DA ILEGALIDADE DA DECRETAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA COM BASE, UNICAMENTE, NA GRAVIDADE, AINDA QUE CONCRETA, DO DELITO: BREVE ANÁLISE DO ART. 282 DO CPP

17/07/2019 às 09:15
Leia nesta página:

Segundo o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, em 2018 havia mais de 600mil pessoas encarceradas, sendo que quase a metade eram presos provisórios . A partir desses dados, percebe-se, na atualidade, um uso demasiado da prisão preventiva.

INTRODUÇÃO

A criminalidade, no Brasil, cresce de forma alarmante. A população carcerária dobrou nos últimos anos. A superlotação e as más condições dos estabelecimentos prisionais são notórias. Nesse contexto, um fato é incontroverso: se o encarceramento fosse a (única) solução para redução da violência, os índices deveriam estar diminuindo desde a década de 1990, eis que, de lá para cá, o número de presos se multiplicou. Segundo o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, divulgado pelo CNJ, em 2018 havia mais de 600mil pessoas encarceradas, sendo que quase a metade eram presos provisórios[i]. A partir desses dados, percebe-se, aparentemente, na atualidade, um uso demasiado da prisão preventiva.

DA PRISÃO PREVENTIVA: DOS REQUISITOS E DOS FUNDAMENTOS

As prisões cautelares, medidas cautelares de natureza processual penal, buscam garantir o normal desenvolvimento do processo e, como consequência, a eficaz aplicação do poder de penar, ou seja, são medidas destinadas à tutela do processo[ii], estando previstas no Título IX do Código de Processo Penal.

A prisão preventiva, espécie de prisão cautelar, prevista nos artigos 311 a 316 do CPP, como se sabe, não se presta a antecipar a punição estatal, ou seja, não se trata de antecipação da pena.

O jurista e professor Doutor Aury Lopes Junior[iii] ensina que as medidas cautelares não se destinam a “fazer justiça”, mas sim garantir o funcionamento da justiça através do respectivo processo (penal) de conhecimento, sendo ilegítima quando afastada de seu objeto e finalidade, deixando de ser cautelar.

Nos termos do art. 311 do CPP, “Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.“

Vale registrar que, embora referido artigo (312) preveja a possibilidade de decretação da prisão preventiva, de ofício, somente no curso da ação penal (o que não condiz com o sistema acusatório, cujo assunto, todavia, é tema para próxima oportunidade), o art. 310, inc. II, do CPP, preconiza que, ao receber o auto de prisão em flagrante, o juiz poderá converter a prisão em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 do CPP, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da prisão.

Via de regra, a prisão preventiva possui como requisitos a prova da existência do crime e indício suficiente de autoria (art. 312, caput, do CPP), trata-se, pois, do fumus commissi delicti, nos casos de crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos (art. 313, inc. I, do CPP).

Por outro lado, pode-se considerar que, o fundamento da prisão preventiva, segundo o CPP, é o periculum libertatis, isto é, do perigo que decorre do estado de liberdade do sujeito passivo, previsto no art. 312 do CPP como o risco para a ordem pública, ordem econômica, conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal.

Nesse ponto, abre-se um parêntese para registrarmos o entendimento de que a garantia da ordem pública ou da ordem econômica se mostram de constitucionalidade duvidosa, na medida em que não se destinam à tutela do processo, verdadeiro fundamento das medidas cautelares.

A expressão “garantia da ordem pública”, como ensina LOPES JUNIOR, “por ser um conceito vago, indeterminado, presta-se a qualquer senhor, diante da maleabilidade conceitual apavorante” (2015, p. 637[iv]).

Com efeito, nos termos do artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio da polícia federal, da polícia rodoviária federal, da polícia ferroviária federal, das polícias civis e militares e corpos de bombeiros militares.

Contudo, a constitucionalidade, ou não, das referidas expressões (garantia da ordem pública e garantia da ordem econômica) não é o objeto deste texto, mas sim, no que se refere à legalidade da decretação da prisão preventiva em razão da gravidade, ainda que concreta, do crime.

Não obstante à natureza processual-cautelar da prisão preventiva, não é incomum decretos de prisão com base, unicamente, na gravidade abstrata do delito, sob a justificativa de risco de garantia à ordem pública, principalmente, nos casos de tráfico de entorpecentes, que representam cerca de 25% das prisões no Brasil[v], afirmando-se que o tráfico é crime grave e está ligado à prática de outros crimes, como homicídios, roubos etc.

Em outras palavras, a prisão preventiva, nesses casos, ocorre de forma automática: basta a prática de determinada infração penal para que se decrete a prisão extremada.

Entrementes, o Supremo Tribunal Federal já assentou entendimento de que a gravidade abstrata do delito não basta, por si só, para decretação da prisão preventiva, na medida em que a liberdade de um indivíduo suspeito da prática de infração penal somente pode sofrer restrições se houver decisão judicial devidamente fundamentada, amparada em fatos concretos e não apenas em hipóteses ou conjecturas, na gravidade do crime ou em razão de seu caráter hediondo. [vi]

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

DA ILEGALIDADE DA DECRETAÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA COM BASE, UNICAMENTE, NA GRAVIDADE, AINDA QUE CONCRETA, DO DELITO: BREVE ANÁLISE DO ART. 282 DO CPP.

Embora o STF reconheça a ilegalidade da decretação da prisão preventiva com base na gravidade abstrata do delito, a Suprema Corte tem admitido a decretação da prisão com base na gravidade concreta da conduta (HC 135.913, Rel. Min. Marco Aurélio, Rel. p/ Acórdão:Min. Alexandre de Moraes, Primeira Turma, DJe de 24/10/2017; HC156.673 AgR,  Rel.  Min. Luiz  Fux,  Primeira  Turma, DJe  de  22/06/2018;HC   125.384   AgR,   Rel.   Min.   Rosa   Weber,   Primeira   Turma,   DJe   de08/05/2015).

No entanto, a prisão preventiva decretada com base, exclusivamente, na gravidade do delito, ainda que concreta, revela-se flagrantemente inconstitucional.

Isso porque, mesmo que concreta, a gravidade do crime, só por si, não é fundamento idôneo para se decretar a prisão preventiva, na medida que, além de tratar-se de prisão cautelar, de natureza processual, faz-se necessária a verificação cumulativa das circunstâncias pessoais do agente, como a reincidência, por exemplo.

Com efeito, dispõe o artigo 282 do CPP, que, ad litteram:

Art. 282.  As medidas cautelares previstas neste Título deverão ser aplicadas observando-se a:    

I - necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais;        

II - adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou acusado.  (g.n.).

Veja-se que, no inciso II do artigo retro transcrito há a conjunção aditiva “e”, ou seja, para a decretação da prisão preventiva, não basta a gravidade do crime, é necessário, além disso, observar-se as circunstâncias do fato “e” condições pessoais do indiciado ou acusado.

Em consonância, é o que dispõem o artigo 5.º, LXVI, da Constituição Federal[vii] c/c artigos 282, § 6.º, 310, inciso III, 321, 322, parágrafo único, todos do Código de Processo Penal[viii], no sentido de que a prisão preventiva deve (deveria) ser a ultima ratio.

Destarte, a decretação da prisão preventiva com base, exclusivamente, na gravidade do crime, ainda que concreta, mesmo reconhecendo a legalidade da expressão “garantia da ordem pública”, mostra-se inadequada, nos termos do art. 282, inc. II, do CPP.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A decretação da prisão preventiva, com base, unicamente, na gravidade do delito, muitas vezes, sob a justificativa de que, em liberdade o agente poderá vir a delinquir, comprometendo, assim, a garantia da ordem pública, além de inadequada (art. 282, inc. II, do CPP), esvazia o fundamento dessa medida cautelar extremada, tratando-se de verdadeiro poder de vidência, de futurologia, eis que única presunção prevista no ordenamento jurídico é a do estado de inocência, princípio expressamente previsto no artigo 5.º, inciso LVII, da Constituição Federal.


[i] Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2018/08/987409aa856db291197e81ed314499fb.pdf>

[ii] LOPES JÚNIOR, Aury. Direito processual penal. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 589

[iii] Ibidem, p. 647-648.

[iv] LOPES JÚNIOR, Aury. Direito processual penal. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

[v] Segundo o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, p. 39.

[vi] Nesse sentido: HC 84.662/BA, Rel. Min. Eros Grau, 1ª Turma, unânime, DJ 22.10.2004; HC 86.175/SP, Rel. Min. Eros Grau, 2ª Turma, unânime, DJ 10.11.2006; HC 88.448/RJ, Rel. Min. Gilmar Mendes, 2ª Turma, por empate na votação, DJ 9.3.2007; HC 101.244/MG, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 1ª Turma, unânime, DJe 8.4.2010 e HC 127.426/SP, rel. Min. Rosa Weber, 1ª Turma, por maioria, DJe 17.9.2015.

[vii] Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]

LXVI - ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

[viii]Art. 282. [...]

§ 6o  A prisão preventiva será determinada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar (art. 319).

Art. 310.  Ao receber o auto de prisão em flagrante, o juiz deverá fundamentadamente:

[....]

III - conceder liberdade provisória, com ou sem fiança.

Art. 321.  Ausentes os requisitos que autorizam a decretação da prisão preventiva, o juiz deverá conceder liberdade provisória, impondo, se for o caso, as medidas cautelares previstas no art. 319 deste Código e observados os critérios constantes do art. 282 deste Código.

Sobre o autor
Marcelo Melo

Advogado, sócio-fundador do Escritório "Melo & Teixeira Advogados Associados" ()

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos