A atualidade de Rousseau com o fim do Direito liberal

09/04/2019 às 15:48
Leia nesta página:

Rousseau mostrou a necessidade de autonomia e emancipação política para que a sociedade em geral chegasse a um ideal próximo de justiça. Hoje, com a decadência do liberalismo político Rousseau parece mais atual do que nunca.

O liberalismo e o socialismo como ideologias seculares possuem origens na Europa. Ideologias que faziam sentido para trabalhadores, intelectuais e estudantes como ética e prática de atuação num mundo pós-revolução científica e industrial, antes da 1ª grande guerra mundial. O socialismo e o liberalismo, portanto, nascem dentro de um suporte de estados nacionais como filhos do iluminismo francês e do empirismo inglês, que libertou o homem do absolutismo e do medievalismo. Um homem novo e confiante surgia a partir da queda de reis absolutistas. Homens dispostos a dar suas vidas pela crença na liberdade e a igualdade de todos os homens. O liberalismo propunha uma ordem de valores de proeminência da liberdade sobre a igualdade, enquanto o socialismo propunha uma ordem de valores onde a igualdade se sobrepunha. Divergiam sobre os meios, não como fins sobre a realização da liberdade e da igualdade, ou seja, ambos prometiam a felicidade na terra.

O socialismo e o liberalismo realizaram em certo sentido uma revolução de métodos de controle do estado e a percepção do estado como prestador de serviços. O homem agora portador de uma dignidade intrínseca, não mais herdada por Deus ou antepassados ou mesmo ser objeto de uma providência divina num mundo do além, deveria ser o centro das atenções. O cidadão deveria ser ouvido e ter voz nos negócios públicos ativamente, assim como ter serviços públicos de qualidade que garantissem bem-estar social, basicamente educação e saúde. Tanto o liberalismo como o socialismo tinham essa pretensão numa disputa pelo poder.

Mas, como evitar o antagonismo dos velhos dilemas dos interesses do estado versos o povo? Como o liberalismo e o socialismo definiriam a ação do estado para controlar as massas geralmente ávidas em conquistar seus próprios objetivos, que não coincidiam com a classe dirigente que queria manter sempre o poder às custas muitas vezes de guerras e fome? Tanto o liberalismo quanto o socialismo falharam e não conseguiram evitar o antagonismo entre sociedade e estado. O liberalismo com ênfase no controle do cidadão com base no consumo e a propriedade parecia que vencia para o estado socialista burocratizado e ineficiente, mas o problema do sistema econômico da ideologia liberalismo gera crises e concentra riqueza.

As crises do capitalismo e o socialismo fornecem o surgimento de líderes populistas que ora atacam os direitos sociais do povo, criando bolsões de pobreza pelo mundo, precariedade do trabalho e crise na previdência social. A concentração de renda, a destruição da natureza, o desequilíbrio ecológico e o aquecimento global emergem sob a capa da democracia formal. Cada vez mais manipulador o estado deixa o cidadão isolado, livre e pobre, mas não propicia valor algum a uma liberdade facilmente comprada pelo mercado e manipulada. A decadência do liberalismo e do socialismo nos faz ver que a crise das ideologias é o abandono da tradição política de emancipação do homem pela educação Rousseaniana, que propunha a formação de seres humanos capazes de saber separar o que era uma vontade particular do bem comum. Colocar a educação do homem como que atrelada ao mercado é estatuir uma vontade particular que é indigna de uma sociedade menos injusta.

                                 A atualidade de Rousseau

Rousseau escreveu dois livos que estão entre os mais célebres tratados da história da humanidade em produção política: “A origem da desigualdade entre os homens” e “Do contrato social”. O vigor dessas obras reside em sua antecipação moderna do anseio humano de luta contra toda a tirania e a tentativa de emancipação humana pela razão, ilustração para formar um ser humano autônomo em dignidade na sua liberdade e igualdade, a sua emancipação política.

Atualmente procura-se diminuir a obra de Rousseau numa linha ideológica liberal acusando-o de ter abandonado os filhos (na França era muito comum os pais disporem de preceptores e amas de leite para os filhos) e por suas obras existirem contradições ao não apontar os limites da sociedade política na esfera da liberdade individual. Mas, a liberdade para Rousseau tinha um caráter forte de participação política. Rousseau compreendia que libertar o ser humano dos seus grilhões sem uma emancipação política poderia torná-lo dispostos a abrir mão de sua liberdade em nome de uma nova tirania de uma vontade particular contrária a vontade geral. A injustiça nessa concepção de sociedade sem um Direito forte que protegesse o ser humano do egoísmo da acumulação da propriedade degenera a sociedade como um todo e provoca as crises que ora enfrentamos pelas externalidades negativas do capitalismo, o aquecimento global é uma deles.

Rousseau compreendia que a liberdade para se desenvolver necessitaria de uma ruptura radical do homem contra as forças que o amarravam na tradição e na propriedade privada. Concluiu Rousseau que o homem estava preso e escravo dos proprietários de uma soma de bens, e os que nada tinham se sujeitavam a abrir mão de sua liberdade. Assim, o homem livre de Rousseau vai além da formalidade da lei que limitava o arbítrio estatal em nome da paixão da maioria. Rousseau vincula o homem às pressões políticas e sociais sobre as quais limitavam sua liberdade. Rousseau não compreendia a liberdade sem emancipação política. A liberdade sem emancipação política seria como uma sala decorada para homens poderosos e proprietários que podiam gozar de sua vida privada com liberdade.

A liberdade preconizada por Mill e Locke contrasta com a de Rousseua, porque é a mesma liberdade formal dos proprietários a que o homem de sua época encontrava em recintos e clubes fechados e protegidos da revolta popular, sem uma forma de conter a concentração de renda, o que preocupava Rousseau pela falta de uma preocupação com a liberdade real. No entanto, Mill foi cauteloso sobre o problema das arbitrariedades das maiorias ocasionais que podiam com imenso trauma social praticar injustiças a interferir nos assuntos privadas de cada cidadão, onde o princípio da não interferência estatal seria uma garantia contra a abusividade de instrumentos do estado contra os indivíduos. Ao demonstrar maior rigor com os limites do estado e a imposição de maiorias ocaionais que acarretasse na invasão da esfera moral de cada indivíduo, a obra de Mill ganhou a simpatia dos modernos governos em que se pensa numa liberdade possível, não na liberdade ideal.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

                                                       Conclusão

Sem emancipação política o homem é refém dos seus instintos e da vontade particular, por isso é necessário resgatar a liberdade e autonomia humanas para que o ser humano volte-se para sua comunidade e as limitações do arbítrio particular. A vontade particular que tende a se sobrepor ao bem comum, a vontade geral. Rousseau percebeu isso com muita profundidade e a atualidade deste se faz necessária.

Fontes:

Conteúdo disposto em síte da Universidade Católica de Brasília. Disponível em https://minhasalaead.catolica.edu.br/course/view.php?id=490

Bobbio, Norberto. As ideologias e o poder em crise / Norberto Bobbio: tradução de João Ferreira; revisão técnica Gilson César Cardoso. - Brasília : Editora Universidade de Brasília. 4a edição, 1999.

Sobre o autor
Maurício Moura Guimarães

Advogado em Recife-PE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos