Sobre Moro, Lula, Glenn e o fabuloso mundo dos invertidos

24/07/2019 às 19:01
Leia nesta página:

Comenta a questão dos "vazamentos" da Operação Lava - Jato e suas consequências.

Deparo com mais uma suposta "visão crítica" ou "isenta" a respeito da polêmica artificial sobre a conduta do então juiz, atual ministro Sérgio Moro, com base em transcrições de mensagens editadas e obtidas criminosamente. Não é possível contenção diante de tamanha insanidade e inversão absoluta, não somente de valores, mas da própria lógica.

A afirmação, ao lado de outras tantas tresloucadas, consigna que no Brasil é preciso um “Juiz injusto para condenar um criminoso” (sic).  A autofagia da frase é mais que evidente.

Considero muito interessantes essas afirmações. Um Juiz condena um criminoso e é “injusto”? Não seria se condenasse um inocente ou absolvesse um culpado?

O mundo, na minha visão, de acordo com certos pensamentos, só pode estar de ponta-cabeça! Não bastasse isso, tudo que se diz é com base em mais condutas criminosas e supostas mensagens sequer de grande relevância e que não contam com qualquer comprovação de veracidade ou autenticidade. Não bastasse ainda, o “juiz injusto“, sentenciou brandamente um réu da pior espécie a apenas 9 anos, precisando o Ministério Público recorrer da sentença para que a pena ultrapassasse os 12 anos , o que ainda é muito pouco, sendo tudo isso confirmado várias vezes pelo TRF, STJ e até pelo STF (ninho de cobras petistas, que só não livraram o companheiro ainda porque o caso é por demais óbvio e até notório).

Menciona-se, no cúmulo do delírio, suposta prevaricação provada por mensagens sem origem, sem comprovação de autenticidade e criminosamente obtidas na melhor hipótese. E se faz isso alegando “isenção, apego à legalidade e à ética”! Afinal, a “imparcialidade” é agora a virtude cardeal que naturalmente compõe a personalidade de jornalistas que não têm o menor pudor em violar a lei e a ética, expondo materiais cuja autenticidade sequer têm a menor intenção ou possibilidade de comprovar, com a pretensão de invalidar toda uma investigação e processos formais. Nem se fale sobre a legalidade dessas atividades… E reitero a inversão de valores notória a que já fiz referência.

Talvez Sérgio Moro tenha prevaricado mesmo, porque só nove anos é realmente de assustar, talvez tenha praticado condescendência criminosa. Os tribunais que julgaram os infinitos recursos e habeas corpus deviam ter determinado uma investigação contra Moro para saber por que motivo ele foi tão brando. Pensando bem, nesse aspecto, está correto, mas creio que o caso é mais para condescendência criminosa do que para prevaricação. Obviamente esse último comentário é jocoso e não técnico, ainda que em seu aspecto obviamente irônico, pois Moro nunca foi superior hierárquico do “honestíssimo e injustiçado” Lula, conforme exigiria o tipo penal de condescendência criminosa. É que tratar com total seriedade dessas sandices é praticamente impossível e até, talvez, inapropriado.

Finalmente, há uma questão a ser considerada realmente, se existe alguma possibilidade de suspeita quanto à conduta de Sérgio Moro num mundo que não estivesse de pernas para o ar. Será que ele ganhou dinheiro para sentença tão branda, corrupção ativa – passiva? Tem que investigar! Ou será que foi medo de virar defunto espancado e cravejado de balas, igual ao Prefeito petista Celso Daniel e todas as testemunhas do caso? Difícil saber… dependeria de profundas investigações (ironia, obviamente). O que mais assusta é realmente a mentalidade invertida e tão facilmente manipulável, por um grupo de notórios pilantras, como pode? Bom apocalipse a todos, senão do mundo físico, ao menos das caóticas consciências de alguns “iluminados”.

Sobre o autor
Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos