Vigia x Vigilante e o Adicional de Periculosidade. Quem tem direito? 1

Diferenças entre a atividade de VIGIA e do VIGILANTE

16/06/2019 às 17:00
Leia nesta página:

O uso de arma de fogo. A obrigatoriedade de realização de curso técnico dentre outros requisitos diferenciam essas duas atividades. Saiba como.

Há diferença entre a função de vigia e vigilante. O vigia é aquele encarregado de cuidar e fiscalizar os bens deixados aos seus cuidados pelo patrão. Veja bem, o vigia não tem obrigação de exercer outra função a não ser a de praticar tais cuidados. Diferentemente, o vigilante, obrigatoriamente, tem que ser registrado na Delegacia Regional do Trabalho, além de ser aprovado em curso de formação específica para o porte de armas.

Dá para perceber a diferença e o grau de risco do vigilante em relação ao vigia, que não realizou nenhum treinamento específico de vigilância armada. Por conta desse grau elevado de risco, o vigilante terá direito ao adicional de periculosidade. Em relação ao vigia, caso trabalhe em período noturno ele terá direito ao adicional noturno.

OS TRIBUNAIS E VOCÊ é o nosso espaço destinado a comentar decisões de grande importância a nível nacional para ajudar o trabalhador e trabalhadora a serem informado dos seus direitos. Pretendemos analisar e comentar julgamentos de processos com grau elevado de importância. Na análise dessa postagem, houve julgamento recente o Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região (TRT-RS) fazendo a distinção acima destacada.

Sobre o autor
Bruno Henrique Vaz Carvalho

Advogado especialista em Direito Previdenciário, Trabalhista e Consumidor. Com 13 anos de experiência, atua para mais de 30 mil clientes no Ceará. Conta com uma banca de advogados que abrange todo Estado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

AS pessoas precisam saber quais seus direitos e não serem prejudicadas. Tem muito trabalhador que não sabe o que sua atividade lhe disponibiliza juridicamente falando.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos