Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros: há necessidade de exposição permanente a agentes biológicos? 1

16/06/2019 às 20:25
Leia nesta página:

Profissionais da saúde trabalham diariamente sob o risco de sofrer algum risco de contaminação. Não basta o contato direto com equipamentos e materiais, mas os próprios pacientes, seus colegas de trabalho e o próprio local de trabalho são riscos diretos.

Os profissionais da saúde travam verdadeiras batalhas jurídicas contra o Instituto Nacional da Seguridade Social - INSS para comprovar a insalubridade e o tempo especial do seu trabalho para fins de aposentadoria. Alguns desses profissionais são os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Percebam que a grande questão que deve ser levada em consideração não se dá em relação ao tempo diário que esses profissionais ficam expostos a agentes biológicos. Ou seja, não necessariamente o profissional deva passar o dia todo exposto aos agentes biológicos para que seu tempo de trabalho seja considerado como especial.

Esse argumento é utilizado erroneamente pelo INSS, pois no intuito de não querer conceder o benefício de aposentadoria aos trabalhadores, alegam em suas decisões de indeferimento que o profissional não ficava o tempo todo, ou seja, de forma integral, em contato com tais agentes biológicos, com isso o risco de contaminação seria mínimo, pois não havia contato permanente (durante toda jornada de trabalho) que lhe trouxessem risco de contaminação.

Porém, a questão não é proceder com a contagem diária de quantas horas, minutos ou segundos os enfermeiros e técnicos de enfermagem passam em contato direto com agentes biológicos que lhe tragam risco de contaminação. Basta um simples e rápido contato! Um único paciente, um único atendimento, já seria suficiente para ocorrer o risco de contaminação. 

O entendimento que vem sendo adotado e as decisões que estão prevalecendo na Justiça é essa no sentido da DESNECESSIDADE do contato direto durante todo o dia de trabalho daquele profissional. Conforme dito anteriormente, um simples contato durante o dia já possibilita o risco de contaminação. Por conta disso, fica resguardado o direito da contagem de tempo especial desses profissionais.

Segue decisão da Turma Nacional de Uniformização - TNU, órgão jurisdicional competente para unificar a nível nacional o entendimento sobre temas que abrangem questões entre trabalhadores e INSS:

"…não é necessário que a exposição a agentes biológicos ocorra durante toda a jornada de trabalho, pois, consideradas as particularidades do labor desempenhado, o efetivo e constante risco de contaminação e de prejuízo à saúde do trabalhador satisfaz os conceitos de exposição habitual e permanente”. 

Processo: 05085121820164058102 - Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei (Presidência) Relator: Ministro Raul Araújo - Órgão Julgador: Turma Nacional de Uniformização - Data da decisão: 19/02/2018 - Data da Publicação: 19/02/2018)”.

Sobre o autor
Bruno Henrique Vaz Carvalho

Advogado especialista em Direito Previdenciário, Trabalhista e Consumidor. Com 13 anos de experiência, atua para mais de 30 mil clientes no Ceará. Conta com uma banca de advogados que abrange todo Estado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos