Restituição de ICMS na Conta de Energia

09/10/2019 às 18:44
Leia nesta página:

O ICMS deve incidir apenas sobre o que realmente caracteriza a base de cálculo de imposto, mas as concessionárias de energia de todo o país adotam uma base de cálculo diferenciada e inconstitucional.

O Brasil possui alta carga tributária e até serviços essenciais como fornecimento de energia elétrica está envolvido em alta tributação. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) está incluso no valor final da conta de luz, mas não deveria ser cobrado como é feito atualmente.

A energia elétrica é considerada um produto e sua disponibilização constitui fato gerador para incidência de ICMS, deste modo sua cobrança seria cabível se fosse observado apenas sobre o consumo de energia elétrica do usuário do serviço para servir de base de cálculo.

No entanto, o referido imposto é cobrado, também, sobre a TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão) e TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição).

O que ocorre, portanto, é a tributação que tem por base de cálculo essas tarifas, além da energia transmitida, mas elas não constituem fatos geradores passíveis de incidência do ICMS. Isso significa que o usuário de energia elétrica tem o direito de requerer esse valor pago indevidamente dos últimos cinco anos. As concessionárias de energia elétrica cobram, mas repassam o tributo ao estado e, por isso, o direito de pleitear é diretamente em face da esfera estadual de arrecadação fiscal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) entende não se tratar de matéria constitucional, o que ficou a cargo do Superior Tribunal de justiça (STJ) decidir e este Tribunal optou por suspender todas as ações desse mérito até futuro pronunciamento.

Muito se ouve falar desse direito e alguns profissionais jurídicos recomendam não ser o melhor momento para ajuizar esse tipo de ação porque ficará suspensa, possivelmente, por anos. No entanto, a prescrição no Direito Tributário ocorre em 5 anos e o ajuizamento de uma ação o quanto antes permite a maior devolução de tributos pagos indevidamente.

Por exemplo: no ano de 2019 é possível ajuizar uma ação dessa natureza com a finalidade de pleitear os valores pagos indevidamente a partir de 2014 (cinco anos antes) e ainda que a repercussão seja julgada pelo STJ em 2025, todos os valores pleiteados a partir do ajuizamento da ação poderão ser devolvidos se o Tribunal Superior decidir conforme a Constituição Federal. No entanto, no mesmo exemplo, se o contribuinte opta por esperar o julgamento da matéria, apenas os 5 anos anteriores poderiam ser pleiteados.

Ajuizar esse tipo de ação o quanto antes é uma estratégia processual que exige conhecimento e prática tributária. No STJ a jurisprudência ainda é muito conflitante, mas se acredita que a decisão será em prol do contribuinte por ser o único caminho que, de fato, alcançaria justiça tributária. O Ministério Público Federal já se manifestou a respeito e concorda que os fatos geradores do ICMS devem ser aplicados à circulação de mercadorias (energia elétrica nesse caso) e não às taxas que a acompanham.

O valor a ser restituído acompanha o consumo do contribuinte, uma vez que será proporcional ao que foi pago. Ou seja, quanto maior o consumo, maior o valor a receber. Isso vale para pessoas físicas ou jurídicas, quem paga contas de energia tem valores a receber! Em caso de dúvidas, procure um profissional especializado porque a estratégia processual é ignorada por muitos advogados, mas importante para contabilizar uma maior quantia a ser devolvida.

Sobre a autora
Clarissa Fernanda Rodrigues

Advogada sócia em PRX Advogados. https://www.prxadvogados.com.br/ Pós graduanda em Direito Tributário. Pós-graduação em Direito Público. Membro das Comissões de Assuntos Tributários e de Contratos e Responsabilidade Civil da OAB/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos