Explanação do Crime de Peculato.

31/05/2019 às 12:11
Leia nesta página:

Breve síntese dos artigos 312 e 313, do Código Penal.

Primeiramente seguem os Artigos 312 e 313 na íntegra para acompanhamento.

Art. 312.

Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

§ 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

Peculato culposo

§ 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:

Pena - detenção, de três meses a um ano.

§ 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.

 

Art. 313.

Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem:

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Existem 05 (cinco) tipos de peculato, os quais serão expostos em breve síntese.

A 1ª espécie é o chamado Peculato Apropriação (art. 312, caput, 1ª parte), o agente apropria-se de bem móvel que tenha a posse anterior e lícita, o dolo é posterior (primeiro tem a posse da coisa depois surge a intenção de tê-la pra si), se consuma com a posse pacífica, ou seja, dispondo do bem.

Após tratamos do Peculato Furto, (art. 312, §1º), que nada mais é do que o crime de furto especializado pela condição de funcionário público. O verbo é subtrair a coisa se valendo dessa condição. A posse é ilícita, porque decorre de uma subtração não consentida, o dolo é anterior, pois age com o dolo de subtração do bem (já vai com a intenção), e também se consuma com a posse pacífica.

A 3ª espécie é o Peculato Desvio (art. 312, caput, 2ª parte), o agente tem a posse anterior e lícita, possui dolo posterior igualmente no Peculato Apropriação, mas dá uma destinação diversa da disposta em lei, desvia a coisa, assim consumando-se este delito. Por exemplo: “o agente recebe um cheque como pagamento de IPTU e empresta este cheque para terceiro a fim de receber juros em cima do valor”.

Depois temos o Peculato Estelionato (art. 313), a coisa chega ao agente por erro de outrem, aqui não subtrai, nem desvia. Ele se apropria mas por erro de outra pessoa, mantem o outrem em situação de erro. O dolo é posterior a chegada da coisa, e se consuma com a sua posse. O pressuposto para esse delito é que o outro já se encontre em erro e o agente irá mantê-lo, se o agente induzi-lo ao erro, aí então se trata de estelionato (art. 171, CP).

A última espécie é o Peculato Culposo (art. 312, §2º e 3º), aqui se precisa de duas pessoas, o funcionário público e o outrem. O agente viola o dever objetivo de cuidado e dá causa ao crime de outrem. Para melhor visualização, por exemplo: “o policial que para a viatura em frente à padaria e a deixa ligada com a chave na ignição. Passa um indivíduo pelo local e a furta”. Aqui o agente não se apropria de nada, não desvia nada, tão pouco subtrai, ele apenas concorre para o crime de outra pessoa. Esse crime se consuma com a consumação do crime do outro. Agora se o crime do outrem restar tentado esta espécie de peculato não será tentada também, pois é crime culposo e não admite tentativa, passando a ser então conduta atípica.

E para finalizar observando o §3º, do art. 312, se a reparação do dano se precede à sentença com trânsito em julgado extingue a punibilidade, para clarear voltamos ao exemplo anterior: “após o furto da viatura, o policial compra um carro igual e repõe para a polícia, reparando o dano sofrido”. Agora se a reparação for posterior à sentença irrecorrível, reduz pela metade a pena imposta. Esse parágrafo só se aplica ao peculato culposo. Nas demais espécies, se o funcionário público reparar o dano, pode ser caso da atenuante prevista no Art. 65, inciso III, alínea “b”, do CP.

Sobre a autora
Laís Macorin Pantolfi

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista - FADAP; Pós-Graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Advogada; Membro da Comissão de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos OAB - Tupã e Presidente da Comissão de Proteção a Criança e Adolescente OAB-Tupã. "Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz." - Eduardo Couture

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos