AUXÍLIO-ACIDENTE

Requisitos

03/05/2019 às 13:08
Leia nesta página:

Auxílio-acidente é um benefício pago ao segurado do INSS, após alta do auxílio-doença, caso o seguro apresente redução da capacidade laboral. Deve ser concedido automaticamente pelo INSS.

 

Auxílio-acidente, benefício concedido ao segurado que devido a ocorrência de acidente de qualquer natureza,  fique com alguma limitação para exercer sua atividade.   Deve ser concedido após alta  do auxílio-doença caso o seguro apresente redução da capacidade laboral. Deve ser concedido automaticamente pelo INSS o auxílio-acidente.  No entanto, nem sempre ocorre desta forma, as vezes o segurado sai em  alta médica e é liberado para trabalho mesmo estando com sua capacidade diminuída.

Por exemplo um motoboy, que ao sofrer acidente de moto fique com alguma sequela após liberação do auxílio-doença. pode buscar este benefício. 

o que muito segurados acabam se confundindo, entende que deve ser acidente do trabalho,na verdade não, pode ser acedente de qualquer natureza.

O que deve ser levado em conta pelo segurado do INSS são os requisitos necessários para se buscar o benefício. a qualidade de segurado do INSS na época do acidente. ter sofrido acidente de qualquer natureza, ter uma redução parcial da capacidade para o trabalho, mesmo que minima, e existir nexo (ligação) entre o acidente e a redução da capacidade para trabalho.  Outra coisa que não se deve confundir é com o seguro DPVAT, muitos segurado acabam confundindo o auxílio-acidente com a indenização do DPVAT, são coisas distintas. Outra duvida que sempre surge, sempre perguntam se é necessário o acidente ter sido atual. Não não é necessário o segurado tem um prazo decadencial de 10 anos ara buscar o benefício.

 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Texto tem o objetivo de esclarecer, de forma simples e objetiva alguns pontos relativos ao Auxílio-acidente, não tenho a intenção aqui de me aprofundar ou esgotar o assunto. O texto foi produzido com objetivo de esclarecer algumas duvidas comum.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos