Você acompanha a transformação digital no seu setor?

25/09/2019 às 09:26
Leia nesta página:

Setores que antes não eram imunes ao avanço tecnológico foram 'engolidos' pela evolução

A transformação digital acontece diante de nossos olhos, ela muda a forma como as empresas se relacionam e como o público também interage entre si e com as corporações. Em todos os setores da economia ela já chegou e quem não se adaptar será lembrado nas páginas da história.

Voltando no tempo, menos de 10 anos atrás, era comum algumas empresas iniciarem suas atuações nas redes sociais, enquanto que poucos empresários diziam que não precisavam entrar no mundo digital, isso não era para o negócio deles.

Os celulares inteligentes chegaram, as pessoas abandonaram o velho SMS, os e-mails já não fazem mais o mesmo efeito de outrora e relação entre consumidor e empresa ficou muito mais próxima com o avanço dos aplicativos e também o atendimento por meio de serviços como Messenger ou WhatsApp.

As operadoras de telefonia lamentam muito o fluxo de caixa que perderam com a queda de ligações e uso de mensagens de texto ….

É bem aquele papo que todo empreendedor digital costuma contar, quem não evolui dá espaço para que outras empresas levem os seus clientes.

Você já parou para avaliar como é a sua relação com seu consumidor? Sua empresa ou escritório ainda fica presa aos procedimentos impressos e físicos? Bem, está na hora de mudar isso!

Apenas para pontuar:

  • a transformação digital passou pelas contabilidades e hoje existem sistemas digitais para facilitar a vida dos profissionais da área

  • a transformação digital chegou aos motoristas particulares, com GPS substituindo os antigos mapas físicos

  • a transformação digital chegou aos taxistas e motoristas particulares e mudou a relação deles com os consumidores

  • a transformação digital chegou aos bancos e o cliente não precisa mais se deslocar para fazer uma série de ações

  • a transformação digital chegou ao atendimento a cliente com os chatbots e está mudando a forma de interação empresa x consumidor, com um serviço de qualidade 24h por dia

Todas essas ações se intensificaram nos últimos 10 anos, parece muito, mas ao observar a linha da história, você verá que é uma fração de tempo muito curta.

Meu conselho é para você parar a sua equipe e avaliar, dentro da sua empresa, como é o relacionamento com fornecedores, parceiros e clientes. Observe quais são as ferramentas usadas e o que existe de mais moderno atualmente e que pode melhorar cada ação.

Análise também como está as ações de marketing digital da sua empresa, vocês estão explorando os melhores canais? Redes sociais, push, e-mail, blog, etc.

Faça essa avaliação a cada seis meses e você verá que a sua empresa estará sempre atenta ao mercado. Não deixe o progresso tecnológico atrapalhar a evolução dos seus negócios!

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos