Empresa Pode Fazer Desconto no Salário do Funcionário Sem Comprovar Sua Culpa?

20/08/2019 às 14:40
Leia nesta página:

Empresas fazem descontos no salário dos seus funcionários alegando prejuízo causado por eles. Mas não comprovam a culpa do trabalhador. Desconto deve ser restituído.

Várias empresas agem arbitrariamente e efetuam descontos no salário do funcionário de algum prejuízo sofrido no mês e computam isso na conta do trabalhador. Mas esses descontos só podem ser realizados quando realmente há culpa grave ou intenção do funcionário em causar prejuízo e o ônus da prova fica a cargo da empresa.

A folha salarial das empresas é sufocante para o empresário, somando-se aos impostos e burocracia do país, torna-se desafiador ser dono de negócio. Mas tais motivos não chancelam os empresários a saírem descontando pequenos prejuízos do salário dos seus funcionários. Tais medidas podem ser discutidas na Justiça do Trabalho e as empresas podem sofrer um revés e ter que restituir em dobro, com juros e correção esses pequenos prejuízos que se tornarão grandes caso todos os funcionários venham a reclamar seus direitos na Justiça.

A prova disso configura-se na análise do caso julgado no processo n. Processo 0010624-65.2017.5.18.0009 que tramitou no TST cujo entendimento foi no sentido da empresa ter que ressarcir o funcionário de todos os descontos feitos, pois a empresa não conseguiu provar no processo culpa grave ou intenção (dolo) do trabalhador em causar prejuízos.

Portanto, descontar do salário do trabalho prejuízos do tipo: sumiço de mercadorias e quebra de produtos, a empresa deverá provar não somente o prejuízo praticado pelo trabalhador, mas a culpa dele, tem que haver esse nexo causal. Sem isso, o funcionário poderá reclamar judicialmente seus direitos e receber de volta tudo corrigido e em dobro.

Lembrando ainda que o ônus da prova cabe ao empresário. Portanto, ambas as partes devem conhecer seus direitos: o trabalhador que não agiu com culpa grave ou dolo, tem direito a ressarcimento desses descontos; a empresa que não comprovou a conduta ilícita do trabalhador, terá que restituir os descontos feitos.

Sobre o autor
Bruno Henrique Vaz Carvalho

Advogado especialista em Direito Previdenciário, Trabalhista e Consumidor. Com 13 anos de experiência, atua para mais de 30 mil clientes no Ceará. Conta com uma banca de advogados que abrange todo Estado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Alto índice de descontos sob argumento de prejuízos causados pelos funcionários.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos