Trabalhar Demais Gera Dano Moral?

16/06/2019 às 20:45
Leia nesta página:

a jornada de trabalho interminável, cobranças excessivas, cumprimento de metas, tudo isso faz com que o trabalhador passe mais tempo trabalhando e se desgastando. As consequências para ele são terríveis, cabendo dano moral pelo desgaste físico e mental.

Numa relação de trabalho há vários direitos postos em questão. É preciso saber cobrar e identificar o que cada profissão pode pleitear para não acabar errando e se prejudicando numa possível ação trabalhista. O exemplo disso é a distinção entre cobrança de horas extrasadicional noturno e o pedido de indenização por trabalhar muito.

Vejam bem, o fato de um motorista, por exemplo, trabalhar ultrapassando sua jornada de trabalho lhe dá o direito de cobrar, junto à empresa, o pagamento de horas extras em dobro quando da elevada jornada de trabalho. Se o período de atividade for noturno, ele também terá direito ao adicional noturno com jornada reduzida, o que levará o motorista a ter mais direitos.

Porém, esse mesmo profissional não deve misturar os direitos e no lugar de focar nos verbas trabalhistas destacadas no parágrafo anterior e ir direto pleitear o recebimento de indenização por danos morais tendo em vista as inúmeras horas de trabalho como motorista. 

Para o recebimento de qualquer indenização, deve-se comprovar o nexo causal, ou seja, o fato gerador que ensejou o dano a ser reparado. O simples fato do motorista trabalhar em jornada de trabalho excessiva não lhe garante o recebimento de indenização. Ele teria que comprovar um dano sofrido que poderia ter atingido sua saúde, seu organismo, sua coluna, problemas com insônia que o leve a dependência de medicamentos e etc. 

Caso ele não comprove o dano sofrido, estará prejudicado e não obterá êxito nesta ação, acabando por arcar com o pagamento de sucumbência, trazendo-lhe prejuízo. 

De um lado, a empresa deve se resguardar o limite da jornada de trabalho do motorista arcando com o pagamento das horas extras e possíveis adicionais; do outro lado o motorista deve comprovar o dano sofrido para se ter direito a buscar a Justiça do Trabalho e garantir o recebimento de indenização. 

Assim decidiu a 8a Turma do Tribunal Superior do Trabalho - TST. Processo ARR-2034-92.2016.5.12.0012.

Sobre o autor
Bruno Henrique Vaz Carvalho

Advogado especialista em Direito Previdenciário, Trabalhista e Consumidor. Com 13 anos de experiência, atua para mais de 30 mil clientes no Ceará. Conta com uma banca de advogados que abrange todo Estado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos