Resenha Critica referente à Responsabilidade Civil Objetiva e Subjetiva do Estado.

14/06/2019 às 12:49
Leia nesta página:

A Responsabilidade Civil do Estado tem como finalidade reparar os danos causados a terceiro por meio do comportamento imputável aos seus agentes.

A Responsabilidade Civil do Estado tem como finalidade reparar os danos causados a terceiro por meio do comportamento imputável aos seus agentes, ou seja, o Estado, em regra, responde objetivamente pelos danos que os seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiro.

Em tese, a teoria do risco administrativo importa atribuir ao Estado a responsabilidade pelo risco criado pela sua atividade administrativa; dos princípios da equidade e da igualdade de ônus e encargos sociais.

Além disso, o mínimo necessário para determinar a responsabilidade do Estado é que o cargo, a função ou a atividade administrativa tenha sido a oportunidade para a pratica do ato ilícito. Deste modo, sempre que o agente tiver contribuído para a pratica do ato danoso, ainda que simplesmente lhe proporcionando a oportunidade para o comportamento ilícito,o Estado responde  pela obrigação ressarcitória.

Logo, temos o exemplo do caso da bala perdida entre um confronto com policiais e bandidos, no qual pessoas inocentes são atingidas. Nesta situação, a responsabilidade civil será do Estado por tratar-se da Teoria do Risco. Registra-se que, só não haverá esse dever de indenizar nos casos de bala perdida, quando não houver nenhuma relação com atividade policial.

À vista disso, sabemos que a responsabilidade civil do Estado, em regra, é objetiva, fundada no risco administrativo sempre que o dano for causado por agente publico, bem como, quando houver relação de causa e efeito entre a atuação administrativa e o dano. Contudo, nos casos em que o dano não é causado pela atividade estatal, nem pelos seus agentes, mas por fenômenos da natureza – tempestades, inundações ou por fato da própria vitima ou de terceiros, tais como assaltos, não responde o Estado objetivamente por tais fatos, visto que não foram causados por sua atividade; Entretanto, poderá responder subjetivamente com base na culpa anônima ou falta de serviço, se por omissão concorreu para não evitar o resultado quando tinha o dever legal de impedi-lo.

Nos casos da omissão especifica e genérica, a responsabilidade do Estado será subjetiva no caso de omissão genérica; e objetiva, no caso de omissão especifica, pois ai há dever individualizado de agir.  

Registra-se que, a omissão especifica dar-se-á quando o Estado estiver na condição de “guardião” e por sua omissão, cria situação propícia para a concorrência do evento em situação em que o dever de agir para impedi-lo; a omissão estatal se erige em causa adequada de não se evitar o dano. Destarte, a omissão especifica, que faz emergir a responsabilidade objetiva da Administração Publica, pressupõe um dever especifico do Estado, que o obrigue a agir para impedir o resultado danoso. (ex: morte de detento em rebelião em presídio)

Por outro lado, a omissão genérica tem lugar nas hipóteses em que não se pode exigir do Estado uma atuação especifica; quando a administração tem apenas o dever legal de agir em razão, por exemplo, do seu poder de policia (ou de fiscalização), e por sua omissão concorre para o resultado, caso em que deve prevalecer o principio da responsabilidade subjetiva.

Como se observa, na omissão genérica faz emergir a responsabilidade subjetiva da Administração, a inação do Estado não se representa como causa direta e imediata da não concorrência do dano, razão pela qual deve o lesado provar a falta de serviço concorreu para o dano, que se houve uma conduta positiva pratica pelo Poder Publico o dano poderia não ter ocorrido.

Por fim, se tratando de fatos da natureza, a administração publica só será responsabilizada pela reparação dos danos provocados por eventos inevitáveis da natureza, bem como inundações, alagamentos - caso, por sua omissão ou atuação deficiente, deixando de realizar obras que seriam exigíveis, na qual poderia ter evitado a causa do prejuízo.

Sobre a autora
Ramirhis Laura Xavier Alves

Advogada - OAB/MT. Atuante na seara do Direito Tributário e Direito Empresarial com foco em Reestruturação Empresarial, Recuperação judicial e Falência e Recuperação de ativos. Possui Curso de Capacitação em Administrador Judicial pelo Instituto Brasileiro da Insolvência - IBAJUD e Curso de Mediação na Recuperação Empresarial - IBAJUD. Atuou como assessora e, posteriormente, coordenadora administrativa na Secretaria de Fazenda do Município de Várzea Grande - MT, totalizando 4 (quatro) anos de serviço público. No campo social, foi Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS (2019 a 2020). Foi Membro da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio (2020-2021). Participou como examinadora de bancas de monografias da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica - PUC de Minas Gerais. Atualmente, é advogada, atuando de forma estratégica em casos de média a alta complexidade envolvendo Recuperação Judicial, unidades produtivas isoladas - UPI, fusão e incorporação de empresas, venda de ativos, incidentes de desconsideração da personalidade jurídica, dentre outros. É membro da Comissão de Recuperação Judicial e Falências; comissão de Direito Tributário; comissão de Direito Empresarial e comissão de Direito do Agronegócio da OAB-MT. Membro do grupo de pesquisa em Direito e Literatura da USP - Ribeirão Preto. Possui artigos jurídicos publicados em revistas jurídicas e periódicos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos