Do exercício da advocacia: a atuação do advogado , suas garantias, direitos, deveres e órgãos

29/09/2019 às 11:17
Leia nesta página:

O trabalho em questão busca abordar brevemente sobre o exercício da advocacia, assim como quanto a figura do advogado e seus direito e deveres.

O advogado, um jurista, constitui um dos vários prenomes imputados a aqueles que estão ingressados no ramo das ciências jurídicas, este, portanto, está incluso como parte ativa no corpo social e possui a função de zelar pela aplicação e pelo acesso da população a uma ordem jurídica justa.

A constituição de 1988 prescreve e determina em sua estrutura normativa, a importância da advocacia no âmbito social, estabelecendo assim no título IV (organização dos poderes), capitulo IV, como uma das utilidades indispensáveis à justiça. Define então na secção III denominada “ Da advocacia e da Defensoria Pública” em seu art. 133 que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

O profissional da advocacia, o advogado, é aquele inscrito na ordem dos advogados do Brasil, sendo definido como o profissional que está legalmente autorizado e apto a desenvolver a representação e orientação de seus clientes, defendo assim aos seus interesses em juízo ou não. Dentre as funções reservadas a advocacia encontraremos no estatuto da OAB: a postulação a órgão do poder judiciário e aos juizados especiais, além das atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

A advocacia pode se bipartir quanto a sua atividade, sendo assim em primeiro a judicial que lidara com a área contenciosa, salvo a jurisdição voluntaria, enquanto a segunda, extrajudicial que lidara com um exercício de caráter preventivo. O jurista, portanto, atuara em benefício de seus clientes, agindo com legitima parcialidade e o encontro destas parcialidades opostas estabelece a razão de equilíbrio e instrumento da imparcialidade do juiz.

Defensoria pública

Foi estabelecida através do art 134 da CF, visando a tutelar pelo amparo judicial aos necessitados que é assegurada pelo art 5, inc LXXIV da CF “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos; ”, vale ressaltar que esta assistência incluir ao patrocínio e a orientação em sede extrajudicial.

Devido a sua importância, as defensorias públicas, estão presentes no dispositivo constitucional, sendo, portanto, colocadas ao lado do Ministério Público e da Advocacia geral da União e consideradas essências e devem estar presentes em todos os juízos e tribunais do pais.

           Natureza jurídica da advocacia

A advocacia para o direito positivo brasileiro é considerado um ministério privado e indispensável serviço público que versara sobre o exercício privado de uma função de caráter público e social. Desse modo o advogado versara em juízo ou não, provando assim, aos poderes e executara-lo independente destes no processo de habeas corpus, que pode ser impetrado legitimamente por todos quando tratando-se de situações de emergência ou em casos de assistência jurídica pois, quem arcara com os ônus do necessitado será a defensoria pública.

Nos demais casos quando a indicação recair diretamente sobre o advogado este necessitara de um mandato de ad judicia que lhe dará direito a executar a todos os atos judiciais, independente do foro, juízo ou instancia ou justiça, salvo citar, reconhecer, confessar a origem do pedido ou intervir no direito no qual se baseara o pedido, assim como dar ou receber quitação e fechar acordo. Ressalta-se ainda que o advogado que optar pela abdicação do mandato, representara ainda por 10 dias ao cliente, salvo se este for comutado antes do encerramento do período.

Abrangência da atividade de advocacia e honorários

A advocacia é exercida de acordo com o regime imposto em lei, através do Estatuto da Advocacia que abrangera aos profissionais liberais, aos advogados públicos, definidos pelo art 3. Versara ainda a respeito do advogado empregado, cientificando que tal relação trabalhista não limitara a isenção técnica, muito menos a sua independência profissional, não sendo este obrigado a realizar serviços de interesse particular do empregador fora de sua relação de emprego.

Desse modo, se é estabelecida em prol do empregado que o exercício da profissão será realizado em duração máximo de 4 horas diárias, 20 horas semanais e em relação ao salário mínimo será definido em sentença normativa. Quanto aos honorários advocatícios serão regulados de acordo com o art 22 a 26 do Estatuto da Advocacia, assegurando-os aos honorários convencionais, aos de sucumbência ou aqueles fixados por arbitragem judicial.

Deveres e direitos dos Advogados

Os direitos e deveres dos advogados foi estipulado pela antigo Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, que fora substituído pela nova ordem vigente, o qual sistematizou -lhes, destinando-lhe o capítulo II do Título I “aos direitos do advogado” art 6 e 7 e os deveres foram implementados no Capitulo VIII, denominado Da Ética do Advogado.

Deveres do Advogados:

Art. 31. O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia.
§ 1º O advogado, no exercício da profissão, deve manter independência em qualquer circunstância.
§ 2º Nenhum receio de desagradar a magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade, deve deter o advogado no exercício da profissão.

Art. 32. O advogado é responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa.
Parágrafo único. Em caso de lide temerária, o advogado será solidariamente responsável com seu cliente, desde que coligado com este para lesar a parte contrária, o que será apurado em ação própria.
 

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Art. 33. O advogado obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no Código de Ética e Disciplina.
Parágrafo único. O Código de Ética e Disciplina regula os deveres do advogado para com a comunidade, o cliente, o outro profissional e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocínio, o dever de assistência jurídica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares.

Direitos dos advogados (art. 6º e 7º)

Podemos ressaltar dentre destes os seguintes direitos:

Art. 7º São direitos do advogado:

I - Exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional;

II - Ter respeitada, em nome da liberdade de defesa e do sigilo profissional, a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, de seus arquivos e dados, de sua correspondência e de suas comunicações, inclusive telefônicas ou afins, salvo caso de busca ou apreensão determinada por magistrado e acompanhada de representante da OAB;

II - A inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia; (Redação dada pela Lei nº 11.767, de 2008)

III - comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis;

IV - Ter a presença de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exercício da advocacia, para lavratura do auto respectivo, sob pena de nulidade e, nos demais casos, a comunicação expressa à seccional da OAB;

V - Não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, assim reconhecidas pela OAB, e, na sua falta, em prisão domiciliar; (Vide ADIN 1.127-8)

§ 3º O advogado somente poderá ser preso em flagrante, por motivo de exercício da profissão, em caso de crime inafiançável, observado o disposto no inciso IV deste artigo.

Ordem dos Advogados do Brasil

A OAB foi criada através do art. 17 do dec.n.19.408 datada de 18 de novembro de 1930, sendo definida como um órgão que presta a serviços públicos e apresenta personalidade jurídica e forma federativa, tem como finalidades de acordo com o art. 44 do EA: I - defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;

II - Promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.

A ordem dos Advogados do Brasil delimita a atividade da advocacia para aqueles que estiverem inscritos ao seu sistema, apresentando então a um panorama para advogados e estagiários. Para inscrever -se em algum destes panoramas, devem ser respeitados a determinados requisitos, sendo estes: a.) capacidade civil; b.) título de eleitor e quitação com o serviço militar, se brasileiro; c.). Não exercer atividade incompatível com a advocacia; d.) idoneidade moral; e.) prestar compromisso perante o conselho.

Exame da ordem e estágio

Determinados sistemas possuem como finalidade aferir e selecionar aos membros que integraram a OAB e poderão exercer a atividade da advocacia. Desse modo, a aferição da capacidade profissional do Bacharel será realizada a partir do Exame da Ordem, que compreende prova escrita e oral. Já para estagiário tal avaliação será efetivada através da admissão em estágio profissional para a advocacia. Vale ressaltar que serão liberados do Exame da ordem aqueles que pertencerem a classe de ex membros da magistratura ou do ministério público.

Referências

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 20. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2007.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos