de gênero, hoje, a militância se ocupa com as questões dos homossexuais, transexuais, travestis e com os homens. Neste sentido, afirma a professora Carla Regina Universidade Federal Fluminense que, o movimento feminista foi muito criticado em certo momento pelo fato de a mulher protestar se vitimizando. E, hoje, ninguém está apelando ao discurso de vítima ao ir à rua com o peito de fora. A pauta da agenda das jovens ativistas, ganha espaço pelo tom de igualdade entre mulheres e homens, e da autonomia exercida em prol da efetivação do papel feminino ou masculino na sociedade, seja este privado ou público.  

Nos países da América Latina, o movimento feminista também ampliou a pauta em discussão, através da bandeira dos Direitos Humanos, o papel de inserir as minorias na sociedade, e por sua vez, a sociedade tornar-se mais equitativa, como também, os espações políticos públicos terem o compromisso de afirmar através de políticas públicas efetivas a pluralidade diante da pós-modernidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O movimento feminista surgiu com a ideia da busca efetiva de igualdade entre homens e mulheres, em cada país da América Latina o movimento encontrou conjecturas o que fez a teoria se adequar com as realidades e culturas daqueles que a escutaram. Assim como a teoria se adequou, o mundo globalizado neoliberal viu suas próprias crises mudando a formação política econômica do ocidente, diante destas crises, a região interdependente formada pelos países Latinos, os quais em sua maioria havia conseguido diminuir a pobreza e a desigualdade econômica, logo o pós-neoliberalismo econômico e a tentativa de uma região para que os avanços não retrocedam. A nova formação cultural, social, política da América Latina fez com que a movimento feminista presente nesta região, sofresse com a influência dos diversos grupos amparados pelos Direitos Humanos.

REFERÊNCIAS bibliográficas

Bourdieu, P. (1999). A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Mogrovejo, N. (2013). O feminismo na era do neoliberalismo hegemônico. 16/07/2015, de repasse feminista Site web: https://repassefeminista.files.wordpress.com/2014/02/n-mogrovejo-el-feminismo-en-la-era-del-neoliberalismo-hegemonico.pdf.

Paterman, C. (1995). El contrato sexual. Barcelona: Anthoropos.

Sader, E. (2008). Refundar el estado posneoliberalismo en la America Latina. 07/16/2015, de CLACSO Site web: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/coediciones/20100824012031/sader.pdf.

Corrêa, L. (2015). Trajetórias de mulheres militantes na ditadura militar. 07/16/2015, de Teoria e debate Site web: http://www.teoriaedebate.org.br/estantes/livros/mulheres-ditaduras-e-memorias-nao-imagine-que-precise-ser-triste-para-ser-militante?page=full.

Timoteo, C. (10/09/2013). As transformações do movimento feminista no Brasil e sua relação com a América Latina. anais do V simposio internacional lutas sociais na América Latina, v.5, pp. 91-103.        

Marcelino, F.. (2012). Pós-neoliberalismo: Do que se trata?. 07/16/2015, de Correio Cidadania Site web: http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7069:politica270412&catid=25:politica&Itemid=47.

Costa, A. (2015/07). El movimento feminista em Brasil dinámicas de uma intervención política. Anuário de Hojas de Warmi, 16,2011, pp.1-40.

Marques, T. & Melo, H. (07,16,2015). . Os direitos das civis das mulheres casadas no Brasil entre 1916 e 1962. Ou como são feitas as leis. Revista Estudos Feministas, v.16, pp.463-488.

Martino, N. & Cardoso, R.. (2015). O novo feminismo. 07/16/2015, de ISTOÉ Site web: http://www.istoe.com.br/reportagens/216256_O+NOVO+FEMINISMO.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos