O “PACOTE” ANTICRIME

26/08/2019 às 12:00
Leia nesta página:

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso, em 19 de fevereiro, três anteprojetos, propondo mudanças na legislação penal, na processual penal e, também, na execução penal, elaborados no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

O documento compreende 19 (dezenove) medidas, estabelecendo procedimentos contra a corrupção, o crime organizado e os crimes praticados com grave violência à pessoa. Já recebeu a denominação, indevida, de pacote anticrime e anticorrupção.

As propostas visam a assegurar a execução provisória da condenação criminal após julgamento em segunda instância; aumentar a efetividade do Tribunal do Júri, alterar regras do julgamento dos embargos infringentes; as relacionadas à legítima defesa; endurecer o cumprimento das penas; alterar conceito de organização criminosa; elevar penas em crimes relativos a armas de fogo; aprimorar o perdimento de produto do crime; permitir o uso do bem apreendido pelos órgãos de segurança pública; evitar a prescrição; reformar o crime de resistência; introduzir soluções negociadas no Código de Processo Penal e na Lei de Improbidade; alteração da competência para facilitar o julgamento de crimes complexos com reflexos eleitorais; melhor criminalizar o uso de caixa dois em eleições; alterar o regime de interrogatório por videoconferência; dificultar a soltura de criminosos habituais; alterar o regime jurídico dos presídios federais; aprimorar a investigação de crimes; introdução do “informante do bem” e do “whistleblower”. 

No início de julho, começou a transitar, na Câmara dos Deputados e no Senado, após ter ficado em banho-maria, porque o governo, estrategicamente, priorizou e jogou suas fichas na aprovação da reforma da Previdência. Esse fato, inclusive, adiou a campanha publicitária, de esclarecimentos e divulgação, para o mês de agosto.

No Senado, os relatores dos três anteprojetos, em comum acordo com o Ministério da Justiça, já fizeram algumas modificações formais, sem alterar, substancialmente, o núcleo da proposta. Contudo, pelas reações, de desacordo e de aprovação ao documento, é provável que tenhamos discussões acaloradas na tramitação das propostas. Em relação às discordâncias, citam-se manifestações de o pacote estar embasado em punitivismo puro, que provocaria aumento, ainda mais preocupante, da população carcerária, pois, estatística específica indicaria que esse suporte não é a resposta adequada à violência que aflige a sociedade brasileira. Vale dizer, sustentam que punir e encarcerar não seriam medidas suficientes para conter e reduzir a espiral da violência criminal, porque as medidas exaltariam, apenas, o caráter retributivo da pena, não concorrendo para a prevenção e nem para a ressocialização de apenados. A argumentação está correta, em parte, visto que não invalida a proposta elaborada no MJSP, cujo objetivo é apresentar procedimentos para minorar uma parte de um problema muito maior. Afinal, qualquer caminhada começa com o primeiro passo! E, conhecendo posicionamentos de endosso, destacam-se aplausos a melhores condições para realização da persecução penal, ao endurecimento das penas e ao maior rigor na execução penal, o que vem corrigir parte do problema. Certamente, são procedimentos que interessam ao Judiciário, ao Ministério Público e às Polícias, em geral, mas, paradoxalmente, são do desagrado da OAB, que, lamentavelmente, mistura preciosas, relevantes e incisivas citações da mais pura doutrina jurídica com sofismas, profetizações e achismos, tipo “ ... vai aumentar as ações policiais com morte. É um cheque em branco para ações letais sem paralelo no Estado brasileiro”, ou, ainda, não podia faltar, o manjadíssimo estereótipo populista“... vai recrudescer a matança em massa de jovens negros e pobres por policiais e agentes de segurança do Estado”.

Ora, qual o embasamento científico para colocações tão afirmativas? Nenhum! Além do mais, as expressões “vai aumentar, vai recrudescer” têm forte cheiro classista. E, mais ainda, se a intenção fosse, de fato, apresentar propostas, sugestões – visto que aquela instituição não é a dona da razão – visando ao bem-estar da população, através contribuição para o debate, conviria ter sido usado o verbo “poder” em lugar de “ir”.

Voltando à motivação dessas observações, ao núcleo da questão, entende-se que a discussão está desfocada, pelo fato de estar havendo entendimento equivocado em relação aos projetos apresentados, basicamente a partir do momento em que o conjunto passou a ser chamado, erroneamente, de “pacote anticrime”. Ora, para sê-lo, deveria ser a resultante de um trabalho multidisciplinar, envolvendo outros ministérios, visto que necessitaria conter medidas de prevenção criminal (eliminar e/ou reduzir causas) e de maior efetividade na execução penal (redução de efeitos), somadas às medidas de repressão (caráter punitivista), essência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que não se ocupa (e nem deve) em apresentar medidas para as áreas de assistência social, de educação, de cidadania e afins, fundamentais para que, de fato, o pacote seja “anticrime”.

Enfim, os projetos apresentados, no geral, cumprem o objetivo de contribuir para o aprimoramento de investigações e processos contra criminosos contumazes ou organizações criminosas, endurecendo a repressão, que, aos olhos da população, se apresenta como muito frouxa.  Ratificando, são medidas fortes para corrigir uma parte de um grande problema: a criminalidade. Residualmente, deve despertar o desejo, o anseio popular de o governo apresentar um verdadeiro “pacote anticrime”, com projetos para redução de causas e de efeitos, que se somariam às medidas punitivas, oriundas do ministério próprio, o da Justiça.

Sobre o autor
Amauri Meireles

coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, policiólogo, ex-professor da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos