Transação Penal

21/10/2019 às 16:30
Leia nesta página:

I –       Foi sempre o acaso matéria de muita angústia e tortura para os homens, tendo não poucos afirmado preferir o inferno definitivo à dúvida provisória. É de espíritos avisados, com efeito, acautelar-se contra as contingências humanas; donde o haver a sabedoria das nações batido na forja de seus anexins este, que é a quinta-essência do bom-senso vulgar: Nunca deixar o certo pelo duvidoso.

Ainda que a fortuna ajude os audaciosos, como cantou O Cisne de Mântua([1]), contudo a maioria prefere, quando lhe toca a vez, eleger a alternativa que não lhe pareça temerária nem por demais gravosa; se, com as mãos, tenta alcançar as estrelas do céu, olha sempre lhe não venha a faltar a terra debaixo dos pés. E arremata com resignação: O ótimo é inimigo do bom!

Sendo muito vária a sorte nos sucessos humanos, nunca o é mais, porém, que nos negócios jurídicos. Tão incertas e imprevisíveis se mostram, deveras, as soluções dos pleitos judiciais, que apenasos insensatos lhes aventuram prognósticos; os prudentes, esses aguardam o trânsito em julgado da sentença, uma vez que até aí ninguém tem razão.

Isto parece compreende bem a voz pública, em todos os pontos do globo, ao declamar o prolóquio (na verdade, turpilóquio): “De cabeça de juiz, (omissis)… nunca se sabe o que vem”. É que “a sentença faz do branco preto, e do quadrado redondo”([2]).

Daqui por que os próprios órgãos do Poder Judiciário são os que encarecem aos litigantes a conveniência da conciliação([3]), firmes em que, nas mais das vezes, é melhor um mau acordo que uma boa demanda([4]).

II –      Do mesmo passo que em outros ramos do Direito, agora também na esfera penal, com o advento da Lei nº 9.099, de 26.9.95 (que dispôs sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais), é possível, em certos casos, a realização de acordo. As hipóteses em que se permite ele são “as infrações penais de menor potencial ofensivo” (art. 60), isto é, “as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máximanão superior a um ano” (art. 61). Porém, consequência do princípio da retroatividade da lei nova mais favorável, tais efeitos poderãooperar-se até em casos de réus condenados por “crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano” (art. 89), suspendendo-se condicionalmente o processo.

Mediante a composição dos danos civis, poderá portanto o autor da infração (primário e de bons antecedentes) obter pronunciamento judicial, em que lhe seja infligida pena restritivade direitos (cf. art. 43 do Código Penal: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos e limitação de fim de semana) ou multa.

A Lei dos Juizados Especiais Criminais atendeu, sem contradita possível, a notáveis e antigas aspirações da sociedade, porque: imprimiu rapidez à solução dos conflitos penais([5]), estimulou a reparação dos danos causados à vítima, beneficiou o delinquente primário (seja subtraindo-o logo ao tormento do processo-crime,seja evitando-lhe o estrépito e o prejuízo que a menção de fato desabonador, em sua folha de antecedentes, de ordinário acarreta), reduziu o número espantoso de feitos, originados de questões de bagatela que assoberbam e empecem o Judiciário, etc.

Prevenindo a objeção do inteligente leitor, de que a aceitação do acordo pelo autor do fato equivale a confissão e, pois, contrasta com o dogma constitucional da presunção de inocência, que domina o processo penal, diremos que:

a)   é direito do autor da infração penal recusar a proposta (de aplicação imediata de pena não privativa de liberdade); como se trata de acordo, imprescindível é seu consentimento, para que se aperfeiçoe;

b)   desde que o aceite, porém (porque diz com o seu interesse), que muito se isto importe confissão? De feito, que coisa é preferível: aceitar o infrator o acordo, e receber sanção, que todavia não constará de assentamentos criminais nem induzirá reincidência (art. 76, § 4º), ou enjeitá-lo, por amor só da intangibilidade do princípio da presunção do estado de inocência, e vir a ser, ao cabo, condenado, e sobre isso ter o nome lançado no rol dos convictos, não só para seu desdouro, senão ainda para caracterização de futura reincidência?!

Não se há mister da sabedoria de Salomão, para desatar, sem erro, a melhor ponta do dilema!

III –     O acordo, ora instituído no âmbito da Justiça Criminal, conforma-se com a velha parêmia de que, em certos casos, mais conveniente é transigir que contender.

Aqueles que já se desempenharam de defesas na barra do Júri, esses conhecem que também aí se concertam transações, bem que muito à puridade e discretamente.

E se, a mais de um respeito, esta prática mereceu a eminentes varões críticas aceradas([6]), formam por igual legião os que a têm por beneficente, não só tolerável.

Aos delitos da competência do Tribunal Popular a lei cominou penas geralmente extremadas. Figure-se a hipótese, muito comum, de réu que responde a processo por homicídio simples: poderá ser absolvido, é claro; mas poderá também ser condenado (e a pena igual ou superior a seis anos, se o for nos termos da decisão de pronúncia), para cumprimento em regime fechado. Em tal caso, não nos parece repugne à dignidade de seus nobres ofícios, nem lhes contrarie os padrões éticos, isso de o promotor de justiça e o advogado optarem por uma solução intermediária, ou de equidade, exortando os jurados a reconhecer, v. g., que o réu cometeu homicídio privilegiado.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A sociedade será desagravada, com a condenação do réu a certa pena; o promotor de justiça haver-se-á desincumbido retamente de seu múnus, ao pleitear a condenação do homicida a uma pena que lhe não retire a esperança de emenda e de recuperação; o advogado, este não terá pouco de que se ufanar: afinal, poupou o cliente à desgraça do cárcere, a “casa dos mortos”, como lhe chamou um alto espírito([7]).

Em suma: a Lei nº 9.099, de 26.9.95, ainda que se reputem verdadeiras (o que admitimos, sem contudo conceder) as críticasque alguns lhe têm disparado, representa edificante esforço de aperfeiçoamento da Justiça Criminal.

E isto já a faz respeitável; os seus autores, dignos de louvor e reconhecimento.


Notas

([1])        “Audentes fortuna juvat” (Eneida, liv. X, v. 284).

([2])        Cf. Arthur Rezende, Frases e Curiosidades Latinas, 1955, p. 721: “Sententia facit de albo nigrum, de quadro rotundum”.

([3])        Compete ao juiz “tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes” (art. 125, nº IV, do Cód. Proc. Civil).

([4])        Formas variantes do adágio: Mais vale má avença que boa sentença; mais vale um pássaro na mão que dois voando; mais vale um tico-tico no prato que um jacu no mato; quem tudo quer, tudo perde, etc.

([5])        Já em 1921, abrasado em zelo apostólico, Rui verberava a lentidão da Justiça com estas formais palavras: “Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta” (Oração aos Moços, 1a. ed., p. 42).

([6])        É do número dos que não estão pelo acordo no Júri o insigne Magistrado Aben-Athar de Paiva Coutinho. Ao aviso de Sua Excelência, a barganha, “embora implique em pena mais branda para o réu, não possibilita o exercício de defesa plena que poderia vir a beneficiá-lo” (cf. Edição Policial, abril/1991).

([7])        Eliézer Rosa, Romeiro Neto, O Último Romântico da Advocacia Criminal, 4a. ed., p. 23.

Sobre o autor
Carlos Biasotti

Desembargador aposentado do TJSP e ex-presidente da Acrimesp

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos