Entrevista de emprego

10/07/2019 às 00:40
Leia nesta página:

Numa vila lá na Suíça uma certa entrevista de emprego estava dando o que falar...

Durante uma reunião dessas de rotina, o Conselho de Administração de uma até então conceituada empresa lá na Suíça, passou a discutir sobre uma determinada entrevista de emprego que estava dando o que falar. Corria a notícia - falsa, por óbvio - de que alguém havia sido contratado sem passar pelo rigoroso sistema de análise de perfil e habilidades e sem respeito aos critérios éticos, algo inimaginável que pudesse ocorrer.

Leon e Matteo estavam disputando uma vaga nessa empresa. Tinham que dar o melhor de si, pois suas formações técnicas eram de igual nível.

Foi aí que Bóris, o gerente, amigo de Leon, encontrou-se com este casualmente numa feijoada qualquer, em um boteco que ambos sempre frequentavam e sobre a tal entrevista de emprego passaram a conversar despretensiosamente. A empresa tem certas regras sobre isso, mas que mal tem um papinho entre conhecidos? - pensou Bóris. Afinal, na entrevista é que  Leon terá que mostrar suas habilidades e conhecimentos. Até porque treino é treino e jogo é jogo.

- E aí Bóris? Amanhã terei entrevista de emprego lá na empresa. Quero muito essa vaga. Aliás, preciso muito mesmo dela porque não sei o que acontecerá lá em casa se eu não conseguir essa aprovação. O que você acha?

- Olha, a empresa tem rígidos padrões de ética e análise de habilidade para contratação. Só os bem qualificados conseguem. Mas você conseguirá, confie. Se perguntarem a você na dinâmica de grupo qual o bicho que você gostaria de ser, responda: Tigre. O pessoal da entrevista adora a figura do tigre. E tem um entrevistador que se derrete quando falam de seu time do coração: o glorioso Guarani de Campinas, nome que é uma homenagem ao compositor Carlos Gomes e sua obra "II Guarany".  Saber da existência desse time e um pouquinho de sua história certamente será um diferencial. Afinal, que candidato tem esse tipo de conhecimento nos dias de hoje, não é? Ah, e se você levar um tema sobre a origem da humanidade, tipo essa última revisão da história que fizeram semana passada, a banca examinadora ficará impressionada. Mas veja bem: não quero influenciar e nem posso lhe ajudar em nada nessa entrevista porque a empresa preza muito pelos padrões éticos e pela igualdade de condições a todos os candidatos na disputa pela vaga. Longe de mim interferir ou beneficiar qualquer candidato. Afinal, aquele que vencer irá compor minha equipe. Espero que entenda, certo Leon?

- Claro, Bóris. Amanhã falarei sobre algum aspecto bem interessante dessa nova descoberta sobre a origem da humanidade e vou verificar os títulos que o Guarani de Campinas conquistou, assim como o tigre sempre foi meu animal preferido. Mas também fico muito feliz em disputar uma vaga numa empresa em que busque os melhores candidatos por seus próprios méritos e com total respeito à ética e normas internas. Isso é muito importante!

E lá se foram Leon e Matteo para a entrevista. Matteo não tinha ideia de quem foi o Guarani de Campinas, pois não se recordava de ver esse time nos campeonatos da atualidade. Também sabia um pouco sobre a origem da humanidade, mas não tinha lido nada a respeito das últimas descobertas nessa área. E se fosse um animal, gostaria de ser um cachorro. Bem, a entrevista transcorreu normalmente, com respeito mútuo e observância de todas as regras tal qual previsto. E não é que Leon acabou sendo o escolhido?

E o conselho de administração, após saber de tudo isso finalmente pode respirar aliviado: - ainda bem que foi apenas uma conversa sem importância durante uma mera feijoada e sem risco de prejudicar a credibilidade de nossa empresa! Que bom, nada demais! Ufa! - exclamou um dos executivos.

* esta é apenas uma estória real contada por 3 amigos (Marcos, Mateus e Leo) durante um almoço qualquer lá na Suíça e sem nenhuma pretensão de relação com a vida real.

Sobre o autor
Marcos Roberto Mem

Advogado Foi membro efetivo da Comissão de Segurança Pública da OAB SP; Ex presidente da Comissão de Segurança Pública da 36ª Subseção da OAB SP; Ex Vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de São José dos Campos SP; Especialista em Direito Público/UNISAL; MBA em Direito Bancário/FGV; Pós-graduando em Compliance e Governança Corporativa/EPD

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos