O ordenador de despesas e o dever de prestar contas

Leia nesta página:

Todo ordenador de despesa ficará sujeito a tomada de contas realizada pelo órgão de contabilidade e verificada pelo órgão de auditoria interna, antes de ser encaminhada ao Tribunal de Contas.

É consabido que todo administrador público tem, como atividade inerente a sua função, o dever de prestar contas dos recursos que geriu durante o mandato ou durante o período que atuou como ordenador de despesas. Este é um dever também do presidente da República, neste caso, com periocidade anualmente renovada. É da competência exclusiva do Congresso Nacional julgar as contas prestadas pelo presidente da República.

Em relação ao ordenador de despesas, o dever de prestação de contas está explícito no Decreto Lei nº 200/1967:

Art. 81. Todo ordenador de despesa ficará sujeito a tomada de contas realizada pelo órgão de contabilidade e verificada pelo órgão de auditoria interna, antes de ser encaminhada ao Tribunal de Contas (artigo 82).

Parágrafo único. O funcionário que receber suprimento de fundos, na forma do disposto no art. 74, § 3º, é obrigado a prestar contas de sua aplicação procedendo-se, automaticamente, a tomada de contas se não o fizer no prazo assinalado.

[...]

Art. 93. Quem quer que utilize dinheiros públicos terá de justificar seu bom e regular emprêgo [sic] na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das autoridades administrativas competentes.1

No âmbito federal, a Lei nº 8.443/1992 – Lei Orgânica do TCU também dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de contas:

Art. 6° Estão sujeitas à tomada de contas e, ressalvado o disposto no inciso XXXV do art. 5° da Constituição Federal, só por decisão do Tribunal de Contas da União podem ser liberadas dessa responsabilidade as pessoas indicadas nos incisos I a VI do art. 5° desta Lei.

Art. 7° As contas dos administradores e responsáveis a que se refere o artigo anterior serão anualmente submetidas a julgamento do Tribunal, sob forma de tomada ou prestação de contas, organizadas de acordo com normas estabelecidas em instrução normativa.2

A Corte de Contas ainda firma a seguinte orientação aos gestores de recursos em relação ao dever de prestar contas:

A ocorrência de caso fortuito ou força maior não exime de responsabilidade gestores de recursos públicos que, tendo oportunidade de demonstrar na época certa prevista para a prestação de contas o correto emprego dos recursos sob sua gestão, não o tenham feito (art. 399 do Código Civil).3

Em relação aos documentos indispensáveis na prestação de contas do ordenador de despesas, a Lei Orgânica do TCU elenca os seguintes: relatório de gestão; relatório do tomador de contas, quando couber; relatório e certificado de auditoria, com o parecer do dirigente do órgão de controle interno, que consignará qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as faltas encontradas; e pronunciamento do Ministro de Estado supervisor da área ou da autoridade de nível hierárquico equivalente, na forma do art. 52 da mesma Lei nº 8.443/1992.

A função de ordenar despesas exige um trabalho especializado e cuidadoso do agente público, considerando a importância dessa missão. Nesse sentido, estar ciente sobre a forma da prestação de contas é muito importante para a garantia dos agentes públicos em sua atuação.

O tema será aprofundado no livro Curso de Ordenador de Despesas, que será lançado em breve pela Editora Fórum.


NOTAS

1 BRASIL. Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0200.htm>. Acesso em: 24 jun. 2019.

2 BRASIL. Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992. Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L8443.htm>. Acesso em: 24 jun. 2019.

3 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Processo nº 031.921/2014-0. Acórdão nº 1040/2018 – Primeira Câmara. Relator: ministro Walton Alencar Rodrigues.

Sobre o autor
Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

É professor de Direito Administrativo, mestre em Direito Público e advogado. Consultor cadastrado no Banco Mundial. Foi advogado e administrador postal na ECT; Juiz do Trabalho no TRT 10ª Região, Procurador, Procurador-Geral do Ministério Público e Conselheiro no TCDF.Autor de 13 livros e 6 coletâneas de leis. Tem mais de 8.000 horas de cursos ministrados nas áreas de controle. É membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, como acadêmico efetivo imortal em ciências jurídicas, ocupando a cadeira nº 7, cujo patrono é Hely Lopes Meirelles.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos