MONOPÓLIO DA CULTURA E INFORMAÇÃO

MONÓPOLIO

13/09/2019 às 15:12
Leia nesta página:

O texto evidencia um claro conflito de nosso tempo de informações abertas pela internet e a tentativa constante do monopólio de informações e cultura.

MONOPÓLIO DA CULTURA E O DINHEIRO

Na Semana de Arte Moderna de 1922 rompíamos com o estrangeirismo, com a forma pronta, com os estilos obrigatórios, e um passado rigoroso na manifestação, privilegiamos os artistas de rua e os leigos e por vezes até os analfabetos autodidatas, por sorte, ainda estamos nela, mas estamos nos perdendo em focos de tensão aonde se sobreleva por demasia o papel do dinheiro.


Monopólios de educação foram formados, cartéis de artistas, o ator e atriz não vivem mais, perdem a alma e precisam de um diretor manipulado pelas grandes empresas de comunicação, bons escritores são isolados e perseguidos e os pintores são depreciados frente aqueles do passado que também não valiam tanto quanto agora.


A Literatura se tornou enfadonha, estressante, obrigatória para o vestibular lucrativo, perdemos aos poucos mesmo os possíveis adeptos face a linguagem erudita e por vezes anacrônica sem qualquer auxilio da editora com rodapés explicativos, e isto tem uma causa de conflito: O monopólio de informações, os titulares, os que exercem cargos prontos, os etiquetados acadêmicos e que visam apenas seu poder e lucro contrariando radicalmente nossa constituição, nossa liberdade de expressão, a internet como fluxo livre de informações e cultura e a própria 4ª Revolução Industrial...


E nós não podemos deixar que estas “máquinas empresarias” nos tirem nossa a liberdade e nos influencie por demais, é preciso de um sistema interno de controle, precisamos da manifestação livre mas com uma consciência coletiva, um altruísmo uma visão do todo sem monopólio e cartel, que muitas vezes abocanham as funções de uma própria organização criminosa, ao invés do compromisso ético e de informações.

1

Sobre o autor
Cassio Montenegro

Bacharel - Universidad Empresarial – Costa Rica. Concursado no V Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos