Posso solicitar o cadastro do Cartão SUS para outras pessoas?
O cartão SUS é um documento que garante que qualquer brasileiro possa ter acesso ao Sistema Único de Saúde, de forma totalmente gratuita. Esse cartão é feito pelo Governo Federal e será preciso ter em mãos alguns documentos para que ele seja feito. Pensando nisso, descubra agora que o cadastro do cartão SUS pode ser feito por outras pessoas ou não.
CADSUS WEB - Cartão SUS: o que saber antes de solicitar
Existem diversas dúvidas que podem surgir com a ideia de ter um cartão de acesso para a saúde.
Porém, para começar a pensar em fazer o cadastro do cartão SUS, separe os seguintes documentos:
- RF;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento.
- Comprovante de endereço atualizado.
Vale ressaltar que é preciso que todos os documentos tenham o mesmo nome, seja de solteiro ou casado. O cadastro ou solicitação desse cartão, pode ser feita nos seguintes locais:
- Secretária Municipal de Saúde;
- Através da Web Cad Sus
- Postos ou Centros de Saúde;
- Hospital da sua cidade.
Se você tiver acesso a um computador com internet, pode evitar as filas dos postos e hospitais através do pré-cadastro online.
Para isso, basta acessar o site Portal do Cidadão, clicando aqui <https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm> , preencher todos os dados, como nomes e e-mail, imprimir ou tirar uma foto do comprovante e levar até uma das unidades faladas acima dentro de 90 dias.
Posso solicitar o Cartão SUS para outras pessoas?
Muitas famílias tem a dúvida sobre ser possível ou não fazer o cadastro de cartão SUS para outras pessoas, principalmente, para crianças e idosos.
Outra pessoa poderá fazer o cadastramento para mim?
Se uma pessoa que seja parente em primeiro grau estiver com todos os seus documentos, ela pode sim solicitar o seu cartão SUS.
Assim, essa pessoa pode ser o seu responsável legal, mãe, pai, irmãos, avôs ou netos. É possível fazer o cadastro por alguém que está impossibilitado de se locomover? O que é preciso? Pode acontecer de você ser ou ter alguém na família que não pode se locomover e, nesse caso, existem municípios permitem o cadastramento do cartão SUS em casa. Nesse caso, é preciso que alguém vá até uma unidade ou Secretaria da Saúde para tirar dúvidas sobre os documentos que serão necessários.
Em casos raros, pode ser solicitada uma procuração, um documento escrito e assinado, que dá direito para outra pessoa agir ou solicitar documentos em seu nome.