“Precisamos de um ombudsman do cidadão”

Leia nesta página:

Sem a mudança do modelo mental as instituições não avançarão e os cidadãos continuarão tendo as mesmas reações quanto ao desalento e a impotência de fazer algo a respeito.

As redes sociais fervem com postagens constantes sobre os salários e outras vantagens estratosféricas de diversos sujeitos encastelados no poder público.

As mais recentes são sobre as filhas solteiras de ex-juízes de tribunal superior que recebem o mesmo valor do salário dos juízes atuais a título de pensão. Sobre elas se diz que seriam “solteiras” fictícias, uma vez que têm companheiros e famílias, o que incentiva comentários e protestos duros contra a sua moralidade e a farra com o dinheiro público.

Também recebem não poucos adjetivos desairosos as informações sobre o pagamento de elevados valores a integrantes de tribunais de contas estaduais, inclusive muitos deles presos, como é o caso do Rio de Janeiro.

Para terminar, já que os exemplos são quase infinitos, vale o registro da informação de que os senadores têm direito a receber auxílio-moradia de módicos R$ 5,5 mil, ou mais de 3 vezes a renda média do brasileiro, mesmo que possuam imóvel em Brasília, o que só foi possível confirmar depois de vasculhar sete documentos no site do Senado. O texto diz tratar-se de uma “brecha”. Irreal.

Não seriam muito diferentes as reações sobre uma outra série de situações reiteradas que envolvem preocupações com independência, ausência de conflito de interesses e outros elementos importantes para a percepção de funcionamento correto das nossas instituições.

O que dizer, para ilustrar, sobre a constatação de que os integrantes dos tribunais de contas, criados para fiscalizar a aplicação de recursos públicos, dinheiro de todos, são em sua maioria nomeados por dirigentes políticos e, normalmente, ex-parlamentares.

São tantas as situações que causam perplexidade, inclusive no dia a dia do cidadão, que o professor de direito Rizzato Nunes chegou a escrever, em artigo publicado no final do ano passado, que estamos nos acostumando com a incoerência e com a falta de bom senso, com distorções e decisões absurdas com consequências disparatadas.

Massacrado pela burocracia irracional e pelo tsunami diário de situações que atentam contra a razoabilidade, o cidadão usa o seu sistema imunológico psicológico para não sofrer com aquilo que está muito longe das suas forças para obter uma solução. Coloca a culpa na conta de alguém ou de algo e segue em frente, no que é chamado de felicidade sintética.

O modelo mental é esse e enquanto qualquer reação depender de algo desconhecido ou fora do acesso dos brasileiros, a tendência é protestar, indignar-se e esquecer. O sofrimento mental não comporta outra solução. É isso ou adoecer.

Do ponto de vista da sociedade, no entanto, é preciso que esse modelo mental seja mudado. Sem isso as instituições não avançarão e os cidadãos continuarão tendo as mesmas reações quanto ao desalento e a impotência de fazer algo a respeito.

Não se tem a percepção de que o Ministério Público, as defensorias, as ouvidorias, os parlamentares têm respondido a essa demanda fragmentada da sociedade. A atomização, ao contrário, somente serve a quem se beneficia da ausência de instrumentos para o cidadão diretamente manifestar-se, monitorar e cobrar soluções.

Em tempos de inovação, valeria pensar em algo na linha do que foi a debacle de todas as certezas nas últimas eleições. Nem mídia, nem institutos de pesquisa, nem tempo de televisão. O que fez a diferença foram as novas formas de interação viabilizadas pela tecnologia. Se esse é o meio, o instrumento poderia ser o ombudsman do cidadão.

Recentemente, o Governo Federal ampliou as atribuições de um outro ombudsman, o de investimentos internacionais, que não tinha ainda atuado para que ele possa acionar mais de 30 órgãos federais e pontos focais indicados pelos Estados, visando, entre outros objetivos, buscar soluções para atender dúvidas, queixas e conflitos.

Essa figura ainda ajudará no controle do cumprimento de regras de boa conduta das multinacionais, monitorando ainda diversas normas e recebendo denúncias.

Pretende-se usar uma plataforma on-line pública para receber essas demandas, o que está em linha com os novos tempos.

Ora, esse mesmo modelo pode ser utilizado como canal para expressão dos cidadãos a respeito de todas essas situações que exigem análise e devido tratamento para que, progressivamente, possamos melhorar as nossas instituições, eliminar pontos de irracionalidade e abuso em regras e devolver a todos uma cultura de respeito à sociedade, algo que se perdeu ao longo de anos de pouco caso e que hoje não mais se sustenta.

Fixar um canal único para essas demandas e permitir o acompanhamento do que está acontecendo em função delas, com a transparência assegurada pela internet, não atende ao interesse de muitos. Todos aqueles que são contra o Brasil e os brasileiros.

Abrir a porta do inferno para eles é a melhor resposta para resgatar a também sintética cidadania atual, difusa, fraca, dispersa e meramente teórica, como na prática é percebida. Precisamos de um ombudsman para isso.

Sobre o autor
José Constantino de Bastos Jr.

advogado, ex-secretário nacional de racionalização e simplificação.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos