Com quantas violações se faz a CF/88?

É possível algo ficar inteiro se quebramos toda hora?

11/05/2019 às 14:07
Leia nesta página:

As crianças aprendem isso na escola, desde bem miúdas, não é mesmo?

O descaso com o meio ambiente, a reforma trabalhista e agora a previdenciária, os atiradores de elite atacando o povo no RJ, as ameaças aos indígenas, a liberação de agrotóxicos altamente nocivos, o desprestígio internacional, a sedição da soberania nacional são ataques letais à CF/88.

Sem contar que agora se voltam contra o conhecimento e a ciência. São tantos absurdos que, num só dia, qualquer pessoa é capaz de colecionar inúmeros recortes das mais graves violações à Constituição Federal de 1988. Há aquela série clássica, por exemplo, em que autoridades do próprio Ministério da Educação recomendam filmar e gravar aulas de professores que ousem criticar a política que desintegra a educação pública. É magistral a violência institucional, porque não falta clareza ao artigo 5º da CF/88:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Então, ministrar aulas sobre história e contemporaneidade, filosofia e sociologia, em que se promova o desagravo aos ataques dos padrões mínimos de decência pública e em defesa da democracia e dos direitos humanos, é crime? Existe um tipo penal para “doutrinação”? O que seria doutrinação – dizer que mulheres, pobres, negros, quilombolas, comunidade LGBT, idosos e jovens, trabalhadores, estão cobertos de razão em sua essência e protegidos por direitos fundamentais?

Será crime defender a CF/88 e a dignidade da pessoa humana (art. 1º, III), a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas (art. 5º, X), o devido processo legal (art. 5º, LIV), o contraditório e a ampla defesa (art. 5º, LV) ou a presunção da inocência (art. 5º, LVII)?

Além dessa compreensão sobre o que é doutrinação, ainda devemos entender a crítica ao barbarismo social como um atentado terrorista, a fim de que se possa levar professoras e professores, alunas e alunos presos, algemados, humilhados, espancados pela polícia militar ou federal?

Pelo caminho contrário à tipologia da doutrinação (tipo penal em branco sem ser tipo algum), defender o fascismo não viola as leis? Pregar o ódio social, um “direito” de espancar e de matar, está de acordo com a CF/88?

Acusar as universidades, os centros de pesquisa e os institutos federais de promoverem balbúrdia – sem nunca terem entrado nesses espaços –, aclamar o corte de 30% (ou muito mais) de verbas federais para a área da educação, é o correto?

Se pesquisarmos o Estado de Exceção (implantado em refinamento ao Estado Penal), desde 2005, estaremos cometendo doutrinação que mereça a pena de morte?

Então, deve-se apoiar – como sinal de imensa qualidade moral e intelectual – que cortemos as bolsas de pós-graduação  (para gerar alquimia)? O Supremo Tribunal Federal deu 11 a zero, pela manutenção da isonomia universitária, mas será sempre assim ? É saudável alegar que o “Jesus da Goiabeira” apontou o “direito” de matar trabalhadores rurais e sem-terras? E as milhares de mães presas, ilegalmente , será que fazem as cortes judiciais (regadas a lagosta e vinho) se sentirem mais seguras?

Minha dúvida final é se Kafka comia “Kafta”.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos