AÇÃO MONITÓRIA

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS - PROCESSO CIVIL (ARTIGO 700 A 702)

30/06/2019 às 13:24

Resumo:


  • A ação monitória permite que o credor exija do devedor o cumprimento de uma obrigação baseada em prova sem eficácia de título executivo.

  • No procedimento monitório, a citação do devedor é uma ordem de pagamento, não um convite para se defender, podendo resultar em embargos monitórios.

  • Os embargos monitórios são a forma de defesa do devedor, devendo ser apresentados dentro de 15 dias, e o recurso cabível contra a decisão é a apelação.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Ação monitoria é todo aquele que se intitula credor de obrigação pecuniária (soma em dinheiro), fungível ou infungível, móvel ou imóvel e de obrigação de fazer ou não fazer; tanto o credor originário como o cessionário e o sub-rogado.

Ação monitória é todo aquele (pessoa fisica ou jurídica de direito privado ou público) que se intitular credor de obrigação pecuniária (soma em dinheiro), fungível ou infungível, móvel ou imóvel e de obrigação de fazer ou não fazer, tanto o credor obrigatório como o cessionário e o sub-rogado (legitimidade ativa). Na legitimidade passiva é o "devedor capaz" da ação obrigacional, mesmo sendo sucessor universal ou singular.  

É admissível ação monitória em face da Fazenda Pública (art. 700 - §6º, art. 701 - §4º e art. 496 - II do CPC), porém esse orgão administrativo tem a garantia de duplo grau de jurisdição obrigatória (art. 496 - III CPC) e a revelia não é aplicável em face da mesma. Portanto, a citação no procedimento monitório é uma ordem de pagamento e não um chamado para se defender, sendo possível dentro do mecanismo de precatório. 

O artigo 700 do CPC dispõe que aquele que afirmar com base em prova sem eficácia de título executivo, poderá ter o direito de exigir do devedor capaz todos os trâmites obrigacionais em seu rol. Assim em exigência, a petição inicial da ação monitória, atendendo todos os requisitos do artigo 319 CPC, seja instruída com a prova escrita e no §1º do artigo 700 - a produção de prova oral documentada, coletada antecipadamente (art. 381 CPC). Em regra geral deve ser protocolada no foro do domicilio do réu (art. 46 CPC). E no caso de eleição do foro especial, as partes podem modificar a competência através de clausula de foro contratual (art. 63 CPC). 

Quanto a idoneidade da prova documental, o juiz pode intimar o autor a emendar a petição inicial para adaptá-la ao provedimento comum ou apresentar novas provas, lhe ofertando a oportunidade de buscar o que é seu de direito. 

O réu (devedor), após o deferimento da petição incial, será citado, não para se defender, mas para pagar a obrigação devida. Por isso, a citação é chamada de mandado de pagamento, mandado de entrega de coisa ou mandado para execução de obrigação de fazer ou não fazer (art. 701 CPC). Na hipótese de revelia, é nomeado um curador especial para exercer a defesa do réu através dos embargos.

O devdor pode cumprir o que foi determinado no mandado e efetuar o pagamento dos honorários advocaticios fixados em cinco por cento do valor da causa, no prazo de quinze dias e insentando-se de custas processuais. Tem a opção de permanecer inerte ou oferecer embargos monitórios (art. 701 e 702 CPC).

A defesa do devedor na ação monitória é feita por meio de embargos dentro do prazo de quinze dias. Não se fala em contestção - porque o mandado de citação não o convida a se defender. E previsto no art. 702, §4º do CPC, o mandado de pagamento fica suspenso até o julgamento em primeiro grau. Assim, se o réu resolver resgatar o débito, tal como lhe ordenou o mandado, estará livre de custas processuais e com redução do percentual de verbas advocatícias; e o processo se extiguirá, por exaustão da prestação jurisidcional buscada pelo credor, ordenando o juiz pelo arquivamento e solucionado a lide. 

Nos embargos monitórios, se o réu alegar que o autor pleiteia quantia superior, deverá apresentar imediatamente o valor que se entende a ser correto, com demonstrativo discriminado e atualizado da divida, sendo admitido a reconvenção e vedado a reconvenção da reconvenção. 

O recurso cabível contra a sentança que acolhe ou rejeita os embargos monitórios será o de apelação, cujo recebimento se dá apenas no efeito devolutivo. E tendo em vista que, com a apresentação dos embargos, ocorre um conversão do procedimento especial em comum e com a reconvenção admitida, formula-se pedido de condenação relativo à mesma causa de pedir (art. 702, §6º). 

Por fim, com efetividade das decisões judiciais, é imposto deveres para as partes. Se o autor ajuizar ação monitória indevidamente e por litigância de má-fé, o mesmo será condenado ao pagamento de multa de até dez por cento sobre o valor distribuído à causa. E se o réu opuser embargos na mesma idoneidade, será condenado em valores iguais à favor do autor. Contudo, com a imposição de multa por descabimento dos respectivos procedimentos deverá se dar com cautela, só sendo feita quando bem evidenciada a conduta dolosa da parte. 

BIBLIOGRAFIA

Curso de Direito Processual Civil - Volume II

Humberto Theodoro Junior

Editora Forense

Breves Comentários ao Novo Código de Processo Civil

Freddie Didier Jr.

Editora Revista dos Tribunais

Vade Mecum OAB 2019

Editora JusPODIVIM

   

Sobre o autor
Wellington Nunes Santos

Monitor de Processo Penal - Universidade Cidade de São Paulo Membro Efetivo da Comissão de Direito Penal Econômico - OAB Jabaquara Membro Efetivo da Comissão dos Acadêmicos de Direito - OAB Sé / SP Discente da Universidade Cidade de São Paulo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos