Convocação de Assembleia Geral Ordinária

04/10/2019 às 13:09
Leia nesta página:

Procedimentos para convocação de Assembleia Geral Ordinária

A Assembleia Geral Ordinária tem por objetivo tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos, como também eleger os administradores e os membros do Conselho Fiscal, quando for o caso.

Deverá ser realizada, anualmente, dentro dos 4 primeiros meses seguintes ao término do exercício social da companhia. (Ex.: exercício social encerrado em 31.12.2017, a AGO deverá ser realizada até o dia 30.04.2018).

Até 1 mês antes da data marcada para a realização da AGO, os administradores devem comunicar, por meio de anúncios publicados na forma prevista para a convocação, que se encontram à disposição dos acionistas os relatórios da administração sobre os negócios sociais e os principais fatos administrativos do exercício findo, cópias das demonstrações financeiras, parecer dos auditores independentes e do conselho fiscal, e demais documentos pertinentes a assuntos incluídos na ordem do dia.

A convocação para a AGO compete ao Conselho de Administração ou aos diretores, que deverá ser feita por meio de anúncio publicado 3 vezes (publicação na imprensa oficial e em outro jornal), que conterá, além do local, da data e do horário da assembleia, a ordem do dia, especificando todas as matérias a serem deliberadas e, no caso de reforma do estatuto, a indicação da matéria.

Os prazos para a convocação deverão ser realizados com 8 dias de antecedência na companhia fechada, e de 15 dias na companhia aberta. As publicações deverão ser feitas no órgão oficial da União, do Estado ou do Distrito Federal e serão arquivadas no Registro do Comércio. A prova da publicidade de atos societários será feita mediante anotação nos registros da Junta Comercial.

Sobre a autora
Andressa Rodrigues

21 anos, estudante de direito, atualmente no 8º semestre. Estagiária desde o 1º semestre, com o objetivo de ter uma vasta experiência em todas as áreas do Direito. Assistente jurídico na IR Advogados, com experiência nas áreas de direito Empresarial, Contratual, Societário, Trabalhista e Consumidor

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos