O Nepotismo e o STF: em busca da segurança jurídica

21/09/2019 às 00:39
Leia nesta página:

O nepotismo é uma prática antiga e recorrente na esfera de atuação dos Poderes do Estado. Apesar de a Súmula Vinculante nº 13 ser instrumento importante para a unificação do entendimento, a análise de decisões do STF demonstra posicionamentos conflitantes

Introdução

A prática do nepotismo na esfera de atuação da Administração Pública é tema recorrente entre os estudiosos do Direito Público. Embora seja proibida pelo ordenamento jurídico brasileiro é uma prática antiga que continua ocorrendo, ora de forma velada, ora às claras.

É nítido que a prática do nepotismo viola, flagrantemente, vários princípios constitucionais que orientam a atuação da Administração Pública, entre eles o princípio da impessoalidade, por criar privilégios em virtude das relações de parentesco, não levando em consideração a capacidade para o exercício do cargo público.

Nesse breve artigo, pretende-se discorrer sobre essa prática no âmbito da Administração Pública e como essa questão tem sido analisada pelo Supremo Tribunal Federal quando provocado para tanto.

Nepotismo: um pouco de história

A expressão “nepotismo” deriva do radical nepos (sobrinho, descendente) acrescido do sufixo ismo (prática de). Historicamente, aponta-se que o termo “designava a autoridade que os sobrinhos e outros parentes do papa exerciam na administração eclesiástica. Por extensão, hoje em dia, significa patronato ou favoritismo na nomeação dos integrantes da administração pública”[1].

Para o cientista político Norberto Bobbio (1997) o nepotismo é uma forma de corrupção: trata-se, segundo o autor, da prática de “concessão de empregos ou contratos públicos baseada não no mérito, mas nas relações de parentela[2]”.

Assim, o sentido original do vocábulo está ligado à forma de nomeação dos agentes para ocupação de cargos públicos em decorrência dos laços de parentesco. Parece claro que a nomeação de um agente para exercer funções públicas deve estar associada à garantia da isonomia, possibilitando igualdade de oportunidades a todos que preencham os requisitos para exercer a função. É evidente que a nomeação de um familiar, pela simples condição do vínculo sanguíneo, está longe de atender esse critério.

Trata-se, portanto, de prática contrária às disposições do ordenamento jurídico pátrio, por violar inúmeros princípios constitucionais e doutrinários que deveriam ser observados pelo administrador público, entre os quais podemos citar o princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e supremacia do interesse público.

Nem pense que a violação aos princípios é de menor importante que a violação à lei. Sobre esse tema, Celso Antonio Bandeira de Mello afirma que a não observância ao princípio representa uma ofensa ao sistema jurídico como um todo e trata-se, portanto, da “mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalão do princípio atingido, porque representa insurgência contra todo o sistema, subversão de seus valores fundamentais[3]”.

Com o propósito de banir, de maneira definitiva, as práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro, o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução nº 07. Na Resolução, o CNJ define essa prática como “o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco”[4].

Como o Supremo Tribunal Federal vem decidindo

Desde 2008, com a edição da Súmula Vinculante nº 13[5] pelo Supremo Tribunal Federal ficou claro que é proibida a prática de nepotismo no âmbito de qualquer dos poderes do Estado. A edição da súmula foi resultado de alguns julgados sobre essa questão, com decisões sempre nesse mesmo sentido.  

O problema é que o enunciado da súmula vinculante tem causado muitas dúvidas entre os aplicadores e intérpretes do Direito, alguns compreendendo que a súmula não deve (ou não deveria) abranger a nomeação para os cargos políticos, enquanto outros defendem o entendimento contrário. Entretanto, mesmo para os que aceitam a possibilidade de indicar parentes para ocuparem tais postos, essa possibilidade não seria absoluta, devendo ser analisada no caso concreto.  

Esse foi o entendimento do ministro Luís Roberto Barroso em decisão monocrática proferida em 2014, ao reconhecer que “em linha de princípio, a restrição sumular não se aplica à nomeação para cargos políticos. Ressalvaria apenas as situações de inequívoca falta de razoabilidade, por ausência manifesta de qualificação técnica ou de inidoneidade moral”. O ministro ainda justifica que em inúmeros municípios nem sempre é possível a escolha de alguém com qualificação técnica formal[6], permitindo a nomeação das pessoas enumeradas na súmula vinculante 13 sem configurar o nepotismo.

Assim, nem toda nomeação para cargo político está imune à possibilidade de nepotismo, devendo ser examinada cada situação em particular. Contudo, de acordo com esse entendimento, na hipótese de o candidato ao cargo público demonstrar que possui capacidade técnica para o exercício da função pública para a qual está sendo indicado não há de se falar em prática de nepotismo.

Em julgamento proferido em 23/08/2019, o Ministro Alexandre de Moraes apresentou entendimento semelhante ao do Ministro Barroso, ao afirmar: “meu posicionamento é firme no sentido de que a nomeação de parentes para cargos de natureza eminentemente política, como no caso concreto (...) não se subordinam às hipóteses de nepotismo previstas no Enunciado Vinculante 13”[7].

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Entretanto, a análise de decisões do STF demonstra que, apesar de ter editado a súmula vinculante que continua em vigência, existe uma divergência no entendimento dos ministros sobre o seu alcance e interpretação. Apesar de a maioria adotar o mesmo entendimento de Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, nas decisões proferidas pelo Ministro Marco Aurélio vê-se o entendimento oposto, que a indicação para cargos políticos deve observar o conteúdo da referida súmula.

Em ação civil pública com pedido de medida cautelar ele afirmou, em fevereiro de 2017, que “ao indicar parente em linha reta para desempenhar a mencionada função, a autoridade reclamada, mediante ato administrativo, acabou por desrespeitar o preceito revelado no verbete vinculante nº 13 da Súmula do Supremo”[8]. Essa decisão causou estranheza ao adotar um entendimento totalmente contrário aos entendimentos exarados anteriormente.

Recentemente, em julgamento datado de 08/08/2019[9], mais uma vez, o Ministro Marco Aurélio proferiu entendimento afirmando que a prática do nepotismo alcança a nomeação para cargos políticos, devendo essa prática, portanto, ser banida do ordenamento jurídico brasileiro.

Assim, ao examinar as decisões do STF não é possível compreender qual o entendimento da Corte sobre a matéria, face à divergência de interpretação que tem sido adotada pelos ministros do tribunal. É nítido que posicionamentos conflitantes no lugar da uniformização da jurisprudência gera muita insegurança, além da descrença do jurisdicionado nas decisões do tribunal.

Considerações finais:

Essa situação é extremamente delicada, por causa da insegurança jurídica que ela proporciona. É preciso que a Corte tenha um posicionamento único para aplicar em todos os casos que lhe forem apresentados. Nesse aspecto, parece que o STF está a um passo de decidir, definitivamente, essa questão tendo em vista que no ano de 2018 foi reconhecida, por unanimidade, a repercussão geral em um processo que versa sobre essa temática, em deliberação na apreciação de um Recurso Extraordinário.

Ao se pronunciar pelo reconhecimento da repercussão geral, o ministro Luiz Fux destacou a relevância social e jurídica da matéria, uma vez que essa indefinição tem sido motivo de grande insegurança jurídica, pois “tanto o administrado quanto o poder público desconhecem a real legitimidade de diversas nomeações a cargos públicos até que haja um pronunciamento definitivo do poder judiciário”.

Portanto, a uniformização do entendimento da Corte sobre essa questão é necessária e urgente, pois essa indefinição gera desconfiança e descrença na justiça.

Referências:

BARROSO, Luís Roberto. Contramajoritário, representativo e iluminista: o Supremo, seus papéis e seus críticos. Disponível em http://www.osconstitucionalistas.com.br. Acesso em 15 de abril de 2019.

____________ . Constituição, democracia e supremacia judicial: direito e política no Brasil contemporâneo. 2017.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. 10 ed. Brasília: UnB, 1997.

CAPPELLETTI, Mauro. Juízes legisladores? Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor.1993.

DE PLÁCIDO E SILVA. Vocabulário Jurídico. São Paulo: Gen / Forense, 29ª. Edição. 2012.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 25 ed. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 943.

 

 


[1] DE PLÁCIDO E SILVA. Vocabulário Jurídico. São Paulo: Gen / Forense, 29ª. Edição. 2012, p. 951.

[2] BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. 10ª edição. Brasília: UnB, 1997, p. 292.

[3] MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 25 ed. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 943.

[4] Conselho Nacional de Justiça (Brasil). O que é nepotismo? In: CONSELHO Nacional de Justiça. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/component/content/article?id=13253:o-que-e-nepotismo. Acesso em 09 jun 2019.

[5] Texto da súmula vinculante nº 13: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal. 

[6] Confira o inteiro teor em http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=223695712&ext=.pdf.

[7] Julgamento na íntegra em:  http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15340932849&ext=.pdf

[8] Confira a decisão em: http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=311193786&ext=.pdf

[9] Decisão na íntegra em: http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15340796115&ext=.pdf

Sobre a autora
Claudia de Oliveira Fonseca

Mestra em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professora universitária.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos