Novo entendimento do STJ sobre ‘desaposentação’

31/05/2019 às 12:27
Leia nesta página:

- REsp nº 1334.488 / SC (2012/0146387-1)

desaposentação era a possibilidade do “desfazimento da aposentadoria voluntária por vontade do titular (renúncia), para fins de aproveitamento do tempo utilizado naquela para fins de contagem para nova aposentadoria, no mesmo ou em outro regime previdenciário, em razão da continuidade da atividade laborativa e, consequentemente, do período contributivo.[1]

Antes, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendia ser possível essa pretensão do segurado que continuava trabalhando, mesmo após a concessão do benefício de aposentadoria, visando aproveitar novas contribuições numa nova aposentadoria.

Assim, o STJ, havia consolidado o entendimento de que “os benefícios previdenciários são direitos patrimoniais disponíveis, razão pela qual admitem desistência por seus titulares, destacando-se a desnecessidade de devolução dos valores recebidos para a concessão de nova aposentadoria” (Tema 563/STJ).

Contudo, o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), é diferente disso.

Segundo o STF, por não está previsto em lei, o instituto da desaposentação não pode subsistir. A proposito no julgamento do RE 661.256/SC, a corte suprema fixou a tese de repercussão geral de que, “no âmbito do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, somente lei pode criar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão legal do direito à 'desaposentação', sendo constitucional a regra do art. 18, § 2º, da Lei nº 8.213/91”.

Com base nesse entendimento, o STJ mudou o seu entendimento para realinhá-lo ao STF no sentido de ser impossível ao segurado já aposentado fazer jus a novo benefício em decorrência das contribuições vertidas após a concessão da aposentadoria.

Para ler a íntegra do acórdão acesse o nosso blog AQUI!

Sobre o autor
Valter dos Santos

VEJA OS DETALHES EM >>> @vs_valterdossantos

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos