O salazarismo

24/04/2019 às 18:38
Leia nesta página:

O ARTIGO DISCUTE SOBRE A DITADURA PORTUGUESA INSTALADA COM O ESTADO NOVO E SUAS CARACTERÍSTICAS.

O SALAZARISMO

Rogério Tadeu Romano

O Estado Novo português é um contubérnio de República representativa, parlamentarismo, corporativismo e a ditadura.

salazarismo foi o regime ditatorial que existiu em Portugal, entre 1933 e 1974, e é conhecido também como Estado Novo.

Como reação ao liberalismo impotente e a agressão comunista, traduzida em frequentes comoções intestinais, foi imposto pelo exército, sob a tutela do general Carmona, o qual, imediatamente entregou à direção do governo a um professor catedrático da Universidade de Coimbra.

Garantido pela espada de Carmona, que assumiu a presidência da República como símbolo vivo da nova ordem nacional, Antônio Oliveira Salazar, como presidente do Conselho de Ministros, iniciou a tarefa de promover a nova escrituração política, social e econômica do país.

A Constituição de Portugal, aprovada pelo plesbicito nacional de 19 de março de 1933, que entrou em vigor em data de 11 de abril daquele ano, declarava no seu artigo 5º o seguinte: “O Estado português é uma república unitária e corporativa, baseada na igualdade dos cidadãos perante a lei, no livre acesso de todas as classes sociais aos benefícios da civilização e na interferência de todos os elementos estruturais da nação na vida administrativa e na feitura das leis”.

A Constituição de 1933, na senda da Constituição de Weimar, formalizou, pela primeira vez, em Portugal a constituição econômica. Por outras palavras: os vários domínios da ordem econômica e social são formalmente constitucionalizados, fixando-se a nível da constitução formal um quadro jurídico para os bens de produção, agentes econômicos, organização e regulação da economia. Além disso, e na medida em que muitas das normas da constituição econômica definem programas e estabelecem diretivas para a ordem econômica, a constituição deixou de ser um estado organizatório liberal para se erigir em constituição programático-dirigente.

O antiliberalismo do Estado Novo consistia, à semelhança do que aconteceu com os outros filões do pensamento conservador, em combater o liberalismo, mais como uma concepção de mundo e da vida do que como forma de dominio social e econômico correspondente à época do capitalismo de concorrência. A Constituição de 1933, tal como já tinha feito a Constituição de Weimar, encarou a transformação da base social do liberalismo e a evolução do capitalismo de concorrência. A Constituição de 1933 traduziu-se numa drástica restrição dos direitos fundamentais dos trabalhadores(proibição de direito à greve, proibição da liberdade sindical) em contraposição as liberdades reconhecidas ao outro parceiro social.

A declaração de direitos, fundamentalmente consolidada no artigo 8º, retomava o estilo das constituições liberais quanto a direitos, liberdades e garantias individuais. Previa-se também a hipótese de direitos constitucionais fora do catálogo. Mas o que caracterizou a Constituição de 1933 quanto a esta matéria, revelando o seu aspecto autoritário, foi o fato de alguns dos direitos mais significativos(artigo 8º, § 2º) ficarem submetidos ao regime que viesse a ser estabelecido por leis especiais. Os direitos fundamentais moviam-se no âmbito da lei, em vez de a lei se mover no âmbito dos direitos fundamentais;  à constitucionalidade dos direitos degradava-se em legalidade e legalização dos mesmos, ficando o cidadão submetido à discricionariedade limitadora do legislador.

O Chefe de Estado é o presidente da República, eleito pela nação(artigo 72). Mas o governo(como nos sistemas parlamentaristas) é exercido pelo ministério(artigo 107). A autoridade do presidente do Conselho é envolvente e domina toda a vida política, social e econômica do país. Os próprios ministros são politicamente responsáveis perante o presidente do Conselho(artigo 108), podendo este nomear e demitir, os titulares das diversas pastas. Poderá o presidente do Conselho, querendo, acumular em suas mãos, todas as funções ministeriais. em última análise, todos os poderes se concentravam na mãos do presidente do Conselho que é, realmente, o chefe do governo.

A Assembleia Nacional, que é composta de 120 deputados eleitos por sufrágio direto, por 4 anos, tem o poder de votar as leis, mas estas devem restringir-se à aprovação das bases gerais dos regimes jurídicos (artigo 92). A competência legislativa da Assembleia, nesses casos, é cumulativa, dependendo sempre da sanção do chefe do governo, em geral, compatível, pois tem o governo plena competência para expedir decretos-leis.

Ao lado da Assembleia Nacional funciona uma Câmara Corporativa que age em estreita e necessária colaboração com a Assembleia. Todos os assuntos de ordem econômica são estudos e resolvidos preliminarmente na Câmara Corporativa.

A função judicial é exercida por tribunais ordinárias e especiais(artigo 116).

Nas palavras de Salazar(Discursos, Coimbra, 1935), “a ditadura deve resolver o problema político português como um meio, não como um fim em si. Há que contrapor a um e outro extremo do Estado forte, mas limitado pela moral e pelos princípios de direito das gentes, pela garantias e liberdades individuais que são a exigência superior da solidariedade social. Esse conceito deve informar a organização e movimento do Estado português na realização de sua finalidade histórica”.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por outro lado, afirmou Salazar que “é preciso afastar de nós o impulso tendente à formação do que poderia chamar-se o Estado totalitário...” E acrescentava: “a nação é para nós uma e eterna; nela não existem classes privilegiadas nem classes diminuídas. O povo somos n~´os todos, mas a igualdade não se impõe e a justiça exige que onde há maior necessidade aí seja maior a solicitude; não é justo se não é humano”.

A ditadura do Estado Novo, em Portugal, estendeu-se por quatro décadas. Desse período todo, algumas características podem ser destacadas:

  • A censura foi imposta no país como forma de controlar as informações que eram veiculadas e filtrar tudo que se opusesse ao regime;
  • Perseguição aos opositores do governo;
  • Grande concentração de poder nas mãos do líder;
  • Perseguição a todos os partidos políticos, com exceção do partido do regime, chamado de União Nacional;
  • Imposição de uma agenda corporativista que colocava o governo como mediador das relações entre patrão e funcionário com o objetivo de evitar conflitos de classe;
  • Exaltação de valores tradicionais resgatados de um passado mítico português.
  • Defesa do colonialismo;
  • Exaltação de ideais conservadores sob o lema “Deus, pátria, família”.

Em 1974, o salazarismo foi derrubado graças à chamada Revolução dos Cravos, com a revolta de jovens oficiais sob a chefia do general Antônio de Spínola.

Eis a Constituição de 1933, de índole corporativa e autoritária.

Com a revolução de 1974,

Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos