INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1888/2019 – REGULAMENTAÇÃO DA CRIPTOMOEDA

A regulamentação de operações realizadas através de criptoativos através da IN 1888/2019, com foco na diminuição de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal.

Leia nesta página:

O artigo fala um pouco sobre a IN que entrará em vigor a partir de agosto 2019, regulamentando operações com criptoativos.

Com a publicação no Diário Oficial em 07/05/2019, a IN RFB Nº 1888/2019, institui e disciplina a prestação obrigacional referente a operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).

Nesse passo, pessoas físicas, jurídicas e corretoras que realizem operações com criptoativos, deverá prestar informações à Receita Federal, sob pena de multa mensal por desobediência a regra.

Antes de abordar o tema objeto deste artigo, importante conceituar o que são “criptoativos”. A norma define como criptoativo “a representação digital de valor denominada em sua própria unidade de conta, cujo preço pode ser expresso em moeda soberana local ou estrangeira, transacionado eletronicamente com a utilização de criptografia e de tecnologias de registros distribuídos, que pode ser utilizado como forma de investimento, instrumento de transferência de valores ou acesso a serviços, e que não constitui moeda de curso legal”.

Importante salientar que tal medida vem de encontro com o que vem se intensificado em vários países, vista a constatação de que diversos grupos estariam se utilizando do sistema para angariar e cometer crimes como: lavagem de dinheiro, sonegação, financiamento ao tráfico de armas e terrorismo, vez que, tais transações podem ser realizadas a margem do sistema financeiro tradicional, e com total sigilo, criando com isso, grupos que estariam se beneficiando desse atrativo para praticar crimes.

A referida Instrução Normativa passará a vigorar em agosto deste ano, trazendo consigo a regulamentação quando as operações realizadas com esse ativo, demandando sujeito ativo a obrigatoriedade em declarar suas operações e valores.

Quando tratar-se de Exchanges domiciliadas no exterior e as operações realizadas entre as próprias pessoas físicas ou jurídicas sem intermédio de corretagem, serão declaradas pelas mesmas (pessoa física ou jurídica), devendo sempre declarar o valor mensal das operações, de forma isolada ou conjunta, quando ultrapassar R$ 30 mil.

Frisa-se que a inocorrência desta declaração comporta a pessoa física ou jurídica multa fixada conforme artigo 10 do Capitulo VI – Das Penalidades, e na constatação de crime, sem prejuízo da aplicação da multa adequada poderá ser formalizada comunicação ao Ministério Público Federal.

Nessa passo, conclui-se que tanto a pessoa física quanto a jurídica se desejarem operar de forma idônea e sem qualquer risco deverá cumprir formalmente o determinado na Instrução Normativa, devendo iniciar tais declarações a partir de setembro deste ano, para que futuramente não incorra em qualquer infração, com possibilidade de imputação de crime federal.

Sobre os autores
MENDONÇA CAPORICI & GONÇALVES ADVOGADOS

O MENDONÇA CAPORICI & GONÇALVES é composta por uma equipe multi setorial e altamente qualificada no que tange a prestação de serviços estruturados, com qualidade e dedicação em atender seus clientes trazendo consigo uma assessoria “full service”, capacitada para conciliar demandas de variados setores, voltados para área empresarial, consultoria tributária e demais ramos do direito especializado. Com o objetivo de trazer resultados advindos de planejamentos estratégicos, como também de análises específicas conforme as demandas apresentadas. Nessa proposta, o cliente terá atendimento personalizado em todas demandas administrativas e judiciais, trazendo com isso funcionalidade, e desobrigando os clientes a procurar diferentes profissionais para cada especialidade. O escritório MENDONÇA CAPORICI & GONÇALVES traz a confiança de poder contar com diversas especialidades num só escritório, de maneira simplificada.

Vanessa

Advogada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos