Roubo e Arma de Fantasia

21/10/2019 às 16:30
Leia nesta página:

I –       Já ninguém se resigna ao fenômeno da criminalidade violenta, que sobressalta o homem em todos os pontos do globo.

Daqui por que a sociedade contemporânea, em reação típica de legítima defesa, acertou de propugnar a adoção de medidas que sirvam, se não a extirpar-lhe as causas, ao menos a reduzi-las, e com elas os seus funestos efeitos.

Dentre essas providências, conta-se a que ultimamente duas das mais respeitadas e conhecidas instituições do País — Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, e Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo — preconizaram: o desarmamento da população.

Trata-se, em verdade, de iniciativa da primeira importância na campanha pela diminuição do alto índice da delinquência urbana.

Depois da educação (visto que só o indivíduo que se adiantou na meta do saber e da cultura exemplar dos valores éticos é capaz de solucionar seus conflitos segundo os princípios do Direito e da Moral), o fator que mais poderá concorrer para obstar à prática dos crimes violentos contra a pessoa e seu patrimônio ficamos que será a proibição do uso, pelo comum do povo, das armas ofensivas.

Sabe-se que ninguém traz arma consigo, que a não queira usar um dia, o qual, uma vez chegando (Deus não o permita!), fará de seu portador homicida ou vítima. No primeiro caso, armado (e a arma dá coragem até ao pusilânime), não hesitará em resolver, na fumaça da pólvora, suas pendengas; no segundo, desde que seu desafeto o perceba na posse de alguma arma, nisto mesmo achará pretexto de redobrada violência.

São poucos os que se jactam de lhes ter valido a arma em conjuntura difícil; os mais que a ela recorreram em tais ocasiões, esses dirão (dado que ainda possam fazê-lo) que trazer arma consigo não vale os riscos que isto representa.

Reza, deveras, frase da campanha de desarmamento que, de 16 pessoas que tenham reagido com arma de fogo a roubo, 15 levarama pior! A eloquência do número escusa-nos ao esforço dialético de ampliar a argumentação.

A lei que dispôs sobre a criminalização do porte de arma([1]), passa por uma das mais felizes, urgentes e sábias contribuições à cruzada contra a torrente dos delitos atrozes, de incidência diária em todos os núcleos populacionais.

II –      A restrição do curso das armas assenta em razões de grosso calibre, entre as quais esta: “O porte de arma é, sempre, potencialmente perigoso”([2]), pois serve de incitamento ao crime, sobretudo os de sangue.

Onde, porém, as armas brancas e de fogo têm (ainda mal!) extraordinário emprego, é na perpetração do roubo, crime de suma vileza, que o Código Penal define pela subtração de coisa alheia móvel mediante grave ameaça ou violência a pessoa. É, das modalidades delituosas, a que mais intranquiliza e mete em desespero os habitantes das metrópoles.

Este, o motivo de o legislador haver reservado a seus autores castigos severíssimos. Se qualificado pelo emprego de arma, a pena mínima cominada ao roubo são 5 anos e 4 meses de reclusão, para cumprimento em regime fechado.

E, a despeito do ceticismo de varões de claro entendimento quanto à eficácia pedagógica da pena de prisão([3]), ainda se não descobriu outra forma que a sobrepuje na cautela da sociedade contra as arremetidas dos que lhe infringiram as regras da convivência.

III –     A alguém poderá parecer que não qualifica o roubo o emprego de arma de fantasia (ou de brinquedo), pois lhe falta a capacidade nocente ou vulnerante.

A objeção, com efeito, impressiona. É que a lei se refere a arma, não se considerando como tal a de fantasia; pelo que, se a violência ou grave ameaça foi exercida com arma de fantasia, entende-se que não houve emprego de arma, e pois não tem lugar o aumento de pena a ela devido.

O tema, assim na Doutrina como na Jurisprudência, é ainda hoje ponto de incidência de renhidas controvérsias. Damásio E. de Jesus, penalista exímio, discorre, ao propósito, deste feitio:

“Cremos que o emprego de arma de brinquedo não agrava a pena do crime de roubo, respondendo o sujeito pelo tipo simples. Isso decorre do sistema da tipicidade. O Código Penal somente agrava a pena do delito quando o sujeito emprega arma. Revólver de brinquedo não é arma. Logo, o fato é atípico, diante da circunstância. Caso contrário, por coerência lógica, o porte de revólver de brinquedo constituiria a contravenção do art. 19 da LCP (porte ilegal de arma)” (Código Penal Anotado, 5a. ed., p. 503).

E ninguém dirá não tenha ele voz no capítulo!

O Colendo Superior Tribunal de Justiça, no entanto, professava orientação diversa, consubstanciada na Súmula nº 174 de sua jurisprudência: “No crime de roubo, a intimidação feita com arma de brinquedo autoriza o aumento da pena”([4]).

Esta, igualmente, era a jurisprudência predominante no Egrégio Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo:

“Configura a qualificadora do art. 157, § 2º, nº I, do CP o uso de arma que, apesar de brinquedo, é apta a incutir na vítima intimidação e desestímulo a qualquer reação defensiva” (Revista de Julgados e Doutrina do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, vol. VII,p. 154; rel. Mafra Carbonieri).

Tal entendimento, que se vai cristalizando, tem-se interpretado como resposta eficaz e extrema da Justiça Criminal aos autores de crimes violentos. Para grandes males grandes remédios!

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Notas

([1])       Em vigor o novo diploma legislativo e abolido o porte regular, o ato de trazer alguém arma consigo — salvo as exceções que prevê — constitui figura criminosa típica; seu infrator sujeita-se às penas da Lei nº 10.826/03 (Lei das Armas de Fogo).

([2])       José Duarte, Comentários à Lei das Contravenções Penais, 1944,p. 294.

([3])       “Se a experiência mostrou que elas (as prisões) não ressocializam ninguém, ao contrário, corrompem, aviltam, degradam, embrutecem, por que mantê-las?” (Evandro Lins e Silva, Arca de Guardados, 1995,p. 62).

([4])       De presente, no entanto, com a revogação da referida súmula,já não pode prevalecer esse entendimento. O emprego de simulacro de arma de fogo, se idôneo para caracterizar a ameaça à vítima de roubo, por infundir-lhe temor, não o é contudo para autorizar o agravamento da pena. Em verdade, ao julgar o Recurso Especial nº 213.054-SP, na sessão de 24.10.2001, a Terceira Seção do Colendo Superior Tribunal de Justiça deliberou o cancelamento da Súmula nº 174 (DJU 7.11.2001). Inteligência diversa do texto legal implicaria considerável prejuízo para os interesses do réu, pois o obrigaria a recorrer ao Colendo Superior Tribunal de Justiça para alcançar o que lhe recusaram outros Juízos ou Tribunais!

Sobre o autor
Carlos Biasotti

Desembargador aposentado do TJSP e ex-presidente da Acrimesp

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos