A IMPOSSIBILIDADE DO FATO ILÍCITO SER HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA

Leia nesta página:

O texto analisa que o tributo não incide sobre fato ilícito

Recebi e-mail de um aluno que após assistir uma videoaula minha sobre conceito de tributo questionou a informação de que “somente se tributam situações lícitas”. No questionamento, ele interrogou sobre o princípio da pecúnia non olet, afirmando que a minha frase estaria equivocada, e que poderia ser reformada.

                        Para desfazer a confusão conceitual se faz necessário (a) analisar o conceito de tributo e (b) explicar a pecúnia non olet.

                        Como eu falei no vídeo, somente se tributam situações lícitas, pois, como informa o art. 3º do CTN, o tributo é prestação "que não constitui sanção de ato ilícito". Nesse sentido, observe a opinião do doutrinador Hugo de Brito Machado[1]:

 

O tributo distingue-se de penalidade exatamente porque esta tem como hipótese de incidência um ato ilícito, enquanto a hipótese de incidência do tributo é sempre algo lícito.

 

                        Outro doutrinador que podemos nos apoiar é prof. Leandro Paulsen[2]:

 

O tributo não é sanção de ato ilícito, portanto não poderá o legislador colocar, abstratamente, o ilícito como gerador de obrigação tributária ou dimensionar o montante devido em razão da ilicitude.

 

                        Outro que também defende o mesmo ponto de vista é o prof. Paulo de Barros Carvalho[3]:

 

Traço sumamente relevante para a compreensão de 'tributo' está objetivado nessa frase, em que, determina a feição da licitude para o fato que desencadeia o nascimento da obrigação tributária. (Curso de Direito Tributário, 27ª edição, 2016, p. 52)

 

                        A expressão "nessa frase" utilizada pelo trecho acima em destaque refere-se à passagem legal de que "não constitui sanção a ato ilícito".

                        Pois bem, apoiado na melhor doutrina nacional, afirmo que a hipótese de incidência do tributo não pode ser um fato ilícito, e sendo assim, somente se tributam situações lícitas, pois tributo não é sanção a ato ilícito, conforme bem estabelecido no art. 3º do CTN.

                        Observo que a confusão que gerou o questionamento reside especialmente em conhecer o conceito do princípio pecúnia non olet e diferenciar ele do conceito legal de tributo, especialmente quanto ao mesmo não ser “sanção a ato ilícito”, ou seja, tributo não é multa.

                         A cláusula non olet é traduzida tecnicamente como A INTERPRETAÇÃO OBJETIVA DA HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA (literalmente: "tributo não tem cheiro"), encontrando respaldo legal no art. 118 do CTN quando informa:

 

Art. 118. A definição legal do fato gerador é interpretada abstraindo-se:

 

I - da validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos;

 

II - dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

 

                        Ora, a hipótese de incidência do tributo deve ser interpretada objetivamente, pouco importando se ela é produto de um fato ilícito. Para melhor explicar o tema, socorre-se mais uma vez em Paulsen[4]:

 

A aquisição de renda e a promoção de circulação de mercadoria, e. g., são, abstratamente, fatos lícitos e passíveis de serem tributados. Se a renda foi adquirida de modo ilegal, a mercadoria não poderia ser vendida no País, são fatos que desbordam da questão tributária, são ilicitudes subjacentes que não afastam a tributação.

 

                        Conforme os anos de sala de aula me ensinam, nada melhor que o exemplo para visualizarmos:

 

            i - imagine que CAIO teve renda de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) no exercício de 2018, questiona-se: ele vai pagar IR?

 

            ii - Mas, e se eu disser que CAIO teve renda de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) porque vendeu droga (traficante de droga), questiona-se novamente: ainda assim ele vai pagar IR?

 

            iii - A resposta é SIM!

 

                        Vejamos no art. 43 do CTN a hipótese de incidência do IR:

 

Art. 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

 

I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;

 

II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior.

 

                        Em resumo, a hipótese de incidência do IR é a DISPONIBILIDADE DE RENDA OU PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA. Entenda, ter renda não é ilícito, ilícito é traficar droga. A interpretação é objetiva: se Caio teve renda ele paga IR.           

                        Em passagem esclarecedora, o Prof. Ricardo Alexandre[5] assim elucida o tema:

 

O dever de pagar tributo – conforme será detalhado em momento oportuno – surge com a ocorrência, no mundo concreto, de uma hipótese abstratamente prevista em lei (o fato gerador). Portanto, se alguém obtém disponibilidade econômica ou jurídica de rendimentos, passa a ser devedor do imposto de renda (CTN, art. 43), mesmo se esses rendimentos forem oriundos de um ato ilícito, ou até criminoso, como a corrupção, o tráfico ilícito de entorpecente etc.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 

A justificativa pera o entendimento é que, nesses casos, não se está punindo o ato com o tributo (a punição ocorrerá na esfera penal e, se for o caso, na administrativa e civil). A cobrança ocorre porque o fato gerador (obtenção de rendimentos) aconteceu e deve ser interpretado abstraindo a validade jurídica dos atos praticados (CTN, art. 118, I).

 

Alguns entendem que o Estado, ao tributar rendimentos oriundos de atividades criminosas, estaria associado ao crime e obtendo, imoralmente recursos de uma atividade que ele mesmo proíbe. Entretanto, seria injusto cobra imposto daquele que trabalha honestamente e conceder uma verdadeira “imunidade” ao criminoso. Nessa linha de raciocínio, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar um caso sobre tráfico ilícito de entorpecente, entendeu que, antes de ser agressiva à moralidade, a tributação do resultado econômico de tais atividades é decorrência do princípio da isonomia fiscal, de manifesta inspiração ética (HC 77.530-4/RS).                      

           

                        Pois bem, infere-se então pelo exemplo dado que não se está tributando o tráfico de droga (fato ilícito), mas, está se tributando a disponibilidade de renda (algo lícito).

                        Desta forma, esclarece-se que o tributo somente incide sobre fato lícito, pois, na forma do art. 3º do CTN, tributo é prestação pecuniária que não constitui sanção de ato ilícito, e que o conceito de tributo não se confunde com a cláusula pecúnia non olet.

                        Espera-se nestas breves palavras ter bem esclarecido o tema e identificado corretamente os institutos, extremando um do outro.

 


 

[1] MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 38 ed. – São Paulo: Malheiros Editores, 2017, p. 59

 

[2] PAULSEN, Leandro. Constituição e código tributário comentados à luz da doutrina e jurisprudência. 18 ed. – São Paulo: Saraiva, 2017, p. 676

 

[3] CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 27 ed. – São Paulo: Saraiva, 2016, p. 52

[4] Op. cit., p. 676-677.

[5] ALEXANDRES, Ricardo. Direito tributário. 13 ed. rev., atual. e ampl. – Salvador – Ed. Jus Podivm, 2019, p.46.

Sobre o autor
Ricardo Simões Xavier dos Santos

Advogado. Fundador do escritório Ricardo Xavier Advogados Associados. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador - UCSal; Mestre e Doutorando em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador - UCSal; Especialista em Direito do Estado pelo Jus Podivm/Unnyahna e em Direito Tributário pelo IBET. Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB , da Universidade Católica do Salvador - UCSal e da Escola Superior da Advocacia - ESA - Seccional da OAB/BA; Coordenador Curso de Pós-graduação em Direito Empresarial da Universidade Católica do Salvador - UCSal. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas - NEF da Universidade Católica do Salvador - UCSal

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos