Contrato Preliminar: breves considerações jurídicas

18/04/2019 às 19:30
Leia nesta página:

Contrato pode ser definido como o acordo jurídico celebrado entre partes, que tem o condão de criar, extinguir, modificar direitos e deveres aos moldes da legislação.

Nascem do acordo entre as partes, podendo terminar pela extinção,resolução,resilição,rescisão e sempre partindo-se do pressuposto de cada caso concreto e seus motivos determinantes.

É de muita importância mencionar que as relações obrigacionais são consideradas como uma das fontes das relações contratuais, que podem ser baseadas em compra e venda, doação, venda em consignação, comodato,locação, mútuo dentre outros.Existem várias espécies de contratos e o presente artigo trata do denominado Contrato Preliminar, amparado pelo artigo 462 do Código Civil Brasileiro.A expressão preliminar significa “algo que antecede”.

As pessoas podem estipular compromissos iniciais com a intenção de posteriormente  cobrá-los em contrato definitivo, informalmente pode-se dizer que o contrato preliminar tem esse objetivo: é uma forma de resguardar a celebração de um futuro contrato,o definitivo.Muitas pessoas chamam-no de “sinal”, mas acredita-se juridicamente que o “sinal”é dado em contrato preliminar como forma de se garantir o cumprimento do definitivo. Arras é uma outra denominação da expressão “sinal”, prevista no artigo 417 do Código Civil.

Se no contrato tiver sido estipulada a cláusula do arrependimento, as arras terão função apenas indenizatória e valerão como mínimo da obrigação de indenizar, podendo ainda a parte inocente exigir o cumprimento do contrato com perdas e danos

As obrigações mais comuns são a de dar coisa certa ou incerta e a obrigação de fazer, que praticamente estão em todas as relações contratuais, que abrangem outras tantas obrigações, conforme o objeto e as condições a serem acordadas.

Pois bem o contrato acima citado deve ter os requisistos essenciais de um negócio jurídico tais quais: partes maiores e capazes, objeto lícito, possível, determinado ou determinável, consenso entre as partes e forma legal.Também é denominado de promessa de contrato, valendo esclarecer que o mesmo não é visto como a fase de puntuação para a celebração posterior de outro contrato,mas sim compromisso entre as partes,sob a ótica jurídica.

É um contrato como qualquer outro, que possui suas especificidades e é capaz de gerar direitos e deveres,fazendo lei entre as partes e devendo ser registrado no Cartório competente. Suas partes são chamadas de promitente e promissário e o exemplo mais clássico desse tipo contratual é a promessa de compra e venda, que entrelaça suas partes nos compromissos já estipulados e que serão reforçados com a celebração posterior da compra e venda propriamente dita.

Comum é o fato de que as partes optam por estipular a cláusula do não arrependimento e diante disso, quando concluído o contrato preliminar qualquer de suas partes poderá via judicial exigir seus direitos, como a celebração do contrato definitivo.Caso a pessoa estipulante não der execução ao contrato preliminar, ou seja se não exigir o cumprimento do mesmo, a outra parte poderá pleitear perdas e danos, é a chamada ação indenizatória com fulcro no artigo 186 do Código Civil.Se houver unilateralidade no contrato o credor deverá atentar-se para manifestação com base no prazo previsto no mesmo e caso haja omissão desse prazo, no que foi assinado pelo devedor.

No caso da compra e venda em promessa a parte poderá solicitar a outorga de escritura pública se cumpriu todas as condições que lhe eram inerentes,é o que nomeamos de real aquisição do imóvel ao promitente comprador, que inclusive tem direito real de exigir não somente do promitente vendedor como também de terceiros ou a quem os direitos deste forem cedidos a outorga da escritura acima explanada e se a recusa continuar existindo poderá em juízo ser pleiteada a adjudicação do imóvel.

Já na promessa da compra e venda ocorre a estipulação de transferência do domínio de algum objeto,que pode ser móvel ou imóvel e em contrapartida deverá haver o pagamento pela transferência e cumprimento de condições acertadas pelas partes.

Pode ser feito o contrato de compra e venda sem a necessidade do preliminar,desde que essa situação seja favorável as duas partes,logo é mister destacar que o primeiro não tem a natureza de acessoriedade,sendo por sua vez contrato principal.

Todos os contratos tem suas especificidades e requerem uma análise minuciosa antes de serem estipulados,inclusive acerca da cláusula do não arrependimento quando fazer-se presente.

Sobre a autora
Kelly Moura Oliveira Lisita

Advogada.Membro da Comissão de Direito das Famílias da OAB GO.Docente Universitára nas áreas de Direito Penal e Direito Civil.Tutora em EAD.Articulista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos