Imperial Ordem da Rosa: uma história de Amor e Fidelidade

07/05/2019 às 20:19
Leia nesta página:

Texto sobre a Imperial Ordem da Rosa, parte de uma série sobre as ordens honoríficas do Brasil Império.

O Imperador D. Pedro I do Brasil, ou Pedro IV de Portugal (1798 - 1834), por ocasião de seu segundo casamento, em 1829, criou aquela honraria que ficaria conhecida nos meios da numismática como a mais linda Ordem honorífica brasileira. O seu objetivo era demonstrar suas boas intenções e perpetuar a memória de seu matrimônio com Dona Amélia de Leuchtenberg e Eischstädt (1812 - 1873).

A Imperial Ordem da Rosa premiou militares e civis, nacionais e estrangeiros, por demonstrações de fidelidade ao Imperador ou por serviços destacáveis prestados ao Brasil. Dentre os galardoados, figuram o escritor Machado de Assis, o cientista Alfred Nobel, o matemático e astrônomo Annibale de Gasparis, o educador e sacerdote católico Inácio de Sousa Rolim, o magistrado Luiz Gonzaga de Brito Guerra.

A Ordem da Rosa era tão cobiçada, que chegou a ser utilizada no II Império como moeda de troca, com a intenção de estimular fazendeiros a libertar seus escravos. Dom Pedro II galardoou mais de quatorze mil pessoas com a insígnia da Rosa, cujo desenho original foi assinado por Eugène de la Michellerie e Pezerat - conforme documentos originais pertencentes ao Museu Imperial de Petrópolis.

Após o exílio da família imperial brasileira, a ordem se manteve em caráter privado, e o seu grão-mestre é o Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Luiz I. Anteriormente, esse título pertenceu a Dom Pedro I, Dom Pedro II, Dona Isabel I e Dom Pedro III (do Brasil).

Há seis graus possíveis, mais do que qualquer outra ordem honorífica imperial brasileira: Grã-cruz, Grande Dignitário, Dignitário, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A insígnia é formada por uma estrela branca de seis pontas maçanetadas (circuladas), unidas por guirlanda composta por dezoito rosas claras, cor-de-rosa (símbolo antigo da gratidão) . Em posição central, medalhão circular em ouro, com as letras "P" e "A" entrelaçadas, em relevo. Emoldurando a medalha, uma orla azul-ferrete (cor do mar azul muito escuro, quase negro), com a legenda "AMOR E FIDELIDADE". O reverso é semelhante ao anverso, porém com a inscrição "2-8-1829" (data do casamento entre Dom Pedro I e Dona Amélia), e uma legenda auto-explicativa, "PEDRO E AMÉLIA". A fita e a banda são em tom rosa claro, como as rosas, com duas orlas brancas.

A jovem Dona Amélia, com apenas dezessete anos, cativou os brasileiros, estudou sobre a sua nova nação, aprendeu a língua portuguesa e os costumes da pátria que se dispôs a governar. Ela supervisionava e dirigia pessoalmente a educação das princesas e do pequeno herdeiro do trono, Pedro de Alcântara (futuro Dom Pedro II do Brasil), que em pouco tempo passou a chamá-la de "mamãe". Ao que se sabe, a sua presença instaurou um clima de paz no Palácio e o Imperador Dom Pedro I cumpriu a sua promessa de ser um marido digno.

Parece que a homenageada fez jus ao lema de sua Ordem - AMOR E FIDELIDADE.


Referências:
Barman, Roderick J. Citizen Emperor: Pedro II and the Making of Brazil, 1825-1891. Stanford University Press. 2002.
Carvalho, José Murilo de. D. Pedro II: ser ou não ser. Companhia das Letras. 2007.
Costa, Sérgio Correia. As quatro coroas de D. Pedro I. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1995.
Schwarcz, Lília Moritz. As barbas do imperador. Companhia das Letras, 1998.
Von Regium. Um Mérito à Fidelidade. http://www.vonregium.com/um-merito-a-fidelidade/

A imagem pode conter: sapatos
Imagem 1: Insígnia simplificada da Imperial Ordem da Rosa, com estojo. Disponibilizado por: Medalhas Raras, de Milton Basile.
.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Imagem 2: Foto de uma Insígnia da Imperial Ordem da Rosa, em ouro, brilhante, rubi e esmalte. Museu Histórico Nacional. Disponibilizado por: Medalhas Raras, de Milton Basile.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Imagem 3: Anverso e reverso da insígnia da Ordem e Colar. (Acervo do Museu Imperial, Petrópolis). Disponibilizado por Von Regium.

Sobre a autora
Lorena de Bessières

Dra. Lorena de Bessières é advogada especialista em soluções empresariais, graduada na PUC-RS, com pós graduações no Brasil e no exterior. Tem 15 anos de experiência em estratégias complexas e projetos multidisciplinares, sendo cinco destes anos na Europa. Presidente Fundadora da Embaixada Geração de Valor Minas Gerais (EGV Minas). Criadora da Mentoria Jornada Empresarial. Instagram: @lorenadebessieres . Experiente em times jurídicos eleitorais, em campanhas de mais de quarenta candidatos (vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito). Além das atividades típicas da advocacia, publicou livros, artigos acadêmicos, apresentou trabalhos, concedeu entrevistas, recebeu prêmios e reconhecimentos internacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos